Buscar

Aula_IV__Interrup__o_e_Suspens_o_do_Contrato_de_Trabalho__slide_mestre_

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
No contrato de trabalho operam-se os seguintes efeitos: a) prestação de serviço; b) contraprestação pelo serviço (remuneração); c) contagem do tempo de serviço.
Durante o período de interrupção ou suspensão do contrato, algum ou todos os efeitos estarão suspensos;
Na interrupção do Contrato de Trabalho a prestação de serviços é interrompida, mas os demais efeitos persistem; já na suspensão, interrompem-se os três efeitos acima (via de regra).
Por ser uma situação gravosa ao empregado, a suspensão só pode estar configurada consoante previsão legal ou em acordo e convenção coletiva; já a interrupção do contrato pode ser estipulada por contrato individual e até mesmo unilateralmente pelo empregador;
Algumas Hipóteses de Interrupção do Contrato do Trabalho
Licença Gestante (art. 7, XVIII);
Licença Paternidade (art. 10, § 1 da ADCT);
Faltas Justificadas (art.473 da CLT);
Férias;
Licença Remunerada;
Determinados encargos públicos (ex:mesário, jurado);
Aborto não criminoso (art. 395 da CLT)
Primeiros 30 dias de afastamento de trabalhador acidentado (ou doença profissional)
Algumas Hipóteses de Suspensão do Contrato do Trabalho
Suspensão Disciplinar (art. 474 da CLT);
Suspensão para Qualificação Profissional (art. 476-A):
O sindicato precisa prever essa possibilidade em AC ou CC;
Deve-se contar com o consentimento do empregado para tanto;
Durante tal período suspensivo, o empregado não pode prestar serviço no estabelecimento;
O empregado eleito para dirigir uma Sociedade Anônima (S.A.) tem seu contrato de trabalho suspenso (SUM. 269 TST);
Greve (art. 9 da CLT e art. 7 da lei 7783/89);
Suspensão de empregado estável para mover Inquérito Judicial para Apuração de Falta Grave ( art. 494 e art. 853 da CLT);
Algumas Hipóteses de Suspensão do Contrato do Trabalho
 Faltas Injustificadas;
 Prisão do empregado (enquanto responde a processo, o contrato estará somente suspenso e não rompido);
 Para exercer determinados encargos públicos;
 Aposentadoria por Invalidez (art. 475 CLT);
Algumas Hipóteses de Suspensão do Contrato do Trabalho
 Acidentado (a partir do 3I˚ dias)
Militar (que vão prestar serviço obrigatório ao exército, marinha ou aeronáutica por um tempo determinado; Art. 472 CLT)
*Atenção, nessas duas hipóteses, conta-se o tempo de serviço e recolhe-se o FGTS.
Algumas informações relativamente à Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho
 Nos casos de afastamento do empregado por motivo de doença ou doença do trabalho, os primeiros 30 dias de afastamento é considerado interrupção do contrato, a partir do 31˚ de afastamento configura-se a suspensão;
No caso do afastamento ter sido em razão de acidente do trabalho ou doença profissional, no período de suspensão DEVE-SE RECOLHER O FGTS (art. 15, § 5˚ da Lei 8.036/90) ;
A aposentadoria por Invalidez não significa que o contrato de trabalho foi extinto. A SUM 160 do TST assevera que mesmo após cinco anos de concessão desse benefício se o empregado se reabilitar terá o direito de voltar ao trabalho. Nesse caso, cabe ao empregador aceitá-lo de volta ou demiti-lo sem justa causa e pagar as consequentes multas rescisórias. SUM 2I7 do STF, diz que o retorno ao trabalho só é possível se requerido após 05 anos do pedido de aposentadoria de invalidez; 
Prestação de serviço militar, apesar de ser hipótese de suspensão do contrato de trabalho, O FGTS deverá ser recolhido no período de afastamento ( art. 15,§ 5˚ da Lei 8.036/90;
No caso de o empregado se afastar do trabalho para assumir encargo público, poderá ser caso de interrupção ou suspensão contratual conforme o tempo de afastamento exigido para tanto (ex. pra ser testemunha ou jurado seria interrupção/ pra assumir cargos públicos como de vereador seria caso de suspensão);
O dirigente sindical ( art. 543 da CLT) possui seu contrato suspenso para assumir sua nova função. Porém, o sindicato pode acordar com o empregador para que tal dirigente receba uma licença remunerada (caso de interrupção do contrato) e consequentemente seu tempo de serviço será contado.
Segundo a Lei de Greve ( Lei. 7.783/89) há as greves abusivas e não abusivas, diante destas últimas o instrumento jurídico que põe fim à greve (acordo ou convenção coletiva) poderá definir se o período de afastamento tratou-se de suspensão ou interrupção do contrato de trabalho.
OBSERVAÇÕES
 Durante o período de interrupção ou suspensão do contrato de trabalho o empregador não poderá dispensar o empregado. Após o término desse período, o empregado até então afastado terá direito às novas estipulações em prol de sua categoria;
Não há vedação legal para que durante esse período o empregado peça demissão, porém, em cada caso sub judice o magistrado analisará se o empregado foi indiretamente compelido para tanto, o que seria causa de rescisão indireta; 
Questões
Prova: CESPE - 2007 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Analista Judiciário
	A distinção principal entre interrupção e suspensão do contrato de trabalho é que, na suspensão, as obrigações principais das partes não são exigíveis, enquanto, na interrupção, apenas o são parcialmente, resultando que, na suspensão, não há trabalho nem remuneração e, na interrupção, não há trabalho, mas o empregado continua a receber salário. ( )
TRT 10ª 2013 - CESPE - ANALISTA JUDICIÁRIO - ADMINISTRATIVA
Julgue os itens seguintes, referentes ao contrato de emprego.
O empregado pode se ausentar do trabalho, pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver de comparecer em juízo e, nesse caso, haverá a suspensão das obrigações do contrato de trabalho. ( )
v - f
Prova: ESAF - 2006 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 2
	Acerca das hipóteses de suspensão e interrupção do contrato de trabalho, assinale a opção correta.
 a) O afastamento previdenciário por motivo de acidente do trabalho a partir do 16º dia é considerado caso de suspensão do contrato de trabalho, mas o afastamento, também a partir do 16º dia, por motivo de doença, é hipótese de interrupção.
 b) A aposentadoria por invalidez suspende o contrato de trabalho pelo prazo de cinco anos, após os quais há conversão irretratável em aposentadoria definitiva, causa então motivadora do rompimento do pacto até então suspenso.
 c) Os depósitos de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) são devidos no caso de licença por acidente do trabalho, mas apenas até o 30º dia.
 d) De um modo geral, nas interrupções - chamadas de sustações provisórias por alguns - fica atingida apenas a cláusula de prestação obreira de serviços, tanto que persiste a obrigação principal do empregador, consistente no pagamento do salário. 
 e) Na suspensão do contrato de trabalho em virtude de doença, que assim se considera a partir do 16º dia de afastamento, como há ampla sustação das recíprocas obrigações contratuais, então não há cômputo do período para fins de contagem do período aquisitivo de férias.
 
