Buscar

A2 - Lingusistica aplicada - 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIFLU - Avaliação de Linguística A2
Discente: _______________________________________________ 
Questão 1- Muitos estudos empreendidos por diversos pesquisadores têm mostrado que os falantes das variedades linguísticas desprestigiadas têm sérias dificuldades em compreender as mensagens enviadas para eles pelo poder público, que se serve apenas da língua-padrão. Como isso tem afetado às pessoas que desconhecem a norma-padrão da língua? (0,5) (Mínimo de 5 linhas)
Questão 2 -Existem várias modalidades que explicam as variantes linguísticas: Identifique as variações abaixo: (0,5)
a)Palavras e expressões que caíram em desuso com o passar do tempo.
 ______________________________________________________
b)Diferenças de vocabulário, pronúncia de sons e construções sintáticas em regiões falantes do mesmo idioma._________________________________________________
c)A capacidade linguística do falante provém do meio em que vive sua classe social, faixa etária, sexo e grau de escolaridade.______________________________________
Questão 3- Qual(is) variação(ções) linguística(s) é(são) apresentada(s) na tirinha abaixo? (Justifique com a teoria e/ou com frases da própria tirinha. (0,6)_______________________
Questão 4- Discorra sobre o que é e quais são as características da teoria funcionalista. (0,5) (Mínimo de 5 linhas)
Questão 5- (0,5)
A Questão é Começar
Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol. No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma outra forma de conversar.
Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me deixe falando sozinho.” Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde. (MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13). 
O trecho destacado abaixo mostra que diferentes assuntos podem ser usados para se iniciar uma conversa cotidiana. Indique a alternativa que explicita essa função da linguagem:
 “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” 
a) Função emotiva
b) Função referencial
c) Função poética
d) Função conativa
e) Função fática
Questão 6- (0,4)
Desabafo
Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento).
No trecho acima nota-se a função emotiva da linguagem indicando que:
a) a atitude do enunciador tem como foco o próprio código.
b) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.
c) a atitude do emissor se sobrepõe àquilo que está sendo dito.
d) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.
e) a atitude do emissor tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.
Questão 7- (0,4)
Há o hipotrélico. O termo é novo, de impensada origem e ainda sem definição que lhe apanhe em todas as pétalas o significado. Sabe-se, só, que vem do bom português. Para a prática, tome-se hipotrélico querendo dizer: antipodático, sengraçante imprizido; ou talvez, vicedito: indivíduo pedante, importuno agudo, falta de respeito para com a opinião alheia. Sob mais que, tratando-se de palavra inventada, e, como adiante se verá, embirrando o hipotrélico em não tolerar neologismos, começa ele por se negar nominalmente a própria existência. (ROSA, G. Tutameia: terceiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001) (fragmento).
No fragmento acima, nota-se a predominância de uma função da linguagem. Que função é esta?
a) metalinguística, pois o trecho tem como propósito essencial usar a língua portuguesa para explicar a própria língua, por isso a utilização de vários sinônimos e definições.
b) referencial, pois o trecho tem como principal objetivo discorrer sobre um fato que não diz respeito ao escritor ou ao leitor, por isso o predomínio da terceira pessoa.
c) fática, pois o trecho apresenta clara tentativa de estabelecimento de conexão com o leitor, por isso o emprego dos termos “sabe-se lá” e “tome-se hipotrélico”.
d) poética, pois o trecho trata da criação de palavras novas, necessária para textos em prosa, por isso o emprego de “hipotrélico”.
e) expressiva, pois o trecho tem como meta mostrar a subjetividade do autor, por isso o uso do advérbio de dúvida “talvez”.
Questão 8- (0,4)
Uma das principais características de todo e qualquer ser humano é a sua habilidade lingüística. Com relação à origem e desenvolvimento da linguagem, considere as afirmativas abaixo: 
I- De acordo com Chomsky, todo ser humano é dotado de um equipamento biológico específico que o torna apto a adquirir, compreender e produzir linguagem. Essa competência inata, denominada de “gramática universal”, contém todas as estruturas lingüísticas possíveis. Assim, o desenvolvimento da linguagem consiste na emergência de algumas dessas estruturas já determinadas biologicamente.
