Buscar

Estado nação, território e governo soberano


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir do que foi lecionado, crie uma redação de no mínimo, 20 linhas e no máximo 30 linhas, abarcando a importância de como se pode ter um Estado a partir de uma nação, um território e um governo soberano.
Quando falamos do conceito de Estado, referimo-nos aos mecanismos de controle político de um governo que rege determinado território. Organizações como um Parlamento ou um Congresso, instituições legais e um exército permanente são ferramentas utilizadas por um governo para controlar as várias esferas que compõem a sociedade.
Em síntese, o Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.
Sob a perspectiva de nação, um Estado-nação é constituído por uma massa de cidadãos que se considera parte de uma mesma nação. Assim, podemos afirmar que todas as sociedades modernas são Estados-nações, isto é, todas as sociedades modernas estão organizadas sob o comando de um governo instituído que controla e impõe suas políticas.
No que se refere à questão territorial o Estado pode ser entendido como a unidade administrativa de um território. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente. Os elementos essenciais para a formação do Estado é o território, a população e a soberania, que é garantida por meio das leis e do estabelecimento de suas fronteiras. Assim, ele representa tudo o que é público dentro de um país, incluindo uma série de instituições, tais como as escolas, os hospitais, as forças armadas, as prisões, a polícia, os órgãos de fiscalização, as empresas estatais, entre outras.
A soberania de um Estado diz respeito ao poder político e de decisão dentro do território nacional, em especial no que se refere à defesa dos interesses nacionais. Na teoria democrática, adotada no Brasil, o Estado detém a soberania pelo povo, isto é, por meio do voto, o povo escolhe seus representas para exercer funções sociais em busca do bem comum, isto é, de forma legitima. Com base nisso, o Estado soberano detém autonomia para regular a vida interna social, ou seja, os cidadãos estão sempre sujeitos ao poder do soberano, desde que o mesmo atua conforme o ordenamento jurídico, ou valores daquele estado.
Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca a sua soberania, ou seja, busca ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território.

Continue navegando