Buscar

atividade discursiva Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Ambiental
A Constituição Federal de 1988 estabelece o domínio das águas entre a União e Estados, nos termos dos artigos 20 e 26. (BRASIL. 1988). Estes dispositivos devem ser previamente consultados ao requerimento do pedido de outorga de direito de uso de recursos hídricos. O Laticínio Formosura, responsável por grande parte da produção de requeijão e queijo no Estado de Minas Gerais, tem sofrido com a escassez de água, essencial ao seu processo produtivo. A referida empresa, apesar de muito procurar, não encontrou rios ou lagoas com capacidade hídrica para suportar as suas necessidades. Assim, Laticínio Formosura não teve alternativa senão requerer outorga para captação de água subterrânea.
Diante de tal situação, qual é o ente competente para conceder esta outorga para captação de água subterrânea? Justifique.
Resposta
O art. 26 da Constituição Federal de 1988, trata que se incluem entre os bens dos Estados: I - as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União; neste sentido, diante à situação apresentada, o ente competente para conceder a outorga para captação de água subterrânea ao laticínio Formosura é o Instituto Mineiro de Gestão das águas, em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com a lei delegada 180 de 20/01/2011, da Legislação Mineira, o art. 207 também condiz com o caso em questão, a lei trata que “a autarquia Instituto Mineiro de Águas – IGAM –, a que se refere a alínea “c” do inciso XI do art. 12 da Lei Delegada nº 179, de 2011, tem por finalidade executar a política estadual de recursos hídricos e de meio ambiente formulada pela SEMAD, pelo CERH e pelo COPAM, competindo-lhe: apoiar a SEMAD no processo de outorga e fiscalização de recursos hídricos, bem como na aplicação de sanções administrativas no âmbito de sua atuação”.
Portanto, quem possui atribuições de conceder a outorga para o Laticínio Formosura é o IGAM juntamente com o SEMAD, no entanto, essa outorga é apenas o direito de uso das águas subterrâneas, e não, o direito à propriedade da água.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
MINAS GERAIS. Lei Delegada n. 180, de 20 de janeiro de 2011. Dispõe sobre a estrutura orgânica da Administração Pública do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e dá outras providências. Minas Gerais, Belo Horizonte, 21 jan.2011.

Outros materiais