Buscar

Competências essenciais de liderança para o setor público brasileiro (ENAP)

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
DIRETORIA DO CAMPUS BRASÍLIA
DIRETORIA DE ENSINOMinistério da Educação
COORDENAÇÃO-GERAL DE ENSINO
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Componente curricular: Gestão de Pessoas no Setor Público
Período: ....º Semestre/ Vespertino
Estudante: ………………………….
Competências essenciais de liderança para o setor público brasileiro (ENAP)
Você deverá fazer a leitura detalhada da Pesquisa - Competências essenciais de liderança para o setor público brasileiro (ENAP) e elaborar uma resenha sobre a mesma. As resenhas geralmente trazem um resumo do conteúdo da obra.
Considerem os seguintes questionamentos para elaborar sua resenha:
1. Em que consiste o conceito de competência?
Capacidade de articular e mobilizar condições intelectuais e emocionais em termos de conhecimentos, habilidades, atitudes e práticas, necessários para o desempenho de uma determinada função ou atividade, de maneira eficiente, eficaz e criativa, conforme a natureza do trabalho. Traduz a capacidade produtiva de um indivíduo que se define e mede em termos de desempenho real, demonstrado em determinado contexto de trabalho e que resulta não apenas da instrução, mas, em grande medida, da experiência em situações concretas do exercício ocupacional.
2. Qual o grupo de competências relevantes para os líderes que fomentam a inovação no setor público brasileiro, definidos pela OCDE?
De forma complementar às competências a serem desenvolvidas por todos os servidores públicos, a OCDE destacou um grupo de competências relevantes para os líderes que fomentam a inovação no setor público brasileiro, a saber: 
· visão de negócios: habilidade para alinhar processos e recursos com prioridades de inovação. Esses incluem construção de coalizões, consciência estratégica, gestão financeira, gestão de mudanças, projeto e gestão de pessoas e responsabilidade com transparência (accountability);
· capacidades de inovação (identificadas acima); e 
· mentalidade (mindset): essas abordagens incluem coragem, empatia, aprendizado contínuo, foco em resultados, habilidades digitais, consciência interpessoal, inspiração e empoderamento.
3. Como foi elaborada a matriz de competências apresentada no estudo? E qual o seu objetivo?
A Matriz de Competências proposta se estrutura em torno do paradigma da construção de Valor Público, entendido como a capacidade de o Estado oferecer respostas efetivas às necessidades e legítimas demandas e expectativas dos usuários e da sociedade. Engajado na criação do valor público, o Ideal de Serviço Público que orienta a proposta encarna princípios e atributos de legitimidade, confiabilidade, alto desempenho, boa governança, agilidade, visão de futuro, inovação e transformação, e foco no usuário. Coerente com esse ideal de serviço público, a proposta vislumbra um perfil ideal de líder, que seja um construtor de valor,que além de conhecedor do negócio público, seja reconhecido como íntegro, realizador, inspirador, mobilizador, visionário, impulsionador da inovação e da mudança.
4. Apresentar as nove competências definidas, organizadas a partir dos agrupadores: Estratégia, Resultado e Pessoas.
	ESTRATÉGICA 
	Comunicação estratégica
	
	Inovação e mudança
	
	Visão de futuro
	RESULTADO 
	Geração de valor para o usuário
	
	Gestão de Crises 
	
	Gestão para resultados 
	PESSOAS 
	Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal 
	
	Engajamento de pessoas e equipes 
	
	Coordenação e colaboração em rede

Mais conteúdos dessa disciplina