Buscar

Estudo de caso 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabe-se que as mulheres são referências dentro de seus núcleos familiares e tópico importante para o meio ambiente, para que esses meios funcionem de forma equilibrada é necessário que a saúde mental da mulher esteja elevada. 
No mundo há alguns projetos que zelam pela saúde mental das mulheres. Dentre eles temos o projeto em Honduras que em 2011 em conjunto com o Ministério Público, um projeto especial para mulheres sobreviventes de violência sexual, trabalhando com atendimento de emergência, oferecendo tratamento para infecções sexualmente transmissíveis, HIV e possível gravidez, além de promover apoio á saúde mental.
Uma das ações que poderia contribuir para a realidade social da cidade de Pindamonhangaba, seria o apoio a saúde mental das vítimas de violência sexual, pois muitas das vítimas preferem guardar o sentimento com medo de falar, de serem julgadas e acabam afetando a sua saúde mental, com esse projeto traria mais suporte para o enfrentamento desse trauma, ajudando-as a preservar sua saúde e seu bem-estar.
 Quando pensamos no contexto nacional, podemos citar o Projeto Auroras, desenvolvido em 2019, pelo Centro Universitário IESB, por meio da sua clínica de psicologia com a ajuda dos alunos e dos professores, que tem por finalidade oferecer atendimento psicossocial gratuito, que envolve atendimento individual e em grupo, buscando contribuir para o empoderamento feminino e o desenvolvimento pessoal, fortalecendo a saúde mental, motivando o autoconhecimento e o autocuidado. Eles abordam temáticas como relacionamentos, sobrecarga de papéis e projeto vida. 
Se esse projeto fosse implantado na cidade de Pindamonhangaba traria vários benefícios para as mulheres mais carentes em relação a renda mensal , isso porque normalmente essas mulheres são chefes de famílias, o que consequentemente acabam não cuidando de si e de sua saúde mental, então dessa forma o projeto agregaria para a melhora a saúde dessas mulheres o que geraria como benefício uma melhor administração dentro de suas casas.
 Na minha região foi criado pela prefeitura o projeto Piloto de Floresta Urbana que atende as diretrizes de arborização urbana do município verde azul, no qual esse tipo de ação contempla o item 15 “ vida terrestre” da agenda ODS. Dentro desse projeto a secretária do meio ambiente realizou o plantio de 82 árvores, e com essa nova arborização trouxe benefícios para a região.

Continue navegando