Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA FILOSOFIA DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INVESTIGAÇÃO FORENSE E PERICIA CRIMINAL
DISCIPLINA FILOSOFIA DO DIREITO- CCJ0161
ALUNA: ROSEANE SOARES NASCIMENTO
ATIVIDADE ESTRUTURADAFILOSOFIA DO DIREITO – CCJ0161
Como podemos identificar a filosofia na experiência jurídica?""Os argumentos de um juiz ao prolatar uma sentença em geral são técnico-normativos, não jusfilosóficos. (...) Quando alguém transcende a análise de uma norma jurídica (...) e se pergunta sobre o que são as normas jurídicas em geral, está dando um salto de generalização em suas reflexões. A partir de que grau ess salto consegue já se situar naquilo que se possa chamar de filosofia do direito? Durante grande parte da história, com a distinção do direito em relação à política, à ética, à moral e à religião, os discursos mais amplos sobre o direito, que não era ainda eminentemente técnico, eram tidos por filosofia do direito. No entanto, com o capitalismo, a contar da modernidade, o direito adquire uma especificidade técnica. Ele passa a ser considerado a partir do conjunto das normas jurídicas estatais."" (MASCARO, MASCARO, Alysson L. Filosofia do direito. São Paulo: Atlas, 2010. p.12).
Considerando a afirmação acima, pergunta-se:
1. Que é Filosofia do direito?
É uma área da Filosofia que investiga a experiência jurídica em todas as suas nuances. Investiga o que é Direito, analisa a relação entre direito e moral, problematiza o conceito de justiça, a efetividade social das normas, as ideologias que fundamentam as teorias e institutos jurídicos, identifica as contradições e paradoxos típicos das sociedades contemporâneas, dentre outras possibilidades.
 2. Qual a utilidade da reflexão filosófica para o direito?
Ajuda a refletir as normas de modo crítico, promovendo discussões éticas, já que a atividade jurídica exige essa sensibilidade ética, caminhando para além do tecnicismo jurídico, abrindo assim debates sobre decisões jurídicas.

Continue navegando