Buscar

Causas da erosão da biodiversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina Conservação da Biodiversidade – 2021/2 ENPE
Causas da erosão da biodiversidade: superexploração, uso de agrotóxicos, introdução de espécies exóticas e desertificação.
Por que a superexploração de recursos causa a redução da biodiversidade e a extinção de espécies? 
R: A superexploração causa redução da biodiversidade quando a taxa de colheita de qualquer população determinada excede sua taxa de reposição natural. Organismos de vida longa e de crescimento lento são mais vulneráveis, especialmente se essas características são combinadas com baixas taxas de dispersão, inibindo a difusão da população e podendo levar à extinção da espécie. Assim, espécies são frequentemente ameaçadas exploração excessiva em muitos ecossistemas terrestres, como exploração madeireira insustentável em regiões de florestas tropicais.
Descreva brevemente como a utilização de agrotóxicos nas lavouras pode causar a perda de elementos da biodiversidade e a extinção de algumas espécies.
R: O solo apresenta grande capacidade de reter contaminantes, e com o tempo, o uso de agrotóxicos fragilizam e reduzem a sua fertilidade, pela morte de microrganismos que ali vivem. Além disso, muito dos agrotóxicos podem ser dispersos pelo vento ou por contato (direto ou indireto), gerando um acúmulo entre as cadeias tróficas ou até mesmo causando a morte de diversas espécies.
Qual a relação entre a introdução de espécies exóticas num ambiente e a redução da biodiversidade ou mesmo a extinção de espécies?
R: Uma espécie invasora é aquela que chega em um habitat não ocupado anteriormente, estabelecendo uma população e se espalhando de forma autônoma. Assim, essas espécies invasoras modificam ecossistemas inteiros com originalmente espécies residentes e também competir, predar fortemente outras espécies, reproduzir-se exageradamente e até mesmo provocar doenças. 
Descreva como se dá o processo de desertificação e de que forma esse processo pode levar algumas espécies à extinção.
R: O processo de desertificação pode resultar de mudanças climáticas determinadas por causas naturais ou pela pressão de atividades humanas sobre o ecossistema frágeis. Ocorre a redução da vegetação nativa local, seja por meio de desmatamentos, queimadas e outras atividades levando resulta na perda da qualidade desse ecossistema, uma vez que a ausência da vegetação facilita processos de erosão e lixiviação, entre outros.

Continue navegando