Buscar

Ciências do Ambiente: Evolução, Energia e Ecologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 
Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
Disciplina: Ciências do Ambiente
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi
AULA 1: EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS
1- A relação homem e meio ambiente foi desenvolvida juntamente com a evolução da espécie. Explique o que desencadeou a primeira crise ambiental e qual foi à primeira manifestação relatada em defesa ao meio ambiente. 
R: Os seres humanos sempre utilizaram os recursos naturais disponíveis para sua alimentação e necessidades básicas. O desenvolvimento da agricultura, contribuíram para os primeiros desmatamentos, não somente para a obtenção de terras cultiváveis como também para a utilização de árvores como combustível.
2- Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida também como Cúpula da Terra ou Rio 92 foi reconhecida a importância da gestão ambiental a nível intergovernamental. Um dos principais documentos gerados na conferência foi a Agenda 21, explique sobre o que se trata esse documento. 
R: É um documento que estabeleceu a importância de cada país com o compromisso de refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.
3- As emissões de gases na atmosfera e seus consequentes impactos ambientais gerados começaram a ser discutidos em conferencias internacionais nos anos 80. Cite os principais encontros que abordaram as mudanças climáticas e a proteção da camada de ozônio.
R: Em 1985 ocorreu uma convenção de viana, seguida em 1987 pelo Protocolo de Montreal, eventos destinados ao debate sobre o uso de substâncias nocivas à camada de ozônio. Em 1987 foi aprovado pelo ONU um documento de grande importância para o âmbito de gestão ambiental, chamado de Nosso Futuro Comum ou Relatório de Brundtland. 
4- Divide-se a preocupação ambiental em três fases, caracterizadas pelo estágio reativo, preventivo e proativo. Explique as três fases da evolução da preocupação ambiental.
R: Reativo: Prevalece um tratamento pontual das questões ambientais desvinculado de qualquer preocupação com os processos de desenvolvimento.
Preventivo: Busca de uma nova relação entre meio ambiente e desenvolvimento.
Proativo: Fase atual, Caracteriza-se pelo aprofundamento e implementação das disposições e recomendações dos estados nacionais, governos locais, empresas e outros agentes. 
AULA 2: ENERGIA E MEIO AMBIENTE
1- Explique e exemplifique o que e quais são as fontes de energias renováveis e não renováveis. 
R: São recursos renováveis são infinitos e usados para geração de energia, enquanto as energias não renováveis utilizam recursos não renováveis, portanto tendem a acabar se houver um uso exacerbado. Fontes renováveis: Hidráulica, Solar, Eólica, Biomassa, De marés e Geotérmica. Fontes não renováveis: Petróleo, Gás natural, Carvão mineral e Combustíveis nucleares.
2- Qual é a diferença entre matriz energética e matriz elétrica? Comente sobre as matrizes energética e elétrica a nível nacional e global. 
R: A matriz energética é uma representação quantitativa de todos os recursos energéticos disponíveis para serem utilizados nos diversos processos produtivos já a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica em um país, estado ou no mundo. 
3- Quais são os principais impactos ambientais gerados pelo uso de combustíveis fósseis?
R: A queima de combustíveis fósseis pode causar graves danos ao meio ambiente e à saúde humana. Problemas respiratórios causados pela emissão de poluentes atmosféricos, como monóxido de carbono, além de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, contribuintes da chuva ácida, advém dessa fonte de energia. 
AULA 3: INTRODUÇÃO A ECOLOGIA
1- Qual a importância da ecologia? De acordo com o botânico Carl Schrote podemos dividir a Ecologia em três principais sub-áreas, quais são elas?
R: Essa área é muito importante para o desenvolvimento de vários aspectos sociais. Podemos entender os impactos ambientais e os desequilíbrios causados as populações de todos os seres vivos em decorrência da ação humana. Sinecologia, Autoecologia e Demoecologia.
2- Explique os níveis de organização aplicados a Biologia e a Ecologia. 
R: Átomos e moléculas: Estão presentes em todos os tipos de matéria, sendo formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo. A junção dos átomos por meio de ligações químicas formam as moléculas.
Organelas e células: São formadas pela união de várias moléculas, exerce funções específicas dentro de células.
Tecidos: São formados pela união de células que desempenha a mesma função. 
Órgãos e sistemas: Agrupamento de tecidos que interagem forma um órgão, e um conjunto de órgãos associados forma um sistema.
Organismo: Junção de todos os sistemas forma um determinado organismo.
População: Agrupamento de organismos da mesma espécie que habitam um determinado espaço físico.
Comunidade: Conjunto de diferentes populações que habitam, ao mesmo tempo, uma mesma área constitui uma comunidade de seres vivos.
Ecossistema: São unidades constituídas pelo meio físico e os diversos seres que nele habitam. 
3- O que é nicho ecológico e habitat de espécies? 
R: Nicho ecológico pode ser descrito como a maneira de viver dos organismos, como eles interagem, seus hábitos, como eles obtêm energia e a relação deles com todos os componentes do ecossistema. Habitat é o local onde certa espécie vive e desempenha seu nicho ecológico.
AULA 4: CICLOS DA MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS
1- O que são os ciclos da matéria ou ciclos biogeoquímicos? Como eles ocorrem? 
R: São fundamentais para manutenção da vida em nosso planeta, pois a matéria é um fator cíclico que é constantemente reaproveitada pelos seres produtores. Os nutrientes são movidos por grandes distâncias pelas massas de ar e águas, onde não existem limites naturais ou políticos. As plantas verdes transformam substâncias inorgânicas como o carbono, nitrogênio, fósforo e potássio, em compostos orgânicos, que são transferidos ao longo da cadeia alimentar.
2- Explique sobre o ciclo dos seguintes elementos: água, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
R: Ciclo da Água: Tem inicio na precipitação, onde nuvens condensadas de moléculas de água geram a chuva e abastecem os rios, lagos e oceanos.
Ciclo do Carbono: Tem início em um processo realizado pelos seres autótrofos (a fotossíntese) no qual a planta absorve dióxido de carbono e libera oxigênio.
Ciclo do Oxigênio: É liberado pelas plantas no processo de fotossíntese, renovando assim o gás em nosso meio.
Ciclo do Nitrogênio: Se divide em Fixação, transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos; Amonificação, parte da amônia presente no solo é originada pelo processo de fixação, a outra é proveniente do processo de decomposição, realizada por bactéria e fungos; Nitrificação, conversão da amônia em nitratos; Desnitrificação, convertem nitratos em nitrogênios molecular, que volta a atmosfera fechando o ciclo.
Ciclo do fósforo: Parte do fósforo é depositado e sedimentado nos oceanos em decorrência da erosão e escoamento superficial ou subterrâneo, sendo somente uma parte reciclada pelo consumo de seres aquáticos.
Ciclo do Enxofre: É utilizado pelas plantas para produção de aminoácidos, sendo as planas consumidas na cadeia alimentar por diversos seres vivos.
3- Como a ação antrópica pode interferir nos ciclos biogeoquímicos? 
R: O ciclo da água pode ser interferido pelo ser humano devido à impermeabilização do solo, não permitindo a infiltração e recarga do lençol freático. 
O ciclo do carbono, bem como o do nitrogênio e do enxofre é alterado devido à queima de combustíveis fósseis. 
O ciclo do fósforo tem alteração devido à contaminação dos corpos hídricos, por práticas agrícolas e disposição de efluentes domésticos e industriais.

Continue navegando

Outros materiais