Buscar

Atividade complementar Pedagogia resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR- PEDAGOGIA
Leitura do Livro: Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire.
Aluno: Sarah Andressa de Oliveira dos Santos
RA: 0548767
A obra de Paulo Freire reflete sobre a prática educativa de formação de professores de forma educacionalmente progressiva, analisando os fundamentos e enumerando os requisitos pedagógicos que facilitam a autonomia do aluno. O livro está dividido em três capítulos e nove subitens, cada subitem afirma que sem alunos não há ensino, ensinar não é a transferência de conhecimento, mas a particularidade do ser humano.
Os educadores devem ensinar metodicamente, pois não há ensino sem pesquisa, aproximando os alunos do cognoscível, criativo, investigativo, curioso, humilde e persistente, ético e estético, buscando por meio de perguntas e indagações que fazem parte de uma prática que conduza ao autonomia do ser. Eles também devem ser ensinados a respeitar o conhecimento socialmente construído na prática da comunidade, as notas mais baixas que chegam à escola e as discussões e conteúdos relacionados.
O rigor de pensar certo por fazer o certo nega a prática do preconceito, pois uma das tarefas mais importantes da prática educativa crítica é proporcionar condições em que os alunos se conectem uns com os outros, cada um ensaiando com o professor uma experiência profunda assumindo que eles são um ser social e histórico, um ser pensante, um comunicador, um metamorfo, um criador, um criador de sonhos, capaz de ficar com raiva porque é capaz de amar.
Os educadores devem estar abertos às indagações, curiosidades e questionamentos dos alunos para criar possibilidades de sua própria produção e construção, pois ensinar não é transferir conhecimento. A consciência da incompletude da existência é fundamental para a formação do professor para buscar sempre essa conclusão histórica e social da existência. Para tanto, é importante respeitar a autonomia e a dignidade dos alunos que buscam a curiosidade e o mal-estar em sua descoberta.

Continue navegando