Buscar

DETECÇÃO DE CIO EM VACAS PARA INSEMINAÇÃO

Prévia do material em texto

DETECÇÃO DE CIO EM VACAS PARA INSEMINAÇÃO
A identificação do cio é fundamental para aumento da eficiência reprodutiva. O ideal em termos reprodutivos seria que todas vacas emprenhassem após 80 a 90 dias do parto, com isso, a eficiência reprodutiva ficaria maximizada e teríamos um novo bezerro a cada 12,5 a 12,8 meses. Longos intervalos entre partos têm um efeito negativo na vida produtiva do animal.
Diante disso fica clara a importância da detecção de cio para se obter um bom manejo reprodutivo na fazenda, seja utilizando a inseminação artificial ou a monta natural. Em ambos os casos, anotações sobre datas de cio e inseminações são necessárias para predizer as futuras datas de retorno ao cio e datas do parto, para um melhor manejo dos animais.
A melhor estratégia para melhorar a taxa de prenhez e, consequentemente, a rentabilidade da fazenda, é utilizar inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e alta taxa de detecção de cio.
O que é o cio?
Cio é o período no qual a vaca aceita monta (receptividade sexual) que normalmente ocorre em novilhas depois da puberdade e em vacas, desde que estas não estejam prenhas. Este período de receptividade pode durar de 6 a 30 horas e acontece, em média, em intervalos de 21 dias. Porém, este intervalo entre dois cios pode variar normalmente de 18 a 24 dias.
Sinais do cio
A maiorias das vacas têm um padrão de comportamento que se modifica gradualmente desde o começo até o fim do cio. O melhor indicador de que a vaca está no cio é quando ela fica parada e aceita ser montada por outras companheiras de rebanho ou pelo touro. Uma série de sinais indicativos de que o cio está próximo e o animal deve ser observado mais cuidadosamente.
Porém, a detecção de cio nem sempre é simples. Dessa forma, o sucesso depende do tempo de observação e da eficiência da equipe na detecção de cio.
Referências 
ALVAREZ, R. H. Considerações sobre o uso da inseminação artificial em bovinos. Disponível em: Acesso em: 6 fev. 2017.

Continue navegando