Buscar

UNIDADE 3 - Trabalho e Contemporaneidade

Prévia do material em texto

WALTER MARCOS KNAESEL BIRKNER| TURMA
Trabalho e contemporaneidade
Unidade III
Na Unidade III, apresentamos essencialmente uma análise sobre a atuação do profissional do Serviço Social, isto é, de sua intervenção nas dinâmicas da relação capital e trabalho na vida das pessoas.
Demonstramos como a formação teórica e a prática do Assistente Social são fundamentais no sentido de proteger e conscientizar os trabalhadores e cidadãos mais afetados pelas inconsistências do sistema produtivo e de mercado no Brasil.
E falamos do papel político, de engajamento mesmo, do Assistente Social nos movimentos sociais reivindicatórios de direitos humanos e sociais.
http://mydconsultoria.com.br/o-homem-e-um-ser-social/
No sentido do engajamento profissional, que deve ser entendido igualmente como um engajamento político e social, reforça-se o papel do Assistente Social como o profissional que deve estabelecer os papéis do indivíduo na coletividade para uma boa convivência entre essas duas personagens sociais. 
Nessa direção, o Serviço Social é indispensável e necessário em qualquer organização nos dias atuais, seja numa escola, num órgão público, numa empresa, enfim, em todo lugar onde se estabeleça relações sociais se faz necessário a presença e a atuação do serviço social. 
“
Trabalho e contemporaneidade
Unidade III
O serviço social tem uma fundamental importância na participação das lutas e conquistas de direitos humanos. 
Nisso, considerem-se os direitos da mulher, da criança, além, evidentemente de direitos trabalhistas e de minorias. 
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/direitos-humanos.htm
Ainda devemos considerar que:
  Ao mesmo tempo que já há uma humanização em algumas empresas e instituições, ainda são muito fortes a massificação e o individualismo nos moldes predominantes do sistema econômico. 
 Os novos movimentos sociais se diferenciam dos movimentos anteriores, porque se apresentam com novos objetivos, isto é, são integrados por pessoas com nível escolar mais elevado e têm uma capacidade de articulação globalizada.
. 
“
Trabalho e contemporaneidade
Unidade III
Por fim, o Assistente Social deve ter sempre em vista que
O ser humano tem grande capacidade de criar e de transformar, o que fica evidente em momentos de crises. 
Cada vez mais o desenvolvimento econômico vai exigir formação e qualificação continuada de todos e em todos os setores. 
A questão social é tão urgente quanto os avanços tecnológicos, avanços na informação, justamente para lembrar a todos que acima de tudo está o ser humano.
https://observatorio3setor.org.br/noticias/espro-abre-vagas-de-cursos-de-qualificacao-profissional/

Continue navegando