Buscar

forragicutura g.b 0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.A taxa de lotação nas áreas de pastagem é uma importante estratégia de manejo, visando melhores resultados de desempenho animal e proteção do solo. Entretanto, quando não adequada, pode ocorrer superpastejo ou subpastejo. Descreva essas duas situações e comente os prejuízos aos sistemas de produção relacionados à produtividade animal e conservação do solo.
R =  No subpastejo, a produção por animal reflete a qualidade do pasto, caso o pastejo seja exercido por animais de alta produção; entretanto a produção por hectare é comprometida em decorrência da subutilização da área. 
Já o superpastejo caracteriza a situação inversa, a taxa de lotação é alta relativamente à capacidade de suporte da pastagem. Assim, o elevado número de animais por hectare implica em pequena oferta de pasto para cada animal que, sob restrição alimentar, não pasteja seletivamente e consome pouco, comprometendo a produção animal. 
Os prejuízos são inúmeros como, desmatamento, a mecanização da agricultura (para a utilização desses maquinários agrícolas, é preciso queimar combustíveis fósseis, como o óleo diesel, o que prejudica a qualidade do ar, ampliando a poluição atmosférica), poluição do solo e da agua (em virtude da utilização de insumos agrícolas, como adubos químicos, corretores do solo, pesticidas etc), erosão (causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos) etc.
2.De que forma os animais em pastejo interferem nas interações do sistema de pastejo? 
R= Como os herbívoros utilizam as forrageiras como alimento, eles têm um importante papel na movimentação de nutrientes minerais nesse sistema. Durante o pastejo, os animais caminham e esta ação influencia os fluxos de nutrientes.
3.Quais as razões para fazer manejo de pastagens? 
R= Propiciar produção constante de capim por unidade de área, conservar a qualidade do solo, promover ao animal alimentação em quantidade e qualidade, evitar a degradação do pasto, etc.
4.Cite os métodos de pastejo existentes?
R= Contínuo
Rotativo/Intermitente 
Creepgrazing
Diferido
Faixa 
Limite
5.Qual a diferença da lotação continua e da lotação intermitente? R= Na lotação contínua, a taxa de lotação e a densidade de lotação são as mesmas. Na lotação rotativa, quanto maior o número de subdivisões (piquetes), para uma mesma taxa de lotação, maior é a densidade de lotação.
6.Como funciona o creep feeding? E o creep grazing? 
R= O creep-feeding é uma forma prática de se suplementar a alimentação de bezerros na fase de aleitamento. Consiste em cercar uma pequena área dentro do pasto a que só os bezerros tenham acesso, e onde são colocados cochos com ração concentrada.
O creep-grazing é uma forma de fornecer forrageira de melhor qualidade aos bezerros em aleitamento. Consiste em cercar uma área dentro da invernada das vacas, de forma que só os bezerros tenham acesso, e introduzir, nessa área, pasto de ótima qualidade, como: colonião bem-manejado, coast-cross, milheto ou leguminosas, como estilosantes Mineirão ou Leucena.
7. Como funciona o pastejo diferido? Qual a dificuldade para alcançar bons resultados com esse tipo de pastejo? R= O pastejo diferido ou diferimento consiste na interrupção do pastejo numa área ou conjunto de pastos antes do final da estação chuvosa visando ao acúmulo de forragem para pastejo direto no período mais crítico de produção de forragem (seca, frio etc.). 
o diferimento da pastagem tem a desvantagem de não possibilitar grandes mudanças nas taxas de lotação das pastagens, uma vez que o vigor da rebrotação durante o “período seco” é limitado por fatores ambientais.
 
8. Um estagiário coletou forragem com o uso do quadrado de 1m2 e teve os seguintes resultados: Peso total da amostra = 2250g Peso da amostra verde (planta inteira) = 850g Peso da amostra seca (planta inteira) = 150g. Com esses dados, o orientador pediu para calcular em % a MS e a disponibilidade em Kg MS/ha. Quais resultados o aluno teve?
850----100% 150----x
850 x = 150.100
850x=15.000
X = 15000/850
X= 17,64 de% MS
2250-----100% 
x---------17,6%
100x= 2250.17,6
100x= 39.600
100x= 396,00 g de MS
39600 g de ms------ 1 m2
x--------10 000 m2
x= 39600000 g MS/há
396000/1000= 39600 kg
 
