Buscar

Avaliação de Pesquisa - derivados de petroleo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Derivados do Petróleo
Aluno (a): José Adelson Bezerra Júnior
Data: 29 / 07 / 2022
Atividade de Pesquisa 
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Com base no material de aula, embora se refira aos modelos antigos com carburador e ignição eletromecânica, que deixaram de ser produzidos, detalhe melhor o funcionamento do motor do tipo ciclo Otto.
Criado em 1876 pelo engenheiro alemão Nikolaus August Otto, o motor ciclo Otto possui alto rendimento energético, uma vez que aproveita a energia da queima do combustível nos cilindros. Para isso, esse motor funciona em quatro tempos, que acontecem de modo sucessivo, que são: admissão, compressão, expansão e exaustão.
2. Quais são as propriedades críticas para a produção de óleos bunker?
Óleo combustível bunker ou HFO: são comercializados em diversos tipos, classificados de acordo com a viscosidade que é definida para atender a cada necessidade dos motores. Sua formulação contém água, vanádio, sódio, alumínio e silício, resíduos de carbono e cinzas. Estes normalmente são utilizados nas grandes embarcações navais para geração de energia
Vários tipos de contaminantes são encontrados nos óleos combustíveis, ocasionando efeitos prejudiciais aos equipamentos, corrosão dos oleodutos, catalisadores e ao meio 7 ambiente. Dentre eles temos: enxofre(S), nitrogênio(N) vanádio(V), níquel(Ni), ferro(Fe),cobre(Cu), sódio(Na) (FARAH,2012). Para limitar e controlar os níveis destas impurezas, existem regulamentações da IMO (Organização Marítima Internacional), MARPOL IV que estabelecem regras para a prevenção da poluição causada por navios.
3. Esquematize as rotas de produção de óleos básicos lubrificantes e de parafinas.
A Figura abaixo mostra um esquema de refino voltado para produção de óleos básicos para lubrificantes e parafinas. Observa-se que neste esquema encontram-se apenas processos físicos (exceto o hidrotratamento), ou seja, não há uma mudança significativa nas substâncias químicas presentes na carga de petróleo. Isso leva a refinaria a ter que operar com uma faixa estreita de tipos de petróleos para produzir lubrificantes de qualidade. Os lubrificantes possuem um valor agregado bem maior se comparado com o valor dos combustíveis, mas por outro lado, o mercado é pequeno, cerca de 1%. 
Figura abaixo: Esquema de refino orientado para produção de lubrificantes e parafinas.
4. Analise a influência dos hidrocarbonetos nas características dos petróleos, abordando ainda a sua classificação. Indique as utilizações mais adequadas para dois tipos de petróleo, segundo a classificação de Tissot e Welte, explicando por que e as possíveis necessidades de processos para o seu refino.
São eles: destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica.
O refino do petróleo consiste, basicamente, na separação das suas moléculas através do aumento da temperatura a que é submetido. Esse processo elimina ou pelo menos diminui a quantidade de impurezas, devendo ser executado, esse procedimento, dentro de rígidas normas técnicas de qualidade e segurança
5. Qual a influência do petróleo na produção de óleos combustíveis industriais? Compare as restrições com as que ocorrem na produção dos óleos bunker.
Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas. Além disso, ele é uma importante matéria-prima utilizada na fabricação de plásticos, tintas, borrachas sintéticas e alguns outros produtos.
6. Para cada um dos produtos especiais listados a seguir elabore: a definição, as aplicações e os principais requisitos de qualidade.
a. Naftas 
A nafta é um composto proveniente do petróleo, que pode ser petroquímica ou energético. Nafta é um composto proveniente do petróleo utilizado como matéria-prima em indústrias do ramo petroquímico, na fabricação de eteno e propeno, incluindo ainda o benzeno, tolueno e xilenos.
As principais aplicações no mercado:
As naftas são utilizadas como solventes ou também em processos petroquímicos para a produção de polímeros. Mas muitas delas são utilizadas como solventes de tintas, solventes de borracha, e em vários tipos de aplicação.
Os principais requisitos de qualidade da nafta petroquímica estão relacionados com os seguintes aspectos: ✓ Teor de hidrocarbonetos parafínicos: de acordo com a aplicação; ✓ Mínima concentração de espécies químicas com potencial para envenenar catalisadores de unidades de reforma catalítica: cloretos, enxofre, cobre, chumbo, mercúrio e ferro; ✓ Mínima concentração de substâncias que podem causar danos a equipamentos: cloro, enxofre e mercúrio; ✓ Mínima concentração de compostos oxigenados: etanol, metanol e metilterc-butil éter (MTBE);
b. Lubrificantes 
Lubrificante é qualquer substância entre duas peças móveis que tem como objetivo reduzir a fricção ou atrito entre elas. Essa redução de atrito resulta em alguns benefícios importantes, como aumento da eficiência.
As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade. A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa).
c. Asfaltos 
A noção refere-se à substância derivada do processo de destilação do petróleo que é usada como revestimento ou pavimento.
O asfalto utilizado em pavimentação é um ligante betuminoso que provém da destilação do petróleo e que tem a propriedade de ser um adesivo termoviscoplástico, impermeável à água e pouco reativo.
d. Coque verde de petróleo
O coque verde de petróleo é um produto obtido do processamento de frações líquidas em Unidades de Coqueamento Retardado (UCR). Trata-se de um material com elevado teor de carbono fixo composto por hidrocarbonetos e baixos teores de compostos inorgânicos.
O coque verde grau anodo é matéria-prima essencial para obtenção de coque calcinado, utilizado na fabricação de anodos para produção de alumínio ou de dióxido de titânio.
Avaliação de Pesquisa: Derivados do Petróleo

Outros materiais