Buscar

COLHEITA DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COLHEITA DE MILHO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM
A produção de silagem de milho é um processo que envolve perdas, desde a colheita, fermentação, retirada do silo, até o fornecimento aos animais. Dados da literatura, apontam que as perdas em uma boa silagem variam de 5 a 10%, ao passo que silagens de má qualidade apresentam perdas de 25 a 50%. 
A etapa da colheita é um dos momentos críticos na produção de silagem e deve ser corretamente planejada com objetivo de reduzir estas perdas. 
Quando se fala de colheita de grãos para a produção de silagem, existem 2 pontos chave que definem se essa colheita será ou não eficiente:
1) Umidade da cultura
Quando se colhe a cultura com baixa matéria seca, ou seja, inferior a 30%, ocorrerá a proliferação de microrganismos indesejados, ou seja, a fermentação não será adequada. Além disso, ocorrerá a produção de efluente (chorume).
Por outro lado, quando se colhe a cultura com alta matéria seca, acima de 40%, a colhedora terá dificuldade para picar essa cultura, levando à dificuldade de realizar a compactação. Essa cultura será menos densa, que terá muito risco de deterioração aeróbia, principalmente em silos abertos.
Dessa forma, existe uma faixa ótima de umidade da colheita para a produção de silagem que é de 30% a 40% de matéria seca.
2) Colhedora
O tipo de colhedora, bem como os ajustes feitos nela, são importantes também no momento da colheita da cultura.
A colhedora tem três funções:
- Captar a forragem no campo;
- Promover a picagem;
- Lançar até a unidade transportadora.
Dessas três funções, a picagem é o aspecto mais crítico, pois é ela que define o quanto de substrato será liberado para que os microrganismos realizem a fermentação. Além disso, o tamanho da partícula define o potencial de compactação dessa massa de densidade final. Por fim, a picagem da forragem define o consumo e a digestão desse alimento.
O mercado brasileiro possui diversos tipos de colhedoras que variam de acordo com o tipo de cultura que são capazes de colher, com os modelos, se são ou não tracionadas por tratores, entre outras características técnicas. Mas independentemente do tipo de colhedora, o importante é picar muito bem a forragem de um modo bastante homogêneo.
Referências
Adesogan, A. T., & Newman, Y. C. (2014). Silage harvesting, storing and feeding. IFAS Extension, University of Florida, Gainesville. Recuperado de http://edis.ifas.ufl.edu/pdffiles/AG/AG18000.pdf.

Outros materiais