 9. Calcule o número de piquetes nos seguintes casos (se tiver que arredondar pro número ficar inteiro, arredonde pra cima): a) PP 3 dias e PD 27 dias: b) PP 4 dias e PD 26 dias: c) PP 1 dia e PD 29 dias: d) PP 5 dias e PD 25 dias:
N=(pd/po)+1
A= 10 p
B= 7,5 p
C= 30 p
D= 6 p 
 10.Calcule o período de ocupação ou pastejo nos seguintes casos (se tiver que arredondar pro número ficar inteiro, arredonde pra cima): a) Número de piquetes 30 e PD 27 dias: b) Número de piquetes 12 e PD 26 dias:
N = PD/PO+1
A= 1,07 periodo de ocupação ou 2 dias
B= 2,36 periodo de ocupação ou 3 dias 
 11.Quando podemos utilizar forragens conservadas (exemplifique quais são)? R= ela pode ser usada em locais de maior preciptação onde a ensilagem é considerada de difícil adoção devido às características da forragem, alta temperatura ou tradição. O uso de técnicas de conservação de forragens tais como a ensilagem e a fenação torna possível manter a produção mais ou menos no mesmo nível das duas estações, com custos aproximados, permitindo aos produtores uma renda constante ao longo do ano.
12.Diferencie ensilagem, silagem e silo? R= É chamado silagem a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos. Chama-se ensilagem o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação.
 13.Quais são as etapas do processo de ensilagem? R= Colheita Abastecimento Compactação vedação 
 14.O que são bactérias homoláticas? R= bactérias com alta capacidade fermentativa de ácido lático, assim são adicionadas com o objetivo de acelerar e potencializar a queda no ph, fermentações indesejáveis e as perdas de matéria seca. 
15.O que são bactérias heteroláticas? R= produzem além do acido lático quantidades siguificativas de acido acético, que tem ação antifúngica e melhora a instabilidade aeróbia 
16.Quais são os fatores inerentes a planta para se ter uma boa silagem? R= A composição química das plantas têm grande influência sobre a qualidade da silagem produzida. Os atributos mais importantes são o teor de umidade, a qualidade e quantidade de carboidratos, o conteúdo protéico e o poder tampão da forragem.
17.Quais as etapas do processo de ensilagem? Descreva cada uma. R= Transporte do Material Colhido A massa verde e fresca que está sendo colhida e processada deve ser levada ao silo imediatamente,e o transporte deve atender a capacidade de compactação para evitar que se deixe material esperando, pois neste momento já inicia a fase aeróbica da fermentação. O ideal é não superestimar a capacidade de transporte em detrimento da capacidade de compactação. Enchimento do Silo O enchimento do silo deve ser rápido e progressivo, depositando a massa verde e processada em rampas e em camadas de, no máximo, 15 cm de altura para facilitar o processo de compactação Compactação A compactação adequada é fundamental para a qualidade da silagem e visa eliminar a porosidade na massa ensilada. O material estará bem compactado quando atingir o volume de 240 kg de matéria seca de silagem por metro cúbico. Para que se empregue o peso adequado para atingir o nível de compactação recomendada, deve-se multiplicar a quantidade de toneladas descarregadas por hora no silo, por 800. Por exemplo: se estão sendo descarregadas 200 ton/h, são necessárias 1.600 toneladas de trator para compactar a massa verde que está sendo ensilada. Cobertura e Vedação do Silo Após compactado, o silo deve ser coberto e bem vedado para evitar os efeitos negativos da entrada de ar na massa já armazenada.
18.O que seria estabilidade aeróbia? R= pode ser conceituada como a resistência da massa de forragem à deterioração após a abertura do silo, ou seja, a velocidade com que a massa deteriora após exposta ao ar
19.Sobre os aditivos microbianos, qual bactéria é interessante para silagem de cana-de-açúcar? Justifique R= Lactobacillus buchneri (heteroláticas). Pois mostrou-se eficiente em reduzir as perdas por gases, atuando de forma mais satisfatória nas fases de fermentação e pós-abertura de silagens de cana-de-açúcar crua ou queimada.
 20.Explique o processo de fenação R= é um processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade. Desta forma, a forragem pode ser guardada por vários meses, conservando o seu valor nutritivo. Durante a fenação podem ocorrer perdas e alterações na qualidade da forragem.
 21.Quais as vantagens e desvantagens do uso do feno. Discorra sobre a possibilidade de usar na nossa região. R= O feno pode ser armazenado por longos períodos, também conserva seu valor nutritivo por muito tempo, tendo assim uma ótima aceitação pelos animais. Uma das grandes vantagens do feno é sua facilidade de transporte, podendo ser facilmente comercializado para os produtores que não tenham disponibilidade de alimento, porem O feno tem baixa tolerância aos climas úmidos, podendo ser facilmente perdidos em consequência da chuva e de fungos ou mofos. Em nossa região não é tão viável devido ao clima úmido, com chuvas, sendo que o feno é sensível e grande parte pode ser perdida.
 22.Disserte sobre os seguintes gráficos
A= gráfico que demonstra o desempenho animal em função da capacidade de suporte.
B =o gráfico mostra a Sequência de fases no silo para uma boa fermentação

Continue navegando