Buscar

GABARITO Prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:745149)
Peso da Avaliação 4,00
Prova 50861450
Qtd. de Questões 2
Nota 9,00
1 Um balanço do Ministério da Saúde mostra que aproximadamente 80% das crianças nascidas no Brasil realizam o teste do pezinho no SUS (Sistema Único de Saúde). Isso significa que, em torno de 2,4 milhões de crianças passam por uma triagem que detecta seis doenças genéticas ou congênitas. Quando essas alterações são identificadas precocemente, as crianças poderão ser tratadas e acompanhadas pelos serviços de referência, garantindo assim que elas se desenvolvam bem e tenham qualidade de vida". Disserte sobre os principais conflitos bioéticos que contrapõem a expansão de testes neonatais. 
FONTE: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/51078-6-de-junho-dia-nacional-do-teste-do-pezinho. Acesso em: 25 jan. 2021.
Resposta esperada
Embora a abrangência dos testes de triagem neonatal seja possível, existem alguns pontos éticos que contrapõem sua real utilidade. Dentre eles, está o fator que os testes incluídos podem não apresentar um tratamento disponível, sendo que o diagnóstico precoce pode afetar o núcleo familiar. Além disso, muitas das condições ou doenças não são totalmente compreendidas quanto a sua severidade ou, ainda, quanto ao benefício do diagnóstico e tratamento precoces. Outro fator importante, é que podem ocorrer falso-positivos, que além de afetar a família do neonato, não dispõe de acompanhamento posterior.
Minha resposta
O principal objetivo, da triagem neonatal é a investigação de doenças ou condições tratáveis, de forma que o diagnóstico precoce auxilie no tratamento, e melhore a qualidade de vida do portador. Apesar de vários testes poderem ser incluídos no teste neonatais, se discute muito a inclusão de um maior números de teste, pois várias das doenças possíveis de ser detectadas ainda não apresentam tratamento, o que pode afetar a família do neonato. Outro fator que impede a expansão dos testes neonatais, é a utilização dos DNA desses neonatos sem o consentimento, dos pais, e assim, a utilização desta informação, ser usada de forma indevida.
2 "A clonagem de genes possui variadas aplicações na área de pesquisa, por meio do conhecimento da organização de genomas, da sequência de genes e suas proteínas codificadas, da criação de bibliotecas de DNA e cDNA, além de produtos que beneficiam a sociedade, como a produção de enzimas industriais, produção de insulina humana, vacinas, hormônios de crescimento e melhoramento genético." 
Disserte sobre as principais diferenças entre essas técnicas, destacando os objetivos de cada uma delas.
FONTE: CALEFFE, R. T. T.; OLIVEIRA, S. R.; FREITAS, A. C. O.; KIDO, K. K.; GARCIA, A.; PAMPHILE, J. A. Clonagem de genes: métodos e aplicações gene cloning: methods and applications. Vol.47, pp. 73-77 (Jan - Mar 2016). Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/1252/874. Acesso em: 5 fev. 2021.
Resposta esperada
*As Bibliotecas de DNA ou cDNA são grandes coleções de material genético mantidas em colônias de bactérias, nas quais um fragmento específico de DNA ou um gene podem ser procurados. *Uma biblioteca de DNA é formada por fragmentos originados a partir de um DNA genômico. Já uma biblioteca de cDNA é formada por sequências codificantes dos genes que estavam expressos na forma de mRNA em uma determinada amostra. *A formação das bibliotecas de DNA e cDNA permite que fragmentos clonados sejam mantidos e replicados por tempo indeterminado.
Minha resposta
Criação de bibliotecas de DNA, é formada por meio da transformação, ou seja, da inserção desses vetores em células hospedeiras, proporcionando a clonagem de diferentes fragmentos. A biblioteca cDNA, apresenta como principal vantagem o fato de ser uma grande coleção de clones formados por genes. Como diferença entre a biblioteca de cDNA e a DNA, é que a biblioteca DNA, é formada por fragmentos aleatórios de DNA de um organismo, tecido ou célula, sendo que o DNA fragmentado será idêntico. Já a biblioteca de cDNA é formada mRNAs, pois cada um pode expressar diferentes genes de acordo com sua função.

Continue navegando