Buscar

Políticas Públicas e Sociedade AD2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Políticas Públicas e Sociedade
Coordenador da Disciplina: Professor Arnaldo Provasi Lanzara
Nome da Atividade: Avaliação a Distância - AD2 Período - 2021/1
Nome do aluno: Nevton Ferreira Leite
Polo: Campo Grande
Matrícula: 18113110373
1. Com base no texto de Leonardo Secchi, Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos, cite e explique as fases que compõem o ciclo de políticas públicas.
De acordo com Leonardo Secchi (2014), as sete fases do ciclo de políticas públicas são:
1) Identificação do Problema: um problema público é a diferença entre o que é, e aquilo que se gostaria que fosse a realidade pública.
2) Formação da Agenda: a agenda é um conjunto de temas relevantes. Há dois tipos de agenda. Uma é a política, ligada ao olhar da respectiva comunidade sobre a intervenção pública; a outra é a agenda institucional, é aquela que elenca os problemas ou temas que o poder público já decidiu enfrentar.
3) Formulação de Alternativas: oportunidade onde são realizados os devidos planejamentos estratégicos organizacionais, que são constituídos de programas, projetos, atividades para alcançar os objetivos estabelecidos.
4) Tomada de Decisão: o momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções (objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema público são explicitadas, surgindo, desta forma, os modelos de racionalidade.
5) Implementação: nesta fase, Secchi a considera relevante porque pode-se visualizar os obstáculos e as falhas das políticas públicas, pelo uso de um arcabouço de instrumentos de análise estruturados. Há dois modelos de implementação: o modelo top-down, onde a tomada de decisão e o de implementação são atos consecutivos; e o modelo bottom-up, onde há a participação dos atores sociais e dos burocratas na construção do modelo de política pública.
6) Avaliação: momento pelo qual são validadas as propostas de política públicas, de acordo com as metas e os indicadores estabelecidos nos planejamentos estratégicos, verificando os acertos e as oportunidades de melhorias dos projetos governamentais.
7) Extinção: a política pública pode ser extinta pela resolução da demanda, pela percepção que a política pública foi ineficaz ou pela perda de importância do problema.
2. Explique os instrumentos de política pública e sua relevância para a ação pública.
É lícito inferir que as políticas públicas são tentativas de intervenção capitaneadas pelo Estado para resolver ou reduzir os problemas públicos. Cabe ressaltar que não somente o governo realiza políticas públicas, mas tanto a sociedade quanto o mercado podem participar ativamente na construção de soluções para os problemas públicos.
Os instrumentos de política pública são relevantes porque são formas de se operacionalizar uma política pública. É a caixa de ferramentas do gestor público para se fazer uma intervenção governamental.
Como exemplo dos principais instrumentos de políticas públicas, temos: as leis voltadas para políticas públicas (Lei Nacional de Resíduos Sólidos e Lei de Responsabilidade Fiscal, por exemplo); as campanhas (aleitamento materno, vacinação); as premiações para as melhores práticas públicas (Prêmio Inovare, por exemplo); o conjunto de obras públicas para diminuir os problemas de infraestrutura (Programa Estadual de Obras, Programa Minha Casa Minha Vida, Transposição do Rio São Francisco, etc); e Instituição de tributos e penalidades pecuniárias.
Referências
SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
______. O que são Políticas Públicas? | Entrevista Leonardo Secchi Parte 1. Disponível em https://youtu.be/tWnZrMRLtCQ. Acesso em 20 de maio de 2021.

Continue navegando