Buscar

Antropologia e Cultura Brasileira - Unidade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIFACS - Universidade Salvador
Antropologia e Cultura Brasileira - Unidade 3
Leia o texto e, depois, responda à questão abaixo.
O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descriminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.
HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: < https://pt.scribd.com/doc/127699335/Etnocentrismo-e-suas-consequencias>. Acesso em: 24 de jun. de 2019 (adaptado).
Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
Em sua resposta, exercite a escrita transcrevendo a pesquisa com suas palavras. Além disso, não esqueça de informar referências ou citações seguindo o modelo disponível e de acordo com a ABNT.
O etnocentrismo trata-se de um conceito resultante da discriminação de um determinado indivíduo ou grupo de indivíduos, estabelecendo assim a demonstração de que um individuo considera o seu grupo étnico ou cultural mais significativo que os que agem ou pensam diferente dele. Ainda há casos frequentes de intolerância religiosa nos dias atuais, um exemplo á vista disso é como algumas pessoas julgam os povos mulçumanos como terroristas por conta de uma mínima parcela de indivíduos que desejam fazer o mau. Visto que tudo que seja diferente da sua cultura, será julgado como ruim ou errado. Outro exemplo é achar que pessoas que são moradores da comunidade/favelas são ladrões/traficantes, isso seria uma atitude preconceituosa e etnocêntrica. Por fim, podemos citar as atitudes homofóbicas que vem crescendo a cada dia. 
O mais importante disso tudo não é está apenas em perceber as diferenças e sim aprender a lidar e respeitar.

Continue navegando