Buscar

Socialização trabalho de conclusão de Curso - GLORIA

Prévia do material em texto

Socialização –trabalho de conclusão de Curso -BIB11
Nome do Tutor (a):
Nome dos acadêmicos (as):Maria da Glória Sousa Santos
BIBLIOTECA VIRTUAL E DIGITAL 
INTRODUÇÃO
A sociedade está passando por um período de transformações tecnológicas e tem enfrentado os consequentes impactos sociais gerados por estas. Essa nova tecnologia possibilita que diversas tarefas sejam realizadas por máquinas, havendo um redimensionamento da atividade humana neste contexto.
Portanto, este trabalho tratará sobre o tema biblioteca digital e virtual, cujo problema de pesquisa trata-se de entender Como a internet tem mudado a rotina na biblioteca acadêmica no que diz respeito aos produtos e aos serviços prestados? 
A escolha desse tema justifica-se pela ausência de pesquisas recentes a respeito do impacto da internet nas bibliotecas e especificamente em bibliotecas universitárias, é de extrema importância conhecer o que mudou e o que pode mudar nas bibliotecas, visando um melhor atendimento ao usuário.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No mundo contemporâneo, com a introdução das tecnologias de informação e comunicação as bibliotecas passaram a ter os seus serviços automatizados, serviços de referência à distância, obras digitalizadas, acesso a catálogos, à bases de dados online, serviço de comutação com outras bibliotecas, etc. Os novos recursos da informática fizeram dessa biblioteca um lugar diferente daquele local percebido como depósito de livros no passado. 
Então, a evolução das bibliotecas tradicionais à automatizada se deu por meio do uso de computadores para gerir seus acervos. 
E com o avanço tecnológico tão presente, as bibliotecas digital e virtual tem se apresentado como uma ferramenta muito útil e vantajosa para ampliar busca de informações e também como meio que facilita a consulta da leitura sem a necessidade do usuário se deslocar de casa. 
Devido a pandemia covid-19 que vivenciamos atualmente, houve uma necessidade informacional maior no acesso virtual as bibliotecas da comunidade acadêmica. Assim as bibliotecas universitárias tem o papel fundamental em oferecer subsídios necessários ao ensino da pesquisa e extensão. 
Para essa abordagem foram usados os seguintes autores consagrados: BADALOTTI; BROCH; CUNHA; EDUVIRGES, J.R., SANTOS, M.N; FERREIRA; MACHADO; SANTINELLO; TARDIF.
METODOLOGIA
Esse estudo será descrito como pesquisa bibliográfica. “Pesquisa bibliográfica é um conjunto de conhecimentos reunidos em obras de toda natureza. Tem como finalidade conduzir o leitor à pesquisa de determinado assunto, proporcionando o saber” (FACHIN, 2005). Ou seja, vai abordar vários tipos de conhecimentos, tanto artigos, livros, teses, etc. O estudo será baseado na pesquisa bibliográfica.
Análise:
Após o delineamento da metodologia do estudo, iniciou-se a fase de coleta de informações nas bases de dados SciELO e Google acadêmico. A pesquisa bibliográfica feita para a execução desta produção textual também trouxe à tona novos conceitos, meios, estratégias e autores, o que muito acrescentou a esta elaboração e também tornou o período de pesquisa também um momento de estudo aprofundado. 
 Durante a busca primária foram encontrados 14 artigos que abordavam a temática pesquisada, dos quais 8 foram utilizados para a apresentação e discussão dos resultados.
Para tanto, a substituição de papel pelo documento eletrônico está assentada em algumas importantes diferenças: no armazenamento distribuído em formas digitais, na comunicação direta, on-line, na obtenção do material via redes de computadores, na multiplicidade de cópias a partir de uma versão original, no nível de granularidade que é possível tratar as informações digitais e nas suas possibilidades de reuso.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O conceito de Biblioteca Digital (Biblioteca Virtual) estende o da biblioteca convencional incorporando um conteúdo interdisciplinar que envolve informação digital e formas de sua definição, aquisição, organização, gerenciamento e disseminação através de redes de comunicação global. Recentemente, pesquisas em Biblioteca Digital estão sendo conduzidas em todo o mundo, como resultado do desenvolvimento de novos suportes de comunicação e processamento de alto desempenho, tais como os usados na Internet.
A facilidade com que a biblioteca digital pode fazer trafegar um documento de um local para o outro leva a concluir que as ações cooperativas com entidades congêneres venham a ser estimuladas. O usuário não fica sabendo se o computador que hospeda o acervo consultado por ele, para pedir cópia de um documento está localizado no outro lado da rua ou a milhares de quilômetros. A biblioteca digital também permite mais liberdade na comunicação entre usuário, acervo e bibliotecário, considerando nossa alta dependência da tecnologia nas tarefas diárias.
REFERÊNCIAS
BADALOTTI; Greisse Moser Educação e tecnologias. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
BROCH, Patrícia Simone; AFONSO, Raffaela Dayane. Informatização de bibliotecas e recuperação da informação. Indaial: UNIASSELVI, 2020.
CUNHA, Murilo Bastos da. Biblioteca digital: bibliografia internacional anotada. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, p. 195-213, 1997. 
EDUVIRGES, J.R., SANTOS, M.N. A contextualização da internet na sociedade da informação. E encontro regional dos estudantes de biblioteconomia, documentação e ciência e gestão da informação. Juazeiro do Norte, 2012.
FERREIRA, José Rincon. A Biblioteca digital. Revista USP: Informática/Internet, São Paulo, n. 35, set./nov. 1997. Acesso em: 05 nov. 2021.
MACHADO, Murilo Milton. Mapeamento espacial e proposta de sinalização no serviço de periódicos da biblioteca central da UFSC. Rev. ACB, Florianópolis, v. 8, p.70-78. Disponível em: Acesso em: 05 nov. 2021.
MILANESI, Luís. Biblioteca. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
SANTINELLO, J. Ensino superior em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs): formação docente universitária em construção. Curitiba: Inter saberes, 2015.
TAMMARO, A.M.; SALARELLI, A. Abiblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Continue navegando