Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA
Nome Completo
Matrícula
Curso
Para que se tenha democracia no contexto da educação na escola é necessário ter uma gestão democrático-participativa, sendo um dos princípios da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº. 9.394/96 na Constituição Federal de 1988, que todos da comunidade escolar, docentes, discentes, demais profissionais, pais/familiares participem na tomada de decisões e tarefas pois de acordo Luck
A participação constitui uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles. Portanto, a participação está centrada na busca de formas mais democráticas de promover a gestão de uma unidade social. As oportunidades de participação se justificam e se explicam, em decorrência, como uma íntima interação entre direitos e deveres, marcados pela responsabilidade social e valores compartilhados e o esforço conjunto para a realização de objetivos educacionais.
Diante do exposto, para um perfil de gestão democrática O gestor deve ter conhecimento e domínio de competências e habilidades para compreender a natureza, a organização e o funcionamento da educação escolar, precisa ser proativo, ter capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de gerenciar um ambiente cada vez mais complexo, atualização ter formação continuada.
Dentro do ambiente escolar o pluralismo de ideias se faz necessário já que estão formando futuros cidadãos críticos e participativos de caráter social, já que é democrático todos temos ideias e pensamentos diferentes cabe ao gestor ouvir não apenas uma sugestão, Assim Dias fala que
Um bom diretor tem sempre a preocupação de auscultar os demais participantes, colhendo suas sugestões, ideias, contribuições espontâneas. Não põe em execução uma decisão, sem antes certificar-se de que foi bem compreendida e aceita por todos. A participação do grupo na tomada de decisões é a garantia de maior identificação de todos com o trabalho a ser realizado. 
Dessa forma, o gestor democrático deve está preparado para muitas situações, ideias diferentes, e fazer crescer a instituição formando alunos consciente do seu papel social respeitando a diversidade. Penin reflete que, cabe à escola “a função social de socializar o saber sistematizado e ensinar a convivência democrática, o respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos”.
DIAS, José Augusto. Gestão da escola. In.: MENESES, João Gualberto de Carvalho [et.al.]. Estrutura e funcionamento da educação básica. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
PENIN, Sônia Teresinha de Souza. Progestão: como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Brasília: CONSED, 2001. p. 122.

Continue navegando