Buscar

Prova 5 -HSPG

Prévia do material em texto

Discente: Lucas Cardoso dos Santos
Matrícula: 19/0111992
A participação do Brasil na primeira grande guerra levou a uma série de acontecimentos históricos que vemos, lemos e estudamos até hoje, mas que no período teve efeitos anos depois da guerra ter terminado. E por podermos explicar o contexto e o fim que levou essa participação brasileira, devemos ter algo como um breve resumo que seria leve e que abririam espaços para diversos debates sobre esses acontecimentos históricos.
Pois bem, partiremos das motivações que levaram o Brasil a participar da guerra, valendo ressaltar que o Brasil tinha declarado neutralidade de acordo com o Direito Internacional, esses acordos foram importantes para o Brasil quando nos referimos ao comércio internacional já que o Brasil era um grande, quiçá o maior exportador de café na época. E com isso, entramos na metodologia alemã de guerra, que tinha como princípio estagnar o comércio britânico para que se faltasse recursos e logo após eles adotaram a estratégia de que qualquer navio que eles desconfiassem seriam atacados e isso incluía os navios neutros. E com isso, o primeiro navio brasileiro o Paraná que carregava café foi atacado pelos alemães e logo após o Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha e logo após três outros navios brasileiros foram naufragados pelos alemães e com isso Brasil declara formalmente que está em que guerra contra a Alemanha através de Venceslau Brás. O Brasil não detinha tantos recursos para entrar de fato na guerra, mas acabou mandando algumas missões para a Europa, como médicos e combatentes oficiais para a França e aviadores para a Grã-Bretanha e mais valoroso que se pode obter foram técnicas de combate que foram aplicadas no Brasil, com maior destaque para José Pessoa, irmão de João Pessoa.
Os efeitos do Brasil na guerra foram sentidos anos depois, podemos elencar o maior destaque para as ondas de imigração de europeus para o Brasil, um incentivo a indústria brasileira que passou a atender internamente com os produtos industrializados e o café tinha se desvalorizado e com isso o Brasil passou também a exportar outros gêneros alimentícios o que elevou o preço desses produtos no Brasil e causou inúmeras greves, como a greve geral de 1917. E com o acordo de paz na França o Brasil conseguiu algumas indenizações importantes além de se tornar um dos fundadores da Liga das Nações.

Continue navegando