Buscar

Estudo de Caso Ética e Moral

Prévia do material em texto

ÉTICA E VIDA ANIMAL
O vídeo apresentado abaixo aborda a questão da bioética e a questão da ética e a vida animal, e o uso de animais em pesquisas cientificas. A reportagem em questão foi exibida nos canais abertos na rede globo no programa “Bioética em foco – UFPR” em 01/10/2015 e se encontra disponível no Youtube conforme link em anexo.
Ainda sobre o vídeo, destaca-se a profissionalismo e o respeito da ciência junto a vida e o uso da ética e direito a preservação do meio ambiente e dos animais em questão.
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=p9AkL2SS_Xk&t=40s
O vídeo nos apresenta uma série de questionamentos e fatores que despertam a reflexão sobre o uso de animais em experiencias cientificas tendo como base a preservação da vida humana e caminhos para cura de doenças e melhor qualidade de vida, o vídeo apresenta opiniões favoráveis e contra à exposição de animais em laboratórios. 
01. Descreva sobre o vídeo apresentados no link disponibilizado acima.
02. Faça uma comparação entre a defesa dos cientistas pelo uso de animais para pesquisas em laboratórios e com aqueles que defendem a extinção do uso de animais e i desenvolvimento de um outro mecanismo de pesquisa.
03. Ao término do vídeo se posicione em relação aos debates apresentados na reportagem e proponha soluções para a mesma.
O vídeo trata de uma lei que define quais os tipos de animais devem ser utilizados que estabelece as regras que são básicas para fazer esse tipo de experimento e apresenta também alguns tipos de penalidades. De acordo com o vídeo ela é eficiente e na época estava em processo de aprovação. Ela não trata do bem estar animal e só trabalha com a questão da pesquisa. Esses animais divergem dos animais que vão para o abate. Foi falado de um conselho que tem a função de levantar alguns dados e estabelece também algumas normas daquilo que pode e o que não pode ser feito. 
Muitas pessoas participam desse conselho e também participam pessoas de organizações não governamental que acompanham e defendem os animais. É preciso ter sempre um representante da sociedade que sempre discutem esse projeto. Consultas públicas também são abertas e a sociedade pode participar dessa pesquisa animal. De acordo com o vídeo é preciso gravar para que outros animais não passem pelo mesmo processo, que quem decide é o pesquisador. Alguns cientistas optam pela abolição do uso de animais nas aulas práticas e se utiliza vídeos nas aulas. 
Deve ser sempre substituída essa prática com animais, reduzir o uso desses animais e refinar essa prática para algum determinado experimento, se utilizando outros meios para se obter uma resposta. Em alguns casos a cobaia pode ser adotada, de modo que para a adoção deve ser feita esterilização, mas geralmente são sacrificados. 
Para quem quer fazer pesquisa, deve ser feito um projeto que é avaliado por um consultor, de modo que esse projeto é importante e deve ter relevância científica. É importante saber as condições do animal, se vai ter cama, qual anestesia que vai se utilizar nele. O comitê de ética vai sempre avaliar se todos os procedimentos estão de acordo para cada experimento. Sempre é oferecido um curso de formação antes de fazer suas experiências. 
Quem não cumpre a lei sofre algumas penalidades que vão a advertências e financeiras, que pode abranger o pesquisador ou a instituição. É preciso sempre ter noção daquilo que eles estão fazendo. 
Alguns pesquisadores defendem o uso de animais em suas pesquisas e outros não. Para aqueles que não usam animais, estão sempre no caminho certo, de modo que podem sempre se valer de vídeos por exemplo, para fazer suas pesquisas e colocar à disposição da sociedade. Se cada pesquisa fosse feira sem o uso de animais, cada um era respeitado e não seria maltratado. 
Para que isso seja sanado é preciso que seja devidamente proibido o uso de animais para qualquer tipo de experimento. Cada animal é uma vida e pode contribuir também com o meio ambiente e com o ser humano. Não se pode arriscar a vida dos animais para se provar algo. Há outros meios para isso e todos eles são eficazes e apresentam também segurança para toda sociedade. 
Nesse sentido, é possível trabalhar sem o uso dos animais e fazer pesquisas de maneira correta, ética e moral. Assim sendo, cada animal escaparia de atos absurdos que ferem sua dignidade e os impedem de viver. Os animais devem estar fora de pesquisas absurdas e não devem fazer parte de qualquer projeto que os usem como cobaia.

Continue navegando