Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de Recursos da Escola 
Data: 04/08/2022 
Aluno(a): Jose Selmo Ferreira Campos Neto
Atividade Prática Final 
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém questões totalizando 10 (dez) pontos;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar salve o arquivo no formato PDF ou DOC;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Demonstre o seu aprendizado no curso respondendo os tópicos abaixo:
1 – A NR 1 – Disposições Gerais, traz diversas determinações, objetivo, campo de aplicação, direitos e deveres sobre a matéria de segurança e saúde do trabalho. Dentre esses, escolha um exemplo e explique o porquê, na sua opinião, ele é fundamental para a aplicação da norma.
A NR 1 determina que as normas regulamentadoras, relativas à segurança e medicina do trabalho, torna-se obrigatória para todas as empresas privadas e públicas, além dos órgãos públicos da administração direta e indireta, desde que possuam empregados regidos de acordo com a CLT. Um exemplo de suma importância em relação a essa norma é o uso do empregado de seus EPI’S de forma correta para exercer suas atividades, afinal o EPI é uma ferramenta que pode salvar o mesmo de um acidente mais grave ou até fatal.
2 – De acordo com a NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina Do Trabalho, o dimensionamento desses serviços possui uma regra geral e várias exceções. 
Crie uma empresa fictícia e faça o dimensionamento, dos profissionais que atuarão no SESMT nela, conforme está previsto no subitem 4.2 da norma..
Observação 2: A atividade econômica da empresa fictícia, bem como todos os seus dados, será de sua escolha. No entanto, ela deverá ter Razão Social, Classificação Econômica de Atividades – CNAE (consultar quadros I e II da NR 4), e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.
Por exemplo uma empresa de fabricação de alumínios (ALUMAR), com aproximadamente 120 funcionários onde no quadro I ela se dá pelo código e descrição da atividade principal: 24.41-5-01 e grau de risco 4, ou seja, ao olharmos essa característica no quadro II teremos que ter: 2 técnicos de segurança do trabalho, 1 engenheiro de segurança do trabalho e 1 médico do trabalho.
3 – De acordo com NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – “As organizações e os órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, devem constituir e manter CIPA”. 
A partir dessa determinação, crie uma empresa fictícia e implemente uma CIPA (você pode utilizar a que fez para a NR 4, na questão anterior), determinando quantos representantes ela terá, qual será seu período de vigência. 
Observação 1: Para fazer o dimensionamento da CIPA consultar o quadro I da NR 5.
Observação 2: A atividade da empresa fictícia, bem como todos os seus dados, será de sua escolha. No entanto, ela deverá ter Razão Social (o nome de registro no qual está cadastrado o CNPJ), Classificação Econômica de Atividades – CNAE (consultar quadro I da NR 4), e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ (pesquise na internet o modelo).
Portanto sendo um grau de risco 4 teremos: 4 membros efetivos e 2 suplentes, ou seja, 6x2 =12. Sendo 6 por parte dos empregados e o restante pelo empregador. Terão duração de um ano com possibilidade de reeleição.
4 – A NR 6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI, Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho e determina que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias.
De acordo com as informações, acima fornecidas, crie estabelecimentos fictícios, com três setores de serviço diferentes, onde trabalhadores sejam expostos a riscos e especifique, de acordo com a norma, quais EPI deverão ser utilizados por esses trabalhadores para sua proteção. 
Observação 1: Os estabelecimentos e os setores de serviço podem ser da empresa fictícia das questões anteriores..
Observação 2: Descreva atividade do trabalhador e o risco ao qual ele está exposto para justificar sua especificação de EPI.
Em uma indústria que produz alumínio temos diversos fatores de risco que podem acarretar seus colaboradores: riscos biológicos, exposição a substâncias químicas, vibrações mecânicas, temperaturas extremas, pressões anormais etc. Para não termos problemas com tais fatores o uso de EPI’S é obrigatório, tais como: decibelímetro tanto no chão de fábrica quanto no administrativo, proteção de face contra impacto frontal de partículas, luminosidade, radiação, e respingos químicos, mascarás de solda, todos os tipos de protetores auriculares para ruídos além de uso de proteção respiratória contra inalação de poeiras, fumos, vapores orgânicos, gases etc. Ou seja, numa fábrica de alumínios, todos setores, excluindo o administrativo, necessitam de todos esses EPI’s.
Um exemplo prático numa empresa real de alumínio temos: Setor do Torno - > riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos. No setor de Rebitagem - > os mesmos riscos e no setor de acabamento também. 
Importante: Ao responder questões que tenham a frase “de acordo com a NR 1 – Disposições Gerais”, o aluno DEVERÁ fazer isso utilizando EXATAMENTE o que está disposto na norma.
Atividade Prática 
Serviços de Turismo e Viagens - GUI