Buscar

CONTEXTUALIZADA DE FARMACGNOSIA PURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA DE FARMACGNOSIA PURA
A farmacognosia é uma ciência multidisciplinar que estuda as propriedades físicas, químicas, bioquímicas e biológicas dos fármacos ou dos potenciais fármacos, assim como busca novos compostos a partir de fontes naturais, seja de origem animal ou vegetal onde são realizados estudos e meios de utilização de plantas medicinais para tratar e curar doenças, seu uso é utilizado desde a antiguidade e que vem ganhando mais reconhecimento, devido ser considerado uma alternativa mais leve, saudável, onde são abordados métodos de extração, semelhança e doseamento dos importantes compostos ativos, assim como suas referentes ações fisiológicas e realizações farmacológicas menos ofensiva a saúde, mesmo assim seu uso e acompanhamento não deve negligenciado, pois assim como outros fármacos pode causar efeitos adversos como superdosagem ou intoxicação se não utilizado de forma correta.
Entende-se por metabolismo as reações químicas que existem nas células, temos dois tipos o primário e o secundário, o primário refere-se as funções essenciais e de vital importância para todas as plantas como exemplo a fotossíntese, já o secundário são compostos naturais gerados nas plantas com finalidade de proteção e adaptação e sobrevivência da espécie contra ataques climáticos ou de animais, além de ter valor nutricionais e farmacológicos consideráveis, é um processo necessário para parâmetro de adaptação e sobrevivência, protegendo da radiação ultra violeta, a qual são divididos em três grupos compostos fenólicos que são responsáveis pela proteção, alcaloides que são compostos cíclico a qual possui pelo menos um nitrogênio e sua substancia atua no sistema nervoso, terpenos que são compostos isoprenos ou seja molécula de 5 (cinco) carbonos que são atuantes na membrana formando assim substancias e/ou hormônios de crescimento.
Dentre os compostos mais comuns obtidos através do metabolismo secundário das plantas destacamos a lignina, resveratrol, látex, morfina, cocaína, cafeína dentre outros. Esta classe de compostos de metabolismo secundário é famosa pela presença de substâncias que têm um efeito significativo no sistema nervoso, muitas das quais são amplamente utilizadas como venenos ou alucinógenos. 
Na indústria existem várias plantas que são estudadas para o desenvolvimento de medicamentos e cosméticos, além de propriedade terapêuticas e medicinais, entre elas a Aloe Vera popularmente conhecida por babosa, seu nome vem do arábico alloeh que significa “substancia amarga e brilhante” a qual vem da família Xanthorrhoeaceae, espécie selvagem que cresce em climas tropicais, possui várias propriedades como antioxidantes, cicatrizante, anti-inflamatória, antimicrobiana e hidratante, sendo muito utilizada para procedimentos estéticos, seu gel de aspecto mucoso é rico em polissacarídeos que é encontrada na região central das folhas, além de componentes como potássio, cálcio, magnésio, enzimas, vitaminas, carboidratos e outros, seus metabolitos são usados como matéria prima para diversos produtos que estão em constante estudo e pesquisa.
Existem vários testes quantitativos e qualitativos que podem ser usados para identificação do metabolito secundário de uma plantas, a análise qualitativa dos metabolitos secundários pode ser utilizado o Spot Teste (fitoquímica) a qual ocorre a reação entre o reagente e uma pequena quantidade retira da planta, analise feita por precipitação ou coloração, sendo um teste de baixo custo com um processo bem simples pelo método espectrofotométrico a qual utiliza um feixe de luz para identicar e medir quantitativamente a substancia de acordo com sua absorção, transmissão e relação a luz incidente no método, temos também o método de cromatografia ou seja separação de elementos bioquímicos e químicos, que permite isolar as moléculas, a evolução nas técnicas e instrumentais em laboratórios facilitam os estudos e pesquisas dos metabolitos das plantas.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CAMPESTRINI, L.H., Aloe barbadensis Miller: Análise do perfil metabólico e estudos dos efeitos Vasculogênicos e angiogênico do extrato do parênquima de reserva, da fraçaõ polissacarídica (FP) e da acemanana, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2007.
BORGES, Larissa Pacheco; AMORIM, Víctor Alves. Metabólitos Secundários de Plantas. Disponível em: < file:///C:/Users/WIN-10/Downloads/9705-Texto%20do%20artigo-36865-1-10-20200309%20(4).pdf >. Acesso em 16 de
agosto de 2022.
LACERDA, GE., Composição química, fitoquímica e dosagem de metais pesados das cascas e folhas secas e do gel liofilizado de aloe vera cultivadas em hortas comunitárias da cidade de Palmas, Tocantins, Universidade Federal de Tocantins, Palmas, 2016.
CURSOS CPT ÁREAS. Propriedades medicinais da Aloe vera. 
DE PÁDUA, Fábio. Farmacognosia pura. São Paulo: Cengage – 2020.
NETO, G.A. Lima; KAFFASHI, S.; LUIZ, W.T.; FERREIRA, W.R.; DIAS DA SILVA, Y.S.A.; PAZIN, G.V.; VIOLANTE, I.M.P.. Quantificação de metabólitos secundários e avaliação da atividade antimicrobiana e antioxidante de algumas plantas selecionadas do Cerrado de Mato Grosso . 
OLIVEIRA, Luiz Edson Mota de. Temas em Fisiologia Vegetal . 
SILVA, Wellington Barros da. O lugar da farmacognosia na form ação em
farmácia: questões epistemológicas e suas implicações para o ensino.
SOARES, D.X. et al. Testes qualitativos para identificação de metabólitos
secundários. 
Sociedade Brasileira de Farmacognosia. O que é Farmacognosia?

Continue navegando