Buscar

CIO NAS GATAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIO NAS GATAS
O gato é descrito como sendo um reprodutor poliéstrico sazonal de dias longos. Isso quer dizer que o gato tem mais de um ciclo reprodutivo por ano (poliéstrico) e nos períodos de dias mais longos (sazonais de dias longos).
Gata no cio: quantas vezes isso acontece por ano?
A gata pode entrar no cio várias vezes por ano e o período depende da evolução. Quando não ocorre a monta, ela não ovula, já que a ovulação está diretamente relacionada ao estímulo peniano. Nesse caso, o ciclo pode se repetir em 15 dias.
Quando há o acasalamento, mas sem gravidez, a gata entra em diestro, que dura cerca de 40 dias. E se houver fecundação, o cio pode ter um novo ciclo em um mês após o parto, em média.
PUBERDADE:
As gatas costumam ter o primeiro cio entre 5 e 9 meses de vida, mas alguns fatores podem interferir, como raça (pelo curto entra no cio mais cedo do que pelo longo), estação do ano (dias mais longos) e condição corporal (pelo menos 2,3 kg). Quando duas ou mais gatas moram juntas, e não são castradas, elas entrarão no cio no mesmo período. A gata no cio pode ter ciclos de dois meses depois que acontece pela primeira vez. 
CICLO ESTRAL:
O ciclo da gata é divido em 5 fases, sendo elas:
1) proestro: essa fase não é detectada e costuma durar apenas um dia. As gatas podem esfregar a cabeça contra objetos e uma secreção mucosa pode sair da vulva. Nessa fase os machos tentam uma aproximação, mas as fêmeas ainda não permitem a monta;
2) estro (cio): em média o cio tem uma duração de 5 dias, mas pode variar de 2 a 19 dias. Nessa fase o hormônio predominante é o estradiol (estrogênio) e as gatas mostram-se receptivas aos machos, através de sinais como: cauda elevada para um dos lados, patas da frente presas ao chão e quadril elevado. É comum as gatas vocalizarem um som característico para chamar os machos. Elas costumam demonstrar mais afeto aos donos e perdem o apetite;
3) interestro: quando não ocorre ovulação o período entre um estro e outro é chamado de interestro e costuma durar em média 7 dias (podendo variar entre 2 e 19 dias). Nenhum sinal de reprodução é visto nessa fase e os níveis do hormônio estradiol estão baixos;
4) anestro: esse é a ausência de ciclo e costuma ocorrer nos meses de dias curtos, geralmente no inverno.
5) diestro: conhecida por fase luteal essa é a fase que ocorre após a ovulação e o hormônio predominante é a progesterona. Nas gatas a ovulação ocorre quase sempre após penetração pelo macho. As gatas possuem ovulação induzida. Após a ovulação ocorre a fecundação e os embriões aderem na parede do útero 4 a 5 dias após a ovulação. O período de gestação nas gatas é em média de 62 a 67 dias. Caso não ocorra a fecundação após a ovulação então ocorre uma pseudo-gravidez, mas ao contrário das cadelas, as gatas não apresentam sintomas.
Gata no cio: sintomas
As principais características são:
· Comportamento dengoso;
· Carência e busca por atenção;
· Micção frequente;
· Urina com odor forte e fora da caixa,
· Miados altos durante a noite.
O primeiro sinal é o comportamento dengoso bem evidente: as gatas costumam rebolar e se esfregar no chão, deixando a genitália bem exposta. As gatas, às vezes, apresentam sangramento.
Quanto tempo dura o cio?
 O estro dos felinos não é parte de um ciclo regular, como nas outras espécies: a duração e os intervalos mudam de acordo com o ambiente.
Para uma gata entrar no cio, é necessário que haja gatos machos não castrados na região. Ao sentir o cheiro deles, o organismo da gata começa a se preparar para a reprodução.
Vale ressaltar que o cio dura entre 5 e 20 dias, mas isso pode mudar a partir dos estímulos ambientais. Se a fêmea continuar na presença de gatos machos, o ciclo pode ter início novamente e, como consequência, acabar durando muito mais.
Gata castrada entra no cio?
Não é comum encontrar gata castrada no cio. Caso a felina já tenha passado por esse procedimento e apresente comportamentos típicos de cio, ela pode estar com síndrome do ovário remanescente.
Essa síndrome, embora não seja comum em gatas, se caracteriza pela remanescência de tecidos do ovário no organismo. Isso pode acontecer em cirurgias realizadas de forma inadequada ou a revascularização de algum tecido de ovário que ficou em qualquer parte do corpo.
REFERÊNCIAS 
ABINPET (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação). População de animais no Brasil, 2017. Acesso em 15 de dezembro de 2020. Disponível em: http://abinpet.org.br/mercado/

Continue navegando