Buscar

DST na Adolescência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DST na Adolescência
Módulo: Bases do Desenvolvimento Humano
Grupo: 
	Adriel C. C. Campos
	Samuel Cevidanes
Comportamento sexual de risco
Duas grandes preocupações em relação à atividade sexual de adolescentes são os riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - doenças transmitidas por contato sexual - e de gravidez. 
Os principais motivos para a disseminação das DSTs na Adolescência são:
Atividade Sexual Precoce
Múltiplos parceiros
Não utilização de preservativos
Início da Atividade sexual
(Fonte: Baseado em dados de Abma et ai., 1997.)
Gráfico mostrando o início da Atividade Sexual por idade.
Atividade Sexual Precoce
Existem vários fatores que levam a atividade sexual precoce, mas uma das influências mais fortes é a percepção que os adolescentes têm das normas do grupo de amigos. 
A pressão social era o principal motivo mencionado por 73% das moças e 50% dos rapazes na pesquisa de Harris quando indagados sobre os motivos para não esperar para fazer sexo quando tivessem mais idade (Louis Harris e Associates, 1986).
Algumas moças que começam a ter relações sexuais precocemente são coagidas a isso por homens mais velhos (AGI, 1994; Children's Defense Fund, 1998).
Dezesseis por cento das mulheres cuja primeira relação ocorreu antes dos 16 anos e 22% daquelas cuja primeira experiência foi antes dos 15 anos informaram que ela não foi voluntária (Abma et al., 1997).
Fatores associados a época do primeiro intercurso
Uso de contraceptivos 
O uso de preservativos aumentou drasticamente em anos recentes, provavelmente devido às campanhas educacionais de prevenção à AIDS.
Quanto mais jovem é uma menina ao iniciar sua vida sexual, menor sua probabilidade de utilizar contracepção no primeiro intercurso (Abma et al., 1997).
Muitos adolescentes com múltiplos parceiros sexuais não utilizam proteção confiável. Quase um quinto dos alunos de ensino médio sexualmente ativos dizem ter tido quatro ou mais parceiros sexuais (AAP Committee on Adolescence, 1999). Existe uma grande influência entre a atividade sexual e o comportamento social desses adolescentes. 
Adolescentes nesse grupo de alto risco tendem a ter notas baixas, a beber com freqüência, a ter pouca supervisão ou apoio dos pais e a ter sofrido abuso por parte dos pais (Luster e Small, 1995).
 
Informação sobre sexo
Como principais meio que os adolescentes tem de obter informação sobre sexo são: 
 Através dos pais, entretanto muitos tem vergonha de conversar com pais sobre esse tema.
 Por meio de educação sexual em programas escolares ou comunitários.
E o meio mais errôneo, a mídia. Infelizmente, quase 4 de cada 10 adolescentes recebem sua educação sexual dos meios de comunicação (Princeton Survey Research Associates, 1996), os quais apresentam uma visão distorcida da atividade sexual, associando-a à diversão, à excitação, à competição, ao perigo ou à violência e, raramente, mostrando os riscos de relações sexuais desprotegidas (AAP Committee on Communications, 1995b). 
DST de maior prevalência 
Como principal doença temos:
O papiloma vírus humano (HPV), que às vezes produz verrugas nos genitais (AAP Committee on Adolescence, 1994). 
Em algum momento da vida, todos os indivíduos terão contato com o vírus, mas nem todos desenvolvem câncer. No Brasil ocorrem cerca de 20 mil casos e 4 mil mortes anualmente. Estima-se que cerca de 75% da população sexualmente ativa entre em contato com um ou mais tipos de HPV durante sua vida.
A seguir vem o herpes simples genital, doença crônica, recorrente, muitas vezes dolorosa e altamente contagiosa causada por um vírus (AGI, 1994). 
 Ambas as enfermidades foram associadas, nas mulheres, à maior incidência de câncer cervical
Fatores de risco
As condições que podem serem fatais para uma pessoa são:
Deficiência imunológica 
Ou para um recém-nascido cuja mãe tenha um surto no momento do parto
As DSTs têm maior probabilidade de se desenvolverem sem serem detectadas nas mulheres do que nos homens e em adolescentes, se comparados com adultos.
AIDS
Embora a AIDS não seja tão prevalente quanto algumas outras DSTs, ela é a sétima causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos nos Estados Unidos (Hoyert et al., 1999). A AIDS é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), o qual acomete o sistema imunológico do organismo, deixando os indivíduos afetados vulneráveis a uma série de doenças fatais. O HIV é transmitido através dos líquidos corporais (principalmente sangue e sêmen) e supostamente permanece no corpo pela vida inteira, ainda que o portador possa não apresentar sinais da doença. 
Prevenção 
 Programas que promovem a abstenção ou o adiamento da atividade sexual, responsabilidade na tomada de decisões e pronta disponibilidade de preservativos para aqueles que são sexualmente ativos podem ter algum efeito no controle da disseminação de DST (AAP Committee on Adolescence, 1994; AGI, 1994; Ku et al., 1992).
Referência 
http://www.virushpv.com.br/novo/pordentro.php
http://hpvinfo.com.br/hpv-livro-5-hpv-nas-mulheres/
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S00347167201000020
Site Academic Edge Inc.
Papalia, Diane E. – Desenvolvimento Humano – 12 ed.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais