Buscar

A TERCEIRA ONDA DO ÁGIL

Prévia do material em texto

A TERCEIRA ONDA DO ÁGIL
Muito tem se falado em #agilidade, mas onde tudo isso iniciou, e o que seria a Terceira Onda do Ágil?
Em 2001, 17 personalidades se juntaram para discutir a forma de desenvolvimento de software e a partir daí nasceu o MANIFESTO ÁGIL, onde ao meu ver, torna o trabalho mais humanizado.
Recentemente escrevendo um artigo para a faculdade, me chamou a atenção que desde 1993 Sutterland já aplicava o framework Scrum inventado por ele como uma nova forma de fazer as coisas, uma mudança radical das metodologias prescritivas.
Quando Jeff Sutherland escreveu o livro “SCRUM A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo” ele deixa claro que o principal objetivo em publicar o livro é o de compartilhar esse conhecimento para revelar e explicar o sistema de gerenciamento do Scrum para setores de negócios fora do mundo da tecnologia, outros setores de negócios.
A história do Ágil é como um movimento social composto por três ondas, vou resumir para ficar mais claro, cada onda representa uma fase de desenvolvimento na prática da Agilidade e mudou a natureza do movimento, enquanto aumentava o alcance de sua influência. Essa onda inicia quando pessoas começam a se organizar em torno de práticas inovadoras (como aconteceu em 2001) para solucionar problemas e, à medida em que sua relevância cresce, uma comunidade de prática começa a emergir.
Normalmente, um manifesto é associado a um movimento político emergente: atacando a velha guarda e sugerindo uma mudança revolucionária (espera-se que para melhor). De certa forma, é exatamente do que trata o desenvolvimento ágil. Embora as ideias básicas que norteiam o desenvolvimento ágil tenham estado conosco por muitos anos, só há menos de duas décadas que se consolidaram como um “movimento. (PRESSMAN, 2011, p81).
A Primeira Onda — Times Ágeis — a primeira onda teve como foco a formação de pequenos times ágeis, na busca de produzir software com melhor qualidade e foi potencializada pelo Manifesto Ágil, em 2001, essa primeira onda tinha foco em estabelecer time eficaz de entrega de software Ágil.
Dois eventos sinalizaram o final da primeira onda, sendo que o Primeiro evento foi o da fundação do Agile Coaching Institute (ACI), em 2010 e o Segundo evento foi a introdução da certificação Project Management Institute (PMI) Agile ACP, em 2012.
A Segunda Onda — Ágil em Escala — o principal objetivo é o de integrar e coordenar o trabalho entre times ágeis. Atrelamos essa segunda Onda a publicação do livro “The Enterprise and Scrum, esse livro sinalizou naquela época que a comunidade de prática ágil havia começado a lidar seriamente com questões relacionadas ao uso do Ágil em organizações maiores. Outras publicações foram de suma importância nos anos seguintes ao qual registra o amadurecimento da indústria dentro do movimento ágil e, acreditem, a segunda onda ainda está em construção.
A Terceira Onda: Business Agility — A Terceira Onda do Ágil é agora, e nos oferece a oportunidade de adotar e expandir a Agilidade comercial em todo o mercado, transformando em como as organizações de hoje operam e obtêm sucesso. A terceira onda chega para transformar a forma como lideramos, desenvolvemos e gerenciamos as organizações, mudando para uma mentalidade Ágil. Essa onda tem objetivo de promover a cultura de aprendizagem organizacional e adotar operações ágeis em toda a organização, um ponto que sempre falo do quão gosto desse movimento ágil é a parte COLABORATIVA.
Alguns eventos marcaram esse momento, um deles foi o de Business Agility. Jurgen Appelo’s Management 3.0, publicado em 2010 onde aborda a importância do papel do gerente.
Conforme Beddle (2001), deixou registrado sobre os valores ágeis.
• Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
• Software operacional acima de documentação completa;
• Colaboração dos clientes acima de negociação contratual;
• Respostas a mudanças acima de seguir um plano.
Ou seja, embora haja valor nos itens à direita, valorizamos os da esqueda ainda mais, e isso nos dias atuais podemos aplicar em tudo, o foco é em RESULTADOS.
A Evolução do Movimento Ágil — inicialmente o movimento ágil era focado em desenvolvimento de software e expandido para incluir todas as formas de trabalho de conhecimento, incluindo design, engenharia, marketing e gerenciamento. O conceito ágil tem como base a transparência, capacitação, colaboração e adaptação orientada a feedback, que reorganizam nosso trabalho de conhecimento em sistemas de aprendizagem centrados no homem que inspiram criatividade e inovação com objetivo de expandir o horizonte, promover resultados mais satisfatórios, minimizar custos e ser mais assertivo.
Referências:
https://www.solutionsiq.com/resource/white-paper/the-third-wave-of-agile-2/
The Lean Startup. Eric Ries, 2011.
Antifragility. Nassim Taleb, 2012.
BEEDLE, M. et ali. Manifesto for Agile Software Development, 2001, Disponível em: http://agilemanifesto.org/ Acessado em: 02/06/2020
BITTNER,K. Escaping the Predictability Trap, Agosto de 2018. Disponível em: GONÇALVES, G.. Como cada um dos papéis do Scrum contribui para o sucesso do seu projeto Guia do Código, 2016. Disponível em: https://guildadocodigo.atelie.software/como-cada-um-dos-pap%C3%A9is-do-scrumcontribui-para-o-sucesso-do-seu-projeto-b6e8b5f01e57 . Acesso em: 14/05/2020 https://www.scrum.org/resources/blog/escaping-predictability-trap . Acessado em 03/06/2020
PRESSMAN, R.S., Engenharia de Software, McGrawHill, 7.ed, 2011.
SUTHERLAND, J. Scrum : a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo ; tradução de Natalie Gerhardt. — São Paulo : LeYa, 201

Continue navegando