Buscar

Fisiologia reprodutiva da vaca e da búfala

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Letícia Beatriz Mazo Pinho | UAM | Proibida a comercialização deste resumo 
Fisiologia reprodutiva da vaca e da búfala 
O ciclo estral é o intervalo que compreende entre dois estros ou duas ovulações, nesse período ocorre o crescimento dos folículos ovarianos em padrões de ondas foliculares (dinâmica folicular). 
Proestro e estro = período estrogênico
Em um intervalo do ciclo estral, que nas vacas dura em média 21 dias, ocorre 3 ondas foliculares. No proestro temos o desenvolvimento folicular da onda ovulatória, onde o folículo quando dominante, fará a fêmea entrar no estro. Desde aqui temos a fêmea produzindo estrógeno 
O estro significa receptividade da fêmea e nessa fase temos no ovário um folículo dominante que produz estrógeno. A produção de estrógeno no eixo sinaliza feedback positivo para liberação de LH.
Metaestro e diestro = fase progesteônica
Pico de LH com ovulação e organização das células para formação do corpo lúteo. No diestro temos de fato a fase luteínica, e com o corpo lúteo funcional temos a produção de progesterona 
Anestro 
É a quiescência reprodutiva e que ocorre em alguns momentos, nas vacas, por exemplo, após o parto
O proestro é a fase em que temos um folículo se desenvolvendo em uma onda folicular e que irá ovular. No estro temos um folículo dominante produzindo estrógeno, que faz feedback positivo que causa pico de LH. No metaestro ocorre a ovulação e início da formação do corpo lúteo, a partir do momento que ele se formou e está funcional entramos na fase seguinte. No diestro temos o CL produzindo progesterona, que fará feedback negativo na região chamada núcleo pulsatio do LH, e com isso, temos a diminuição do LH, importante para a ovulação. Ao fim do diestro temos a luteólise do CL e a onda folicular que fará a ovulação.
Na fase de seleção, o folículo dominante além de maior tem mais receptores para LH, assim, irá produzir a inibina, que faz feedback negativo para FSH e que não entrará em atresia. 
Vaca 
As vacas são consideradas animais poliéstricas não estacionais ou também chamadas poliéstricas anuais, ou seja, apresentam vários ciclos estrais ao longo de todo o ano, além de não apresentar estação de monta. 
A puberdade ocorre quando ela tem a sua primeira ovulação e é variável. A puberdade irá variar de acordo com o nível nutricional, raça e estação do ano. As zebuínas são mais tardias (18 a 24 meses), enquanto as taurinas, principalmente leiteiras, entram na puberdade entre 10 a 12 meses. Taurinas de corte entram entre 11 a 15 meses. A estação do ano tem relação com o sistema de criação extensiva e fase nutricional do animal, já que em um período seco, onde temos menos oferta de pastagem, o animal terá alteração no período de puberdade pelo fator nutricional.
· O ciclo estral dura 21 dias, tendo variação entre 17 a 25 dias. Sua ovulação é espontânea, diferente das felinas, e somente irão ovular 90% das vezes um folículo. Sua tendência de ovulação é de 60% no ovário direito. 
· O estro (cio) tem duração em média de 18 horas, tendo variação entre 12 a 30 horas, e a ovulação ocorre 30 horas após o início do estro.
· O proestro dura poucas horas (no máximo 24 horas) e as vezes temos algumas alterações de comportamento. Ocorre a lise do CL e portanto não temos a progesterona e por isso temos a formação de um folículo dominante, além de termos a produção de estrógeno. 
· No estro temos predomínio de estrógeno, duração de 18 horas (12 a 30 horas)
· No metaestro ocorre além da ovulação (após 17 dias ocorre o reconhecimento materno de gestação) a formação do corpo lúteo, que dura em média de 3 a 5 dias
· No diestro temos o corpo lúteo funcional produzindo progesterona, período que dura cerca de 15 dias, não ocorrendo o embrião (após 17 dias), ocorrerá luteólise do corpo lúteo (o útero produz a prostaglandina f2 alfa) e entraremos na fase do proestro. 
 
