Buscar

PRÁTICA 02 Volume Molar parcial incompleto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
VOLUME MOLAR PARCIAL 
02/08/2022
São Cristóvão, SE
 2022
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Relatório Experimental 
VOLUME MOLAR PARCIAL: ÁGUA – ETANOL 
Experimento realizado em 02/08/2022
DOCENTE: KLEBER BERGAMASKI
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA
TURMA : QUI0257 (NOITE) T03
São Cristóvão, SE 2022
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA 
1. INTRODUÇÃO. 
 
Muitas aplicações de processos que envolvem misturas de vários componentes, sejam gasosos ou líquidos. Em virtude da composição destes sistemas se modificarem em decorrência da transferência de massa, ou da reação química, ou das interações intermoleculares entre os componentes influência da composição nas suas propriedades assim como a temperatura e a pressão (SMITH & VAN NESS, 2000) 
Há uma classe de propriedades termodinâmicas conhecidas como propriedades parciais, que trazem uma relação fundamental entre propriedade para soluções homogêneas com composição variável. Em um a solução líquida de etanol e água, por exemplo, tem-se o volume parcial molar do etanol e o volume parcial da água na solução, e seus valores, em geral, são diferentes dos volumes molares do etanol puro e da água pura, nas mesmas condições de temperatura e pressão (SMITH & VAN NESS, 2000).
Em se tratando de misturas homogêneas umas das propriedades mais importantes a se determinar são as grandezas parciais molares. As características de uma substância pura se alteram quando em presença de um soluto. Considerando que a solução de água e etanol formada seja não ideal, além das variáveis termodinâmicas tradicionais (pressão e temperatura) as interações entre as espécies presentes na solução (íons), a natureza dos componentes, entre outras forças também irão influenciar no volume final da mistura. A razão para essa diferença é que o volume ocupado por um dado número de moléculas de água depende das moléculas que as rodeiam. O volume molar parcial de um componente n uma solução varia com a composição da solução porque o ambiente de cada tipo de molécula muda com a composição da solução , o que resulta numa variação das forças intermoleculares (SCHÄFER et al., 1995).
2. MATERIAS E MÉTODOS.
2.1 Materiais utilizados. 
 
Os materiais utilizados para a realização do experimento de determinações dos volumes parciais molares dos componentes de uma mistura binária formadas por etanol/água seguem listados abaixo: 
	
. Água destilada;
. Solução de Etanol comercial	92,8° INPM;
. Picnômetro 50 mL;
. 2 bureta de 50 mL;
. 2 béquer;
. Balança analítica;
 Termômetro
2.2 Metodologia aplicada. 
 
 	Primeiramente, pesou-se o picnômetro seco e vazio e anotou -se sua 
massa. Completou-se o picnômetro com água destilada e pesou-se novamente o picnômetro cheio e novamente, anotou-se as massas. 
Preencheu-se, então, o picnômetro com o auxílio das buretas os volumes de água e etanol prescrito no roteiro. Após, pesou-se o picnômetros e anotou-se suas massas.
3. Dados
Referência bibliográfica.
SCHÄFER, W ; KLUNKER, J.; SCHELE NZ, T .; MÉIE R, T .; S YMONDS, A. P . 
Series of publications. Laborator y Experiments Chemistry (HP -C-L 
16504.02), 1ª edição, Editora Göttinger, 1995. 
 
SMITH, J. M.; VAN NESS, H. C.; ABBOTT, M. M. Introdução à 
termodinâmica da Engenharia Química. 7ª edição, Editora LTC, 2000.

Continue navegando