Buscar

ESO - Atividade 14 - 9 3 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Departamento de Administração
	Curso: Administração Semestre: 2021/2
Disciplina: Estratégia Organizacional – Turma C
Professor: Carlos André de Melo Alves 
Aluno: Ana Beatriz dos Santos Guedes - Matr: 200013823
Aluno: ________________________________________________________________Matr: ________________
	Atividade 14 – Postagem da resposta exclusiva pelo Aprender 3 até 16.3.2022 às 18h 50min. A atividade tem duas partes, descritas na sequência. A atividade vale frequência para a aula de 9.3.2022 e vale nota. A atividade pode ser feita em dupla, sendo nesse caso necessário que cada membro da dupla faça a postagem da resposta da atividade no Aprender 3.
	Parte 1 (5,0): Com base na ‘Nota de Aula 8 – Complemento’ e nas principais referências da nota de aula, responder as questões 1 a 5 abaixo descritas (máximo 5 linhas cada resposta).
	1. Um consultor informou que o aprofundamento da abordagem do papel dos conselhos no desempenho das organizações é foco de grande parte dos estudos empíricos sobre governança corporativa. Concorda com esse consultor? Explique. 
	2. Um analista informou que o estudo do processo de tomada de decisão atribui aos conselhos o papel principal de iniciação e de implementação das estratégias. Concorda com esse analista? Justifique sua resposta.
	3. Um consultor informou que a política de remuneração dos gestores é um exemplo de mecanismo interno de governança corporativa e que nunca incentiva desvio de conduta. Concorda com esse consultor? Comente. 
	4. Um empresário informou que a proteção de acionistas minoritários não é uma questão relevante no estudo da governança de empresas sediadas no Brasil. Concorda com esse empresário? Explique.
	5. Os princípios da OCDE e as recomendações do IBGC são de adesão mandatória. Concorda com tal afirmação? Comente.
	Parte 2. (5,0) Elaborar resumo de 1 página sobre o seguinte texto: 
“MENEZES, F. L.; ALVES, C. A. M. Governança Corporativa em Empresas de Transporte Aéreo: uma análise baseada em recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. In: Tópicos em Administração – Volume 21/ Organização Editora Poisson – Belo Horizonte - MG: Poisson, 2019, p. 113-122. Disponível em: https://poisson.com.br/2018/produto/topicos-em-administracao-volume-21/, acesso em 2.10.2019.” 
Obs: Resumo deve conter objetivo geral, breve citação do referencial teórico, metodologia empregada e principais resultados obtidos. Regras de formatação do resumo: fonte Arial tamanho 10, espaçamento simples, justificado.
	
Espaço para Respostas – Questões 1 a 5
1. Concordo. O estudo sobre o papel dos conselhos no desempenho das organizações bem como sua composição, tamanho e independência é fundamental para a governança corporativa.
2. Discordo. Conforme Machado Filho (2006) e Becht et al. (2005), o conselho é responsável pela aprovação das iniciativas a serem implementadas e monitoramento da ação do gestor.
3. Discordo. Na prática, é possível esse processo remuneratório implicar desvios na conduta do gestor, que pode ficar propenso a manter o valor elevado das ações a qualquer custo.
4. Discordo. O conflito entre sócios majoritários e minoritários pode ser minimizado por meio de práticas e regulamentações da governança corporativa.
5. Discordo. Os princípios da OCDE e as recomendações do IBGC são de adesão voluntária.
	
Espaço para Respostas – Resumo
A atuação das empresas de transporte é importante para a logística pois são responsáveis pela movimentação de mercadorias e de pessoas em diversos países. A relação entre as empresas de transporte aéreo com suas partes interessadas contribui para a promoção de estudos sobre a governança corporativa dessas empresas. Diante desse contexto, o artigo tem por objetivo analisar as características de governança corporativa de empresas de transporte aéreo baseado nas recomendações da organização para cooperação e desenvolvimento econômico - OCDE. 
Esse estudo é de natureza descritiva e foi utilizado a abordagem qualitativa e quantitativa para chegar nos resultados. A amostra foi composta por 34 empresas selecionadas a partir do ranking World Airline Awards de 2017 da Skytrax. A coleta dos dados foi realizada entre julho e agosto de 2017 utilizando dados de estatutos, relatórios anuais, sendo estes os disponibilizados pelas empresas e os mais recentes, além dos relatórios de tráfego compreendendo o primeiro semestre de 2017. 
Para tratamento dos dados empregou-se a análise de conteúdo que é um conjunto de técnicas de análise das comunicações (BARDIN, 1997). Para viabilizar tal análise, empregaram-se 20 subcategorias associadas a 4 categorias baseadas nas recomendações da OCDE. A técnica de enumeração da análise de conteúdo foi a presença e ausência das subcategorias na documentação coletada de cada empresa da amostra. 
Além disso, utilizaram-se as análises com uso das estatísticas descritiva e inferencial não paramétrica, empregando-se testes Q de cochran e qui-quadrado. Após verificação de 680 subcategorias, constatou-se 66,91% das subcategorias presentes. A estatística inferencial permitiu constatar que esse percentual não foi distribuído uniformemente entre as categorias. 
Adicionalmente, as subcategorias associadas a cada categoria não apresentaram percentuais de divulgação uniformes, exceto aquelas associadas à categoria ‘outras informações’. Verificou-se pelos resultados que o percentual médio de presença das subcategorias usadas para caracterizar a governança corporativa das empresas de transporte aéreo foi de 66,91%. Os resultados demonstraram a existência de diferenças significativas entre as categorias, no nível de significância de 1%. 
A categoria 4 ‘Outras Informações’ obteve percentual de subcategorias presentes igual a 95,30%, e a categoria 2 ‘Relacionamento com Partes Interessadas’ obteve o percentual de subcategorias presentes igual a 39,41%. Adicionalmente, as subcategorias associadas a cada categoria não apresentaram percentuais de divulgação uniformes, exceto aquelas associadas à categoria ‘Outras Informações’, cujos percentuais de presença variaram de 94,14% a 100,00%. Pode-se destacar, ainda, que a subcategoria Scat 4.2 ‘Presença de auditoria interna’ obteve percentual de presença igual a 100,00% e a subcategoria Scat 3.1 ‘Mecanismos de compensação dos direitos de fornecedores’ apresentou percentual de presença igual a 2,94%.
Este estudo tratou de um tema relevante dada a importância das empresas de transporte aéreo no cenário logístico mundial, podendo auxiliar na busca de padrões mais elevados quanto à divulgação de características de governança corporativa. Além disso, proporcionou reflexões de gestores, acadêmicos, reguladores, acionistas entre outros interessados nas características de governança corporativa de empresas de transporte aéreo atuantes no Brasil e no exterior.

Continue navegando