 Obs: para letra e* ler art. 133, IV da CLT Gab: b 
Em relação à suspensão e à interrupção do contrato de trabalho, de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho, é correto afirmar que:
a suspensão do empregado por mais de trinta dias consecutivos importa em rescisão do contrato de trabalho por justa causa.
o empregado que for aposentado por invalidez terá interrompido seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis previdenciárias para a efetivação do benefício.
ao empregado afastado do emprego são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa.
o afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar não constituirá motivo para a rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador, podendo este, porém, sofrer alterações caso o afastamento perdure por mais de seis meses.
o contrato
de trabalho poderá ser suspenso, por um período de três a seis meses, para participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador. Letra c
Bruno, jovem empregado da empresa “X”, visando exercer seu direito de votar nas próximas eleições, pretende se alistar eleitor. Neste caso, a Consolidação das Leis do Trabalho prevê como sendo hipótese de
suspensão do contrato de trabalho a falta injustificada por até 3 dias consecutivos, para fins de alistamento eleitoral.
interrupção do contrato de trabalho a falta injustificada por até 3 dias, consecutivos ou não, para fins de alistamento eleitoral.
interrupção do contrato de trabalho a falta injustificada por até 3 dias consecutivos, para fins de alistamento eleitoral.
suspensão do contrato de trabalho a falta injustificada por até 2 dias, consecutivos ou não, para fins de alistamento eleitoral.
interrupção do contrato de trabalho a falta injustificada por até 2 dias, consecutivos ou não, para fins de alistamento eleitoral. letra e
Mariana e Tavares, noivos, marcaram casamento para o primeiro domingo do mês de dezembro de 2012. Mariana é advogada autônoma e Tavares é empregado da empresa “C”. Considerando que a empregadora de Tavares não irá conceder suas férias no mês de dezembro, a viagem de lua de mel dos noivos terá que ser curta, já que a Consolidação das Leis do Trabalho prevê que, com o casamento, Tavares, poderá faltar, sem prejuízo de seu salário:
por até seis dias consecutivos, suspendendo-se o contrato de trabalho.
por até dois dias consecutivos, suspendendo-se o contrato de trabalho.
por até cinco dias consecutivos, interrompendo-se o contrato de trabalho.
por até três dias consecutivos, interrompendo-se o contrato de trabalho.
somente no dia posterior ao matrimônio, hipótese de suspensão de seu contrato de trabalho.
Letra d

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando