Buscar

Modelagem segundo Skinner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aprendizagem e memória
- Modelagem segundo Skinner –
- Skinner concebeu modelagem durante o desenvolvimento do condicionamento operante. 
- Modelagem, se caracteriza por ser uma técnica segunda qual os organismos (animais e humanos) são treinados a desempenharem comportamentos complexos que são estranhos a faixa normal de seu repertório de comportamento. 
- O seu princípio básico deverá respeitar algumas características que serão destacadas. Uma dessas características se refere as contingências de reforçamento, ou seja, o antecedente, resposta do organismo e as consequências que mostram a interação entre organismo e o ambiente físico e social. 
- Modelagem não é uma técnica absoluta. 
- É necessário que o experimentador conheça bem as características da espécie que deverá ser submetida a modelagem, estabelecendo uma relação clara entre técnica de modelagem e os limites biológicos na aprendizagem. 
- Aprendizagem por observação e imitação de modelos sociais segundo Bandura – 
- Bandura considerava cognição na aprendizagem. 
- Essa concepção de aprendizagem por observação e imitação de modelos sociais foi desenvolvida por Albert Bandura. 
- 1960 Bandura apresenta a teoria da aprendizagem social, posteriormente chamada teoria social cognitiva (1986) 
- Para ele, os indivíduos aprendem comportamento por meio da observação e posteriormente da imitação. Ex: crianças observam o comportamento de pessoas que fazem parte do seu convívio social e imitam esses comportamentos. 
- Esse modelo explica como diferentes pessoas aprendem novos comportamentos inseridos em diferentes ambientes sociais. 
- Cabe destacar o conceito de aprendizagem observacional e estado motivacional. 
- Aprendizagem observacional: reflete a teoria da aprendizagem social e se caracteriza pelo fato de as pessoas aprenderem a partir da observação de certo comportamento e posterior imitação. 
- 3 modelos de aprendizagem observacional:
- Modelo ao vivo: se caracteriza pela presença de uma determinada pessoa desempenhando um comportamento específico, aprendizagem decorre da observação e imitação. 
- Modelo de instrução verbal: envolve a descrição de detalhes a um determinado comportamento, significa que o sujeito observa a descrição detalhada de um comportamento e o imita. 
- Modelo simbólico: envolve o comportamento de um personagem real ou fictício por intermédio de diferentes mídias. 
- O estado motivacional
- A motivação é uma variável importante para Bandura. Ele considera que não só os fatores externos afetam o comportamento, como também fatores intrínsecos ao sujeito que se transformam em força de recompensa interna ou sentimento positivo após desempenhar um comportamento específico. 
- Há a necessidade de considerar a atenção, retenção e reprodução como componentes para a imitação de modelos sociais
- A modelagem requer que o indivíduo preste atenção no modelo, evitando distratores nesse processo inicial. 
- A retenção no processo de imitação de modelos sociais exige a absorção dos elementos principais, se não ocorrer, retorna ao anterior.
- A reprodução das características do modelo social exige uma prática do comportamento aprendido no sentido de repetir com o objetivo de aprimorar, desde que as fases anteriores estejam garantidas. 
Obs: A motivação é um processo importante para o conceito de aprendizagem desenvolvido por Bandura, será um fator fundamental para que haja a motivação para a repetição de comportamentos relacionados aos modelos sociais, o indivíduo poderá receber recompensas ou penalizações em função da adequação ou inadequação do comportamento imitado. 
- Efeitos da imitação 
- Efeito inibitório: se caracteriza quando o comportamento apresentado pelo indivíduo é repreendido ou criticado por pessoas próximas, quando ocorre o indivíduo é inibido em relação ao comportamento criticado. 
- Efeito desinibidor : se caracteriza quando o modelo social apresenta um comportamento que foi inibido anteriormente, o resultado é o retorno do comportamento inibido anteriormente. 
- Reforço vicariante: esse tipo de reforço se caracteriza pelo fato de o indivíduo imitar um comportamento de um amigo que foi bem sucedido ao se comportar de modo a obter consequências favoráveis. 
- Aprendizagem e cognição – 
- O modelo cognitivista surge na psicologia a partir do trabalho desenvolvido por Ulrich Neisser.
- Publicação do livro “psicologia cognitiva”, Neisser apresenta aos psicólogos um modelo que representará o cognitivismo na psicologia. 
- Esse modelo terá como objetivo explicar a maneira que os indivíduos percebem o mundo. 
- Tentará descrever o modo utilizado pelos indivíduos para conhecer diferentes funções cognitivas, como falar, raciocinar, tomar decisões, resolver um problema, utilizar mapas cognitivos, executar procedimentos complexos na busca de solucionar problemas e etc. 
- Modelo da caixa preta, o que está entre o estímulo e a resposta 
- S – O – R 
- Revela a presença de uma variável que intermediará o estímulo e a resposta, variável chamada de interveniente, representará diferentes componentes cognitivos e diferentes características do organismo. 
- Sugerirá o desenvolvimento de diferentes teorias da aprendizagem que levarão em conta a cognição, surgirá então um tipo de aprendizagem genérica denominada aprendizagem complexa. 
- Essas novas abordagens relativas a aprendizagem darão foco ao conceito de cognição e irão propor modelos que levem em consideração variável interveniente ou organísmica, podendo assim, destacar alguns autores que representarão esse modelo, como David Ausubel e Jerome Bruner. 
- O trabalho de Ausubel 1963, a partir da concepção e do desenvolvimento, de uma teoria da aprendizagem significativa, para ele os indivíduos apresentariam uma estrutura de conhecimento que estaria na base dos processos de aprendizagem. 
- Nessa estrutura, seriam encontrados conhecimentos específicos denominados subsunçores, que permitem que o indivíduo dê significado ao um novo conteúdo que lhe é apresentado ou descoberto por ele. 
- O trabalho desenvolvido por Bruner está relacionado a um teoria da aprendizagem denominada “uma nova teoria da aprendizagem”. Esta teoria foi desenvolvida em 1966. 
- Tem como característica o fato de o indivíduo não sofrer ação de variáveis externas que venham a se apresentar no meio ambiente. Não sofrer ação da conduta das pessoas. 
- Bruner da relevância ao papel do professor como estimulador da curiosidade do aluno, discutindo os motivos pelos quais a criança perde a sua curiosidade. 
- Por esse motivo sua teoria ficou conhecida como teoria da descoberta. 
- E a aprendizagem proveniente dessa teoria é chamada teoria da descoberta. A partir dessa abordagem, o aluno adquiri conhecimento por si próprio.

Continue navegando