Buscar

Educação e Economia Política - AV2

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV2.2012.3EAD -EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA-CEL0362 
	Disciplina:
	CEL0362 - EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA 
	Tipo de Avaliação:
	AV2 
	
Questão: 1 (176816) 
Valor de uso de uma mercadoria, na perspectiva de Marx, diz respeito:  Pontos da Questão: 0,5 
	ao seu preço 
	ao seu custo 
	à sua facilidade 
	à sua utilidade 
	ao seu lucro 
	
Questão: AV2 - 2011.3S - CEL0362 ¿ 0205 (199546)
2 - 
Estabeleça uma comparação entre formação unilateral e formação omnilateral.
  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
Aformação unilateral e quando a pessoal tem um conhecimento especifico para certa coisa e ao omnilateral e quando tem um conhecimento crititico, reflixo sobre diversos conhecimentos.
Gabarito:
A sociedade e a escola formam, atualmente, o homem unilateral, (aquele que vai aprender parcialmente procedimentos tecnológicos e, passivamente, atender aos interesses do capital) A unilateralidade burguesa se revela de diversas formas. Revela-se por meio do desenvolvimento dos indivíduos em direções específicas; pela especialização da formação; pelo desenvolvimento no plano intelectual ou no plano manual; pela internalização de valores burgueses relacionados à competitividade, ao individualismo, egoísmo, etc. Uma formação de pessoas ajustadas ao modelo sócio-produtivo. A formação unilateral está comprometida com o trabalho alienado, com a divisão social do trabalho, e a manutenção das relações de dominação A formação omnilateral se propõe a romper com a formação do homem limitado e se opõe à formação unilateral. O conceito de omnilateralidade se refere à ruptura com o homem limitado da sociedade capitalista. Essa ruptura deve ser ampla e radical, isto é, deve atingir uma gama muito variada de aspectos da formação do ser social, expressando-se nos campos da moral, da ética, do fazer prático, da criação intelectual, artística, da afetividade, da sensibilidade, da emoção, etc. Entretanto, essa ruptura não implica a compreensão de uma formação de indivíduos geniais, mas de homens que se afirmam historicamente, que se reconhecem mutuamente em sua liberdade, que superam a separação entre trabalho manual e intelectual e, especialmente, superam o individualismo e os preconceitos da vida social burguesa. 
	
Questão: 3 (176692) 
O período logo após a II Guerra Mundial foi marcado pela industrialização, pelo crescimento urbano e ampliação da tecnologia. De 1945 a 1973, com a atuação do Estado de Bem Estar Social, assiste-se a um período de relativa estabilidade, uma vez que os níveis de produtividade e consumo se tornam compatíveis. Esse período foi denominado de:  Pontos da Questão: 0,5 
	décadas perdidas 
	anos dourados 
	apogeu da política 
	era moderna 
	guerra fria 
	
Questão: 4 (198437) 
Após os anos 70, a Teoria do Capital Humano assume novos contornos e o principal disseminador dessas novas idéias é:  Pontos da Questão: 0,5 
	o Terceiro Setor 
	a Igreja Católica 
	o Banco Mundial 
	o Estado Liberal 
	o pensamento marxista 
	
Questão: 5 (199003) 
Para os defensores da sociedade do conhecimento, no paradigma do conhecimento, a produção se caracteriza por:  Pontos da Questão: 0,5 
	contratação de um número excessivo de trabalhadores desqualificados 
	predomínio da produção de mercadorias não tangíveis, como livros virtuais, softwares e patentes. 
	economia de escala, com produção de grandes quantidades de mercadorias tangíveis 
	atuação predominante de trabalhadores com baixa escolaridade 
	presença de empresas com grandes espaços físicos e grandes estoques 
	
Questão: 6 (170973) 
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira 
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das correspondências:  Pontos da Questão: 1 
	1; 2; 3; 2; 3; 1 
	2; 3; 2; 1; 2; 1 
	3; 1; 2; 1; 3; 2 
	1; 1; 2 ; 2; 3; 3 
	2; 1; 3; 2; 3; 1 
	
Questão: 7 (176555) 
O Welfare State pode ser caracterizado pelo desenvolvimento de políticas sociais estatais que visam a garantia do pleno emprego, a melhoria de salários, o direito à habitação, à previdência social, à saúde, etc, além de ser um mecanismo de controle sobre as classes trabalhadoras. 
Essas políticas sociais tinham como objetivo garantir a ampliação dos níveis de: 
  Pontos da Questão: 0,5 
	consumo dos trabalhadores 
	tecnologia das empresas 
	satisfação dos consumidores 
	concorrência internacional 
	qualificação dos profissionais 
	
Questão: 8 (199117) 
No processo histórico de socialização, aconteceram transformações e alguns homens se apoderaram da força de trabalho de outros homens: foi assim no escravismo, na servidão e é assim atualmente, no capitalismo, com o trabalho assalariado. No sistema de acumulação capitalista em que vivemos, o trabalhador não tem a posse dos meios de produção que um dia lhe pertenceram. Assim, estes recursos estão apartados dos trabalhadores. Na sociedade capitalista, onde a forma mercantil exerce uma influência decisiva sobre todas as manifestações da vida, os homens perdem o domínio sobre suas atividades. 
Esta realidade acima descrita é que explica a seguinte dimensão do trabalho humano: 
  Pontos da Questão: 0,5 
	libertação 
	emancipação 
	ontológica 
	psicológica 
	alienação 
	
Questão: 9 (199337) 
A sociedade e a escola capitalista formam o homem unilateral. Muitas são as formas pelas quais se revela essa unilateralidade. Entre elas é possível mencionar: 
I) uma formação de pessoas ajustadas ao modelo sócio-produtivo, no qual muitos, na atualidade, apesar da formação realizada, não terão garantia de emprego. 
II) uma educação dual: para a elite uma formação geral, rica e de qualidade; para outra parte da sociedade, uma formação aligeirada e empobrecida. 
III) uma formação que busca internalizar valores burgueses relacionados à competitividade e ao individualismo 
Assinale: 
  Pontos da Questão: 1 
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas 
	se somente a afirmativas I estiver correta 
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas 
	se todas as alternativas estiverem corretas 
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas 
	
Questão: AV2 - 2011.3S - CEL0362 - 0203 (199468)
10 - Com a crise dos anos 70, inicia-se um período de rápidas mudanças. No bojo do processo de crise do regime de acumulação fordista e do advento da acumulação flexível, ocorrem profundas mudanças, expressas, fundamentalmente, pela globalização e por alterações no processo produtivo. As atividades produtivas passam por um amplo processo de ajustamento. Assim, convive-se com o questionamento dos princípios fordistas de produção e com a introdução da produção flexível, da qual o toyotismo é o exemplo mais marcante. 
Apresente as características do toyotismo. 
  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
O Toyotismo era as empresas fechadas na qual trabalha com suas regras fora das leis.
Gabarito:
A principal referência da o padrão de acumulação flexível é o toyotismo (termo originário da experiência da fábrica automobilística japonesa Toyota), cujas características centrais são: • A diversidade e heterogeneidade da produção, • O direcionamento desta a uma demanda prevista do consumo, • O estoque mínimo, • A terceirização de parte da produção, • A organização do trabalho em equipe e • A flexibilidade nas funções do trabalhador.

Continue navegando