Buscar

REDAÇÃO INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL -840pt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL
 A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, prevê a todo cidadão o pleno direito à cidadania e ao bem-estar social. No Brasil, entretanto, a invisibilidade civil vem crescendo de forma alarmante mos últimos anos. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e conseqüências desse impasse na sociedade brasileira.
 Diante desse cenário, a falta de certidão e documentos civis dos pais representa um dos principais motivadores da invisibilidade civil. De acordo com pesquisas publicadas pelo jornal G1, cerca de 12% da população brasileira não possuem certidão de nascimento. É inadimicivél que no Brasil, país oficialmente democrático, não garanta o registro civil a população. 
 Diante desse contexto, o inacesso a documentos civis, à escola e benefícios sociais representa uma das conseqüências da invisibilidade social e civil. De acordo com a filósofa Hannah Arendt, “ A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos”. Tal pensamento nos permite reconhecer, em nossos dias, a negligência do Estado, país signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em relação ao direito de acesso à cidadania.
 Desse modo, o governo federal deve criar projetos de acesso a documentos oficiais aos cidadãos afetados, por meio de parcerias públicas, com a emissão dos documentos civis. Espera-se, com isso, erradicar a invisibilidade da população afetada.

Outros materiais