II- II- De acordo com Piaget, a origem da linguagem consiste em mais uma das várias capacidades cognitivas que a criança apresenta conforme ela vai se desenvolvendo. Essa abordagem valoriza a determinação interna da linguagem vinculada ao desenvolvimento da criança. Assim, ocorre um processo de desenvolvimento interno atrelado a um processo de aprendizagem ou aquisição da linguagem. 
III- III- De acordo com Vygostky, a origem da linguagem se dá por meio da internalização dos processos culturais. Inicialmente a linguagem é utilizada como simples meio de comunicação, tornando-se, na fase adulta, uma função mental interna por sua conversão em fala egocêntrica. 
Está correto o que se afirma em 
a) I e II 
b) I e III 
c) II e III 
d) II 
e) III somente
Questão 9- “Durante a tenra infância, a linguagem e o pensamento são processos totalmente independentes. Mas eventualmente a linguagem é utilizada como forma de pensamento interiorizado. Dessa forma, linguagem e pensamento se tornam processos inseparáveis após um período precoce de desenvolvimento paralelo ” Essa afirmação está relacionada com a teoria da linguagem e do pensamento proposta por: (0,4)
a) Piaget 
b) Chomsky 
c) Vygostky 
d) Skinner
Questão 10- 
Não há aprendizagem sem erros. O erro é uma variável concomitante ao processo educativo, porque não é possível avançar em um longo e desconhecido caminho sem se equivocar. De acordo com a teoria da aquisição da língua de Jean Piaget, a riqueza dos conflitos cognitivos,ou seja, dos desequilíbrios, reside em provocar a busca de um novo estado de equilíbrio superior e melhor que o precedente. O conceito de equilibração de Piaget, entendido como um processo dinâmico de comportamento autorregulado, põe em equilíbrio dois comportamentos polares intrínsecos. Que comportamentos são esses? (0,4)
a) A relação entre ideia e hábitos.
b) A assimilação e a acomodação
c) A relação entre perspectivas e as intuições.
d) Os esquemas e os estágios de desenvolvimento cognitivos.
e) Nenhuma das respostas anteriores.
Questão 11- Segundo Jean Piaget não há aprendizagem sem erros e os erros fazem parte do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, há pessoas que julgam como correto somente o falar e escrever das elites urbanizadas. A divergência está no fato de que essas pessoas, com um grau de escolaridade mais elevado e um poder aquisitivo maior, não levam em consideração as variações que ocorrem dentro da língua. Porém, conforme Marcos Bagno, o senso linguístico diz que não há variação superior à outra e que o fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo. (0,4)
Sobre o fragmento acima podemos afirmar, exceto:
a) A língua deve ser preservada e utilizada como um instrumento de opressão. Quem estudou mais define os padrões linguísticos, analisando assim o que é correto e o que deve ser evitado na língua.
b) As variações linguísticas são próprias da língua e estão alicerçadas nas diversas intenções comunicacionais.
c) A variedade linguística é um importante elemento de inclusão, além de instrumento de afirmação da identidade de alguns grupos sociais.
d) O aprendizado da língua portuguesa não deve estar restrito somente ao ensino das regras.
e) Segundo Bagno, não podemos afirmar que exista um tipo de variante que possa ser considerada superior à outra, já que todas possuem funções dentro de um determinado grupo social.
Questão 12-De acordo com a teoria de Jean Piaget o erro do aluno não deve ser visto como algo negativo, uma vez que esse erro decorre, na maioria das vezes, de um desequilíbrio das estruturas cognitivas. Utilizando os conceitos de Jean Piaget estudados explique como ocorre o processo de equilibração/desequilibração. (0,5) (Mínimo de 5 linhas)
Questão 13- De acordo com Vigotsky o que é o conceito de zona de desenvolvimento proximal? (0,5) (Mínimo de 5 linhas)

Outros materiais