Buscar

Atividade Discursiva - Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva – Direito Ambiental
Nome: Maria Eduarda Fernandes Soares
A Constituição Federal de 1988 estabelece o domínio das águas entre a União e Estados, nos termos dos artigos 20 e 26. (BRASIL. 1988). Estes dispositivos devem ser previamente consultados ao requerimento do pedido de outorga de direito de uso de recursos hídricos. O Laticínio Formosura, responsável por grande parte da produção de requeijão e queijo no Estado de Minas Gerais, tem sofrido com a escassez de água, essencial ao seu processo produtivo. A referida empresa, apesar de muito procurar, não encontrou rios ou lagoas com capacidade hídrica para suportar as suas necessidades. Assim, Laticínio Formosura não teve alternativa senão requerer outorga para captação de água subterrânea.
Diante de tal situação, qual é o ente competente para conceder esta outorga para captação de água subterrânea? Justifique.
Resposta: O poder público utiliza da outorga, isso é o ato administrativo que expressa termos e condições para uso de recursos hídricos em prazos determinados. A água disponibilizada é um insumo básico de produção, e possui, portanto, um valor econômico para quem a utiliza, quem faz o uso da agua não tem a propriedade sobre a mesma. 
O ente competente que concede a outorga para captação de agua subterrânea à empresa Laticínio Formosura do Estado de Minas Gerais é designado ao Instituto Mineiro de Gestão das Aguas (IGAM), simultaneamente, com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).
É fundamentada na Lei Delegada N° 180 de 2011, art. 207, XVII, no qual determina que a operacionalização da outorga fica a cargo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), e compete ao Instituto Mineiro de Gestão das Aguas (IGAM) amparar o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e dispor sobre os critérios e normas da outorga e de outros dispositivos de recursos hídricos.

Outros materiais