Buscar

TRABALHO INTERDICIPLINAR

Prévia do material em texto

A lei 7.394 de 29 de outubro de 1985, regulamento o exercício do profissional de radiologia. Desde então, ela sofreu algumas alterações e decretos bem como foi comtemplada pela nr 32.de acordo com norma regulamentadora, quais ações são necessárias quando ocorre ou há suspeita de exposições acidentais a radiações ionizantes? 
 Após ocorrência ou suspeita de exposição acidental a fonte selada, devem ser adotados procedimentos adicionais de monitoração individual, avaliação clínica e a realização de exames complementares, incluindo a dosimetria citogenética, a critério médico. 
As queimaduras comprometem a integridade funcional da pele, quebrando a homeostase hidroeletrolítica e alterando o controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificação da superfície corporal. O comprometimento da pele nas queimaduras ocorre em virtude da sua extinção e profundidade das lesões ocasionadas. Dentro desse panorama, quais são os tipos de queimaduras? Comente sobre as estruturas do sistema tegumentar que são afetadas em cada tipo de queimadura e, também quais as características clinicas de cada tipo apresenta. 
 
A queimadura de primeiro grau atinge a espessura superficial da pele e apresenta se como um eritema sola, esta afeta a epiderme, sem formar bolhas, apresenta vermelhão, dor, edema e geralmente descama em quatro a seis dias.
A queimadura de segundo grau afeta epiderme e a parte da derme formando flictenas. 
Queimadura de terceiro grau atinge todas as camadas da pele, ocorre necrose da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura.
A e ausente, devido a profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução da seção de dor.
Queimadura de primeiro grau
Vermelhidão, inchação e dor local insuportável sem formação de bolas.
· Epiderme
Característica; epitélio cremoso estratificado composta de proliferação basal e diversos queratinócitos supra basais, com seu aspecto se motivando conforme passam de uma camada celular para outra. Outras células presentes no tecido são melanócito, células de langerhns, e célula de merkell.
· Sua característica e que ela tem camada mais superficial que e formada por tecidos epitelial, além de ser vascularizada. Ela é formada por camadas que são; córneo, estrato lucido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato generativo.
Queimadura de segundo grau
Atinge a epiderme e parte da derme (segunda camada da pele).
· Apresenta bolas e a dor e acentuada.
· Epiderme camada mais superficial da pele constituída de epitélio pavimentoso estrtificadoqueratinizado (queratinocitos) possui 5 camadas.
· Derme, tecido conjuntivo, abaixo da epiderme, no qual estão imersos os enexoscutaneos, vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. A derme possui as chamadas papilas dérmicas, que são projeções da derme para a epiderme. E constituída de duas camadas; papilar e reticular.
Queimadura de terceiro grau
· Atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada.
· Ocorre a necrose da pele (morte do tecido), a dor e ausente, devido a profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução e seção da dor.
· São lesões graves e que podem ser fatais, portanto, e essencial procurar o pronto socorro, mas próximo. Nesses casos, ocorre a destruição total de todas as camadas da pele das terminações nervosas e por isso, costumam ser indolores.
As bactérias alteram a barreira epidérmica da pele além da presença de proteínas degradadas e tecidos desvitalizados que proporciona um excelente meio para o desenvolvimento e a proliferação de microrganismo permitindo a entrada de microrganismo que levam a processos infeccioso. Essa infecção, mesmo em queimaduras mas leve, e causa comum de sepse que leva a possíveis complicações e morte do indivíduo. Os patógenos mais comuns são estreptococos e estafilococos durante os primeiros dias da bactéria Gram-negativas após 5 há 7 dias; contudo, a flora e sempre mista.com relação ao mecanismo de infecção, quais são os estágios da infecção bacteriana?
As infecções são calçadas por um agente externos. O organismo reage a entrada de micro-organismo como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismo, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.
As infeções bacterianas costumam provocar febre alta, acima de 38graus, e sintomas que tende de piorar com os dias. Além disso, as doenças causadas por bactérias costumam causar mais dor em um local específico do corpo.
Materiais radioativos devem ser manipulados apenas por pessoas treinadas e autorizadas. No entanto em caso de contato com a pele das mãos e outras partes do corpo, quais são as medidas de primeiros socorros?
As pessoas que por acidente cair na pele materiais radioativos, deve se lavar o corpo com agua e sabão e vinagre isso se a contaminação não for alta. E importante levar em conta que os níveis de radiação presente na agua utilizada precisam ser controlados, uma vez que, após o processo, ela conte radiação. Em casos graves, o indivíduo deve ser monitorado de perto.

Continue navegando