Dentro do ciclo estral das vacas teremos 3 ondas foliculares, porém, se uma vaca por acaso tiver 2 ondas foliculares, isso não significa que ela é menos fértil que as outras. O oócito irá durar de 20 a 24h após a ovulação. 
Anestro 
Ele não faz parte do ciclo estral de 21 dias, normalmente nas vacas ele ocorre no pós parte, e principalmente nas vacas de leite. Involução uterina ( média 45 dias) e primeira ovulação (30 dias – 10 a 110 dias). O anestro irá variar de acordo com a condição corporal, se são multíparas, ou seja, mais velhos, onde o anestro dura menos e nas novilhas é mais longo (mais precoces), amamentação e nutrição. 
O intervalo entre partos ideal é de 12 meses, estima-se que ela seja inseminada (coberta) 50 dias após o parto
Comportamento de cio 
Nas vacas quando se tem o interesse em realizar a IA, é necessário identificação do cio. O estro ocorre com a produção de estrógeno e início dos sinais do comportamento de cio. O comportamento precisa da pré exposição à progesterona, já que, quando a fêmea entra na puberdade, ou tem a sua primeira ovulação, ou quando o ovário voltar a ovular após o parto, não há presença do corpo lúteo presente, e por isso a primeira ovulação é sem sintomas de cio, já que não houve exposição à progesterona.
· Mugidos 
· Comportamento homossexual: sintoma patognomônico do cio 
· Tampão mucoso: muco cristalino elástico, as vezes pode ser visualizado e as vezes, ao palpar a vaca, ele pode ser liberado 
· Mais ativa 
· Micção 
· Vulva edemaciada 
Métodos de detecção de cio 
O método de inspeção causa muitas falhas, inclusive em gado de leite, visto que o calor térmico causa muito incômodo à elas, assim, devido a isto o cio ocorre nas horas mais frescas do dia (a noite ou no início do dia), e por isso a observação não é o melhor método para está função.
· Buçal marcador: pode ser colocado em um rufião ou em uma fêmea androgeizadan, é mais usado em criações extensivas. O buçal irá deixar uma marca no dorso na fêmea através de uma tinta quando o macho tentar cobri-la, assim, quem tiver essa marca, significa que manifestou cio e portanto está no estro.
· Rufião: touro que após procedimento cirúrgico tem o seu pênis lateralizado, na intenção de ao montar na fêmea não conseguir penetrá-la e nem ejacular dentro dela.
· Marcação de tinta na fêmea 
· Fêmea androgenizada: fêmea que recebe aplicações de LH/testosterona para que tenha mais comportamento de macho
· Radiotelemetria/coleira: mede o quanto a fêmea rumina, outras coleiras também mede passos e agitação das vacas
Erros na detecção do cio 
Ocorre o aumento do IEP, onde aumenta os gastos com alimentação, diminui a produção leiteira e diminui a pressão de seleção. O ideal é a detecção do cio de 90%, mas isso irá depender do tamanho do rebanho, estrutura da propriedade e número de funcionários. Por isso, utilizamos algumas biotecnologias, onde manipulamos o ciclo estral. 
Búfala 
As búfalas são poliéstrica estacionais/sazonal de ciclo curto pois ciclam durante uma determinada época do ano. Elas ciclam quando o número de horas do dia diminui, assim, irão ter ciclos estrais regulares somente entre março à junho, apresentando anestro na primavera. Em relação à puberdade, as búfalas possuem maiores variáveis quando comparadas às vacas, atingindo a puberdade com 21 meses de idade (podendo variar de 15 a 36 meses), e tendo 60% do peso de um animal adulto. 
Estacionalidade reprodutiva 
21 de dezembro ocorre o solstício de verão, o maior dia do ano, em que temos maior quantidade de luz por dia, e a partir dele começa diminuir a quantidade de luz. Em 21 de março ocorre o equinócio de outono, onde o dia tem a mesma duração que a noite, e é a partir dessa fase que o dia dura menos e onde as búfalas poliéstricas estacionais começam a ciclar.
A luminosidade será processada por uma via nervosa e uma via endócrina: a luz/informação é captada pela retina dos olhos e essa informação por via nervosa é transformada em sinal endócrino pela glândula pineal, a glândula irá produzir e secretar a melatonina, e baseada nessa produção, temos a estimulação da secreção de GnRH pelo hipotálamo (que estimula FSH e LH), sinalizando a estação reprodutiva.O ciclo estral dura em cerca de 21 dias (podendo ter variação entre 16 a 33 dias). Seu proestro tem duração de 12 a 24h e diferente das vacas, as búfalas não apresentam comportamento homossexual, elas apresentam cauda erguida, mugido intenso e edema vulvar. O estro dura 60% das fêmeas 12h (podendo variar de 20 a 27h). No metaestro ocorre a ovulação e formação do corpo lúteo durando de 3 a 5 dias. O diestro, onde temos o CL funcional dura 16 dias.
O período de gestação irá variar de acordo com as espécies, o búfalo mediterrâneo ou do rio, tem 50 cromossomos e aptidão leiteira, enquanto o do pântano tem 48 cromossomos e possuí dupla aptidão, tanto para leite quanto para carne.
 O anestro ocorre pós parto e o intervalo até a primeira ovulação é mais longo que o das vacas, sendo de 59 a 96 dias e variando de 35 a 180 dias. As variáveis para que entrem no cio após parto depende de condição corporal e nutrição e seu intervalo entre partos também é tardio, de 18 meses.

Outros materiais