Buscar

Revisão de Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão
↪ Capacidade de diferenciar intenções e ações como aceitáveis ou não ao convívio social; conjunto de valores e regras que definem nossa maneira de agir em sociedade são os possíveis sentidos para a palavra moral.
↪ Prática de ações que prejudicam outras pessoas é a definição de maldade.
↪ Reconhecer a humanidade do outro e colocar-se no lugar do outro são as duas capacidades que devemos desenvolver em nós para conseguir ter empatia.
↪ O Sistema Judiciário é o conjunto de leis que definem as condutas esperadas dos membros de uma sociedade e de instituições responsáveis por julgar e punir o descumprimento das leis e condutas.
↪ A idéia de “justa medida” criada pelo filósofo Aristóteles significa a busca pelo equilíbrio entre falta e excesso.
↪ Justiça distributiva é quando os governantes distribuem honras e riquezas aos governados de acordo com o mérito.
↪ Justiça comutativa é critérios pré-estabelecidos para troca de bens e mercadorias.
↪ Justiça corretiva é busca de equilíbrio entre os crimes e os castigos.
↪ Compromisso que deve ser assumido pelo estado e por instituições não governamentais de buscar maneiras de reduzir e compensar as desigualdades sociais é o conceito de Justiça social.
↪ Quando todas as pessoas de uma sociedade têm os mesmos direitos e tratamento justo trás á idéia de “equilíbrio social”.
↪ Garantia das liberdades fundamentais; igualdade de oportunidades; manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos são os três princípios da equidade, segundo o pensador John Rawls.
↪ Juízes função de restabelecer o equilíbrio e a justiça entre duas partes em confronto, geralmente, em casos de crimes e transgressões à lei. 
↪ Mediador função de ajudar a “equilibrar a balança da justiça”, buscando uma solução que beneficie as duas partes envolvidas em um conflito, evitando a necessidade de processo judicial para um caso de desentendimento que não envolve crime.
↪ Quando uma pessoa sofre algum mal por conta de um fenômeno natural como uma tempestade ou é atacada por um animal selvagem, podemos dizer que isso não foi uma injustiça, pois os conceitos de justiça e injustiça não estão relacionados com a natureza e só se aplicam à vida social.

Continue navegando