Buscar

Forca Gravitacional COE

Prévia do material em texto

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM MECÂNICA DE MANUTENÇÃO
JACKELINE MIRANDA DOS SANTOS
MARIA EDUARDA OLIVEIRA DOS SANTOS
MARIA GABRYELA EUDOXIA SILVA DA CONCEIÇÃO
FORÇA GRAVITACIONAL
PINDAMONHANGABA
2021
JACKELINE MIRANDA DOS SANTOS
MARIA EDUARDA OLIVEIRA DOS SANTOS
MARIA GABRYELA EUDOXIA SILVA DA CONCEIÇÃO
FORÇA GRAVITACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Mecânico de Manutenção da Escola SENAI “Geraldo Alckmin" como pré-requisito para a obtenção de nota semestral na unidade curricular de Comunicação Oral e Escrita ministrada pela docente Maria Margareth.
PINDAMONHANGABA
2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DENVOLVIMENTO
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIA
INTRODUÇÃO
1. DEFINIÇÃO
A Força Gravitacional, também conhecida como interação gravitacional, é a força atrativa, não repulsiva, que está sempre ativa entre dois corpos que possuem massa. A gravidade está relacionada com a massa, ou seja, quanto maior a massa de um objeto, maior é a força gravitacional que ele exerce sobre outros objetos, mas essa interação diminui quando mais distante um corpo fica do outro. 
Os princípios da gravidade ainda não são totalmente entendidos pela ciência moderna e ninguém sabe de fato como surgiu a força gravitacional, a única coisa que se pode entender é o seu funcionamento. Geralmente a força gravitacional é muito pequena e só pode ser percebida em casos que pelo menos um dos corpos possui uma massa muito grande.
1.1 Atuação no cotidiano
	Neste exato momento, por exemplo, as pessoas estão sendo atraídas por todos os objetos ao redor, mas essas forças são tão fracas que não é possível percebê-las. No dia a dia é perceptível a atuação da força gravitacional quando uma pessoa tentar pular muito alto, mesmo que se esforce muito ela não conseguirá passar de uma determinada altura pelo simples fato que a Terra nos puxa constantemente para baixo, por conta da gravidade.
2. ESTUDOS SOBRE FORÇA GRAVITACIONAL
Tanto a gravidade em si como sua aceleração foram observadas e estudadas por diversos cientistas, entre eles Isaac Newton e Galileu Galilei, entretanto, foi Newton quem conseguiu pela primeira vez calcular a força de atração gravitacional entre corpos e criou uma lei chamada Lei da Gravitação Universal. 
Figura 1 – Isaac Newton
https://www.infoescola.com/biografias/isaac-newton/
	A lei foi proposta por Issac Newton em 1666, logo após de observar uma maçã cair da árvore. Newton concluiu que a Terra e a maça eram corpos que interagiam entre si de forma recíproca e que se não houvesse essa força todos os planetas do sistema solar não ficariam em órbita regular. Além do movimento dos planetas, a Lei da Gravitação Universal também explica a altura das marés e o ciclo de vida das estrelas, pois é a gravidade que mantém as estrelas vivas.
	A definição da Lei da Gravitação Universal de Newton é que "dois corpos se atraem com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade”, a principal fórmula utilizada na gravitação universal determina que o módulo da força gravitacional entre dois corpos é proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. A fórmula é:
Legenda:
|F|= módulo da força de atração gravitacional (N – Newton);
G= constante de gravitação universal (6,67408.10-11 N.kg²/m²);
M e m= massa dos corpos (Kg – quilogramas);
d= distância entre as massas ao quadrado (m²). 
Figura 2 – Gravitação universal
https://realizeeducacao.com.br/blog/gravitacao-universal/
	Outra fórmula também bem importante quando se fala de gravidade, é a da Força peso, ou simplesmente peso, que é a força de atração gravitacional que uma massa exerce sobre outra que é dada por:
Legenda: 
P= módulo da força peso (N – Newton)
m= massa de um corpo (Kg – quilograma)
g= módulo da gravidade local (m/s² - metro por segundo ao quadrado)
	Quando se é comparado as duas equações mostradas acima, pode-se perceber que a gravidade de um corpo pode ser calculada pela sujam destas mesmas fórmulas, como e mostrado a seguir:
A constante de gravitação universal presente na Lei da Gravitação Universal é usada para igualar a razão do produto da massa de dois corpos pelo quadrado de sua distância com o módulo da força de atração entre eles. A constante de gravitação universal foi determinada entre 1797 e 1798 pelo experimento da balança de torção, realizado pelo físico e químico britânico Henry Cavendish. O experimento tinha como objetivo inicial a determinação da densidade da Terra, mas também foi possível determinar essa constante com menos de 1% de erro em relação ao valor conhecido atualmente.
Figura 3 - Henry Cavendish
https://www.istockphoto.com/br/vetor/henry-cavendish-retrato-gm104354916-12860262
Apesar da lei de Newton ser correta em aplicações gerais, a mesma continha algumas pequenas instabilidades que com o passar do avanço da ciência se tornou mais óbvias. No início do século XX, Einstein finalmente explicou algumas dessas imprecisões com sua teoria da relatividade geral. Segundo essa teoria, o movimento dos corpos através do espaço é governado pelo efeito desses corpos no tecido do próprio espaço-tempo, no entanto mesmo com surgimento desta nova teoria ainda não foi explicado completamente a força gravitacional. Ainda assim a lei de Newton é muito mais utilizada pelos cientistas porque é mais fácil de calcular e é a mais correta em situações práticas, como quanta força um foguete precisa para deixar a atmosfera da Terra.
CONCLUSÃO
REFERÊNCIA
ASTH, Rafael. Força Gravitacional. Toda Matéria, 2021. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/forca-gravitacional/amp/>. Acesso em: 29 out 2021.
BREDA, Fabiane. Força gravitacional. Portal São Francisco, 2019. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/fisica/forca-gravitacional/amp>. Acesso em: 30 out 2021.
Desconhecido. Gravitação Universal: força gravitacional. Só Física, 2008. Disponível em: <https://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/GravitacaoUniversal/gu.php>. Acesso em: 30 out 2021.
Desconhecido. Entenda o que é força gravitacional, uma das principais que regem o universo. G1 Pernambuco, 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/google/amp/pernambuco/educacao/noticia/entenda-o-que-e-forca-gravitacional-uma-das-principais-que-regem-o-universo.ghtml>. Acesso em 29 out 2021.
HELERBROCK, Rafael. Força Gravitacional. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/matematica/a-forca-de-atracao-da-gravidade.htm>. Acesso em: 29 out 2021.
HELERBROCK, Rafael. Força Universal. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/gravitacao-universal.htm>. Acesso em: 29 out 2021.

Continue navegando