Buscar

Cultura Digital atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cultura Digital atividade 3
Exemplos da cultura de convergência
1. Star Wars
A primeira grande franquia a moldar o cinema mundial e a se tornar um fenômeno pop a partir da segunda metade dos anos 70 também é um exemplo de cultura de convergência. Isso porque seus fãs prolongaram suas experiências com a obra fora da grande tela em fóruns, comunidades virtuais, vídeos amadores, entre outros — eles puderam expressar suas interpretações e sentimentos em relação à história.
Vale destacar que os próprios produtores também colaboraram para expandir a experiência das narrativas de Star Wars por meio da transmídia, uma vez que centenas de livros, HQs e dezenas de games da série foram lançados no mercado. Isso sem falar em animações (incluindo um filme animado lançado no cinema), especiais de televisão e nos vídeos promocionais veiculados na internet.
2. Harry Potter
Harry Potter se tornou outro fenômeno pop, reforçando a cultura de convergência. Publicada inicialmente em uma série literária de sucesso nos anos 90 e 2000, a história logo foi adaptada ao cinema e rendeu uma das franquias mais bem-sucedidas de todos os tempos, com oito filmes (além de uma nova saga derivada recém-lançada).
Isso abriu espaço para vários games e também para um site oficial que complementou aspectos da história com novos fatos. Os fãs se organizaram em fóruns, blogs, sites e grupos virtuais para discutir a mitologia dessa história, além de construírem narrativas próprias valendo-se de seus personagens nas chamadas fanfics.
A interação com essa obra se amplificou ao longo dos anos, tornando Harry Potter um dos melhores exemplos desse novo comportamento cultural. Cada consumidor explora esse mundo ficcional e também desenvolve uma compreensão de si e da cultura existente ao seu redor.
3. Megapix
O Megapix é um canal de filmes por assinatura da Globosat, do Grupo Globo. Ele se destaca na cultura de convergência por oferecer conteúdo por outras mídias, como pelo serviço de vídeo on-demand Megapix Play.
Suas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) estão alinhadas à programação do canal, postando avisos dos próximos filmes a serem exibidos. Esses conteúdos também fomentam a participação dos usuários com as histórias por meio da criatividade e de cenas das obras.
O objetivo é despertar o interesse dos consumidores e levá-los para o canal. Essa estratégia faz uso de transmídia para aproveitar esse novo comportamento mais interativo e ativo dos consumidores, que não ficam mais só parados vendo os filmes.
4. Telecine
O Telecine, também integrante da Globosat, é outro exemplo de empresa que faz uso da cultura de convergência e, por meio de estratégias de marketing digital, promove suas atrações de forma a incentivar a participação do público. O seu diferencial é que ele conta com vários canais de filmes dedicados a gêneros cinematográficos distintos, agradando diferentes nichos. São eles:
· Telecine Action;
· Telecine Cult;
· Telecine Fun;
· Telecine Pipoca;
· Telecine Premium;
· Telecine Touch.
Um ponto interessante a destacar é que sua atuação nas redes sociais gerou grande interação com o público, de modo que sua página principal no Facebook, por exemplo, já passou de 10 milhões de curtidas. Na conta do Instagram, o número de seguidores já é superior a um milhão.
Seus canais de nicho também não fazem feio, agregando uma grande quantidade de fãs interessados nos gêneros abordados. O Telecine Cult mesmo, voltado a filmes consagrados, também já tem mais de um milhão de curtidas em sua página no Facebook.
Nesses ambientes online, os participantes encontram espaço para debaterem sobre as obras que serão exibidas nos canais, podendo trocar ideias (cultura participativa). Inclusive, aumentam o conhecimento que possuem com novas teorias e dados sobre as obras tratadas (inteligência coletiva). Legal, não é?
Vale destacar que um dos aspectos que fez com esses exemplos se tornassem sucesso é o respeito pelas narrativas originais e a coesão entre os diferentes meios em que as obras são abordadas. Para isso, é importante que as equipes que trabalham um mesmo produto em mídias distintas interajam bastante.
A cultura de convergência é um processo que está em pleno andamento, provocando mudanças significativas no comportamento do público. Cabe às empresas aproveitar esse movimento para gerarem oportunidades de negócios. Isso deve ser feito desde o planejamento das mídias, em que o conteúdo será veiculado, até a forma como participação do público será incentivada.
Fonte: https://blog.vxcomunicacao.com.br/4-exemplos-da-cultura-de-convergencia-e-praticas-no-marketing/

Continue navegando