Buscar

INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL EM CÃES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL EM CÃES
Intubação endotraqueal ou orotraqueal é um procedimento de suporte avançado de vida onde o médico, com um laringoscópio, visualiza a laringe e através dela introduz um tubo na traqueia, através da boca, para mantê-lo respirando quando alguma condição impede sua respiração.
Alguns detalhes devem ser atentados para a execução da técnica de intubação em cães. Primeiro, é altamente recomendável que o animal esteja em plano anestésico adequado, com ausência de reflexo laringotraqueal. Isso, pois a intubação pode estimular o reflexo e, nesse caso, promover laringoespasmo. Há fechamento das aritenoides, dificultando a intubação. O uso de laringoscópio é recomendável para facilitar a visualização, mas devemos nos atentar para a lâmina do laringoscópio não encostar na glote, para não promover laringoespasmo. Outra conduta que pode facilitar a intubação é instilar lidocaína (via seringa ou spray), a fim de dessensibilizar a região.
REFERÊNCIAS 
01. Zuckerberg AL, Nichols DG – Airway Management in Pediatric Critical Care. In: Rogers MC, editor. Textbook of Pediatric Intensive Care. 3rd Ed, Baltimore: Williams & Wilkins, 1996;51-75.

Mais conteúdos dessa disciplina