Buscar

Prova 3 HSPG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília
Departamento de história
História social e política Geral
Discente: Miquéias Rodrigues Batista
Matrícula: 19/0114525
Considerando a bibliografia discutida na disciplina, comente sobre as relações entre nacionalismo e imperialismo.
 Segundo Anderson Benedict existe um paralelo imenso no que tange ao nacionalismo e imperialismo. Segundo ele nacionalismo está ligado ao imperialismo e pode ser dividido entre nacionalismo popular e real, como se fosse parte de um processo evolutivo de ambos os processos. Esses processos são bastante interessantes pois fazem paralelos entre si, para ele existe um processo especifico principalmente do nacionalismo e imperialismo na Europa. “Esse nacionalismo assumiu um caráter imperialista agressivo, mesmo fora dos círculos dirigentes, o que pode ser explicado por dois fatores: a longa herança isolacionista e a força do modelo nacional oficial”. (Benedict Anderson. Comunidades imaginadas, companhia das letras1983. pg.144). Nacionalismo se descreve como a homogeneidade cultural principalmente, a língua é um bom exemplo dessa homogeneidade, Anderson Benedict usa como exemplo a dominação por idioma na Escócia. Tudo aquilo que pode trazer a uma nação um processo de identificação, como música, linguagem são fatores do nacionalismo já que os mesmos são artefatos culturais, que podem influenciar uma nação ou sofrer influencias.
 Anderson Benedict descreve imperialismo como dominação por meio da política, economia, meio social e cultural. Nesse sentido ele estabelece uma conexão entre nacionalismo e imperialismo, já que a capacidade de uma cultura nacional de se sobrepor a outra é extremamente eminente no que tange a história mundial, um dos exemplos que Benedict Anderson usa, é a partilha da África feita no congresso de Berlim em 1885,que resultou a submissão de um povo a outro povo, por meio da partilha das terras africanas, entre países europeus, mas também não só pela dominação direta por meio de conflitos, e sim também sobre a imposição de línguas a proibição de algumas, ou a destruição de alguns costumes. Todas essas imposições partiram do ponto de que uma cultura se sobrepunha a outra, a ideia de colocar uma cultura “o nacionalismo’’ sobre outra cultura, é extremamente complexo. Alguns impérios como o império europeu, subordinaram outros por meio da imposição da sua cultura, um império pode ser visto pela capacidade de impor suas regras e costumes a outros, ou seja, a expansão social de costume de uma só nação a outras nações por meio do domínio seja eles por meios culturais ou não, como exemplo a dominação Inglesa com o império Inglês na Europa, processo esse racista. “Ninguém na plena posse das suas faculdades negaria o caráter profundamente racista do imperialismo oitocentista inglês’’. (Benedict Anderson. Comunidades imaginadas, companhia das letras 1983. Pág 140).
 Todo esse processo imperialista motivado pelos costumes nacionais, foram movidos principalmente pela necessidade do aumento territorial, esse processo também pode ser descrito como processo neocolonial. A África por meio desse processo imperial foi o continente mais abalado, mas continentes como Ásia e Oceania também enfrentaram esse processo movidos por potências imperialistas europeias.

Continue navegando