Buscar

Questionário - Direito Civil I

Prévia do material em texto

Questionário – Direito Civil I - UCSAL 2015.2
Docente: Gilberto Romano
Discente: Pedro Henrique Guerreiro
01- O conceito previsto no art. 1 do Código Civil menciona os direitos e obrigações referentes a uma pessoa, ou seja, uma pessoa natural, uma pessoa jurídica. Afirme ou Negue justificando a resposta.
R= O art. supracitado, afirma que “toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil” Não explicitando direitos e obrigações inerentes tanto de PJ quanto de PF.
> 02- Quando a pessoa natural passa a ter a personalidade civil e quando esta é extinta?
R= Com fulcro no art. 2º do CC, a personalidade civil da pessoa começa do nascimento da pessoa com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. Já a extinção da personalidade civil vigora com base no art. 6º do CC, que afirma que a existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.
> 03- Qual a diferença entre absolutamente incapaz e relativamente incapaz?
R= Os absolutamente incapazes necessitam de representação (tutores ou curadores) para o exercício da vida civil, sob pena de nulidade dos atos. Já os relativamente incapazes necessitam apenas estar assistidos para participarem de forma válida na vida civil, também correndo a pena de anulabilidade dos atos praticados. 
> 04- Defina Direito Civil e sua importância para o Direito Privado.
R= Direito civil é um ramo do Direito que trata do conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações de ordem privada. Portanto, o direito civil torna-se o principal ramo do direito privado, onde garante as pessoas seus direitos e obrigações, aos bens e às suas relações, enquanto membros da sociedade.
> 05- Qual a diferença entre assistente e representante?
R= Os assistentes garantem aos relativamente incapazes o direito de praticar os atos da vida civil sob pena de nulidade Exceto para casar, testemunhar e votar, para estes atos o relativo incapaz não precisa de assistência, diferenciando-se da figura dos representantes. Esses, por sua vez, representam de forma plena os absolutamente incapazes, garantindo os anseios e direitos em nome do incapaz.
> 06- Quais as hipóteses em que o indivíduo torna-se absolutamente capaz?
R= Torna-se absolutamente capazes os indivíduos maiores de 18 ou emancipados. Tornam-se aptos a praticar todos os atos da vida civil sem a necessidade de serem assistidos ou representados. Há outras hipóteses garantidas pelo art. 5º CC, em que o indivíduo torna-se absolutamente capaz, como por exemplo: emancipação, casamento, exercício de emprego público ou efetivo, colação de grau em curso superior, pelo estabelecimento civil ou comercial oi pela existência de emprego, desde que, em função deles o menor com 16 anos tenha economia própria. Para concessão da capacidade absoluta através destes meios se não a maioridade é necessária a autorização dos pais ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido ou tutor se o menor tiver 16 anos completos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes