Buscar

Papel dos deuses na Ilíada (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Papel dos deuses na Ilíada:
Ares: Ele é um dos doze Olimpianos (entre os mais importantes na mitologia grega), filho de Zeus e Hera. Na literatura grega, ele frequentemente representa o aspecto físico ou violento e indomado da guerra e é a personificação da brutalidade absoluta e sede de sangue. “Tal como Ares, flagelo dos mortais, entra na guerra, e com ele vai o Terror, seu filho amado, possante e destemido”, Apesar de tudo Ares não teve um papel muito importante como defensor dos “troianos”, segundo alguns ele foi convencido por Afrodite(sua amante) a ficar do lado dos troianos. Zeus diz que ele é o deus mais odioso. 
Hera: Mulher/irmã de Zeus. Deusa das mulheres, do casamento e das mulheres grávidas. Uma deusa extremamente ciumenta e vingativa. “Hera rainha com olhos de plácida toura sobre como poderia iludir a mente de Zeus detentor da égide” (...) “Sono”...”adormece sob as sobrancelhas os olhos brilhantes de Zeus, assim que eu tiver me deitado ao lado dele em amor” Tinha ressentimento de Páris, pois este em uma competição elegeu Afrodite como a deusa mais bonita de todas. Por ser Páris filho do rei troiano, isto fez com que Hera escolhesse o lado dos gregos.
Tétis: Mãe de Aquiles grande guerreiro grego, casada com o mortal Peleu, segundo ela foi obrigada por Zeus a contrair este matrimônio.” Entre as filhas do mar fui eu que ele deu a um mortal para me subjugar, a Peleu Eácida, e aguentei a cama de um homem, contrariada(...)” Sua boda foi abençoada por Hera “Aquiles é filho de uma deusa, que eu própria criei e favoreci e dei a um homem como esposa: a Peleu, que muito estimado foi pelos imortais.” Sempre ao lado do filho. Procura Hefesto deus da metalurgia para fazer os aparatos para o filho lutar contra Heitor. “Hefesto, chega aqui. Tétis precisa de qualquer coisa de ti.” por isso que estou perante os teus joelhos, na esperança de que queiras dar a meu filho de rápido destino um escudo, um elmo, belas cnêmides bem ajustadas aos tornozelos e uma couraça. Pois a armadura que outrora foi dele, perdeu-a o fiel amigo, subjugado pelos Troianos”(...) É convocada por Zeus para convencer seu filho a entregar o corpo de Heitor a seu pai para que possa ser velado. “É que Tétis vem continuamente para junto de Aquiles, de dia e de noite. Mas que um dos deuses diga a Tétis que venha à minha presença, para que lhe diga uma válida palavra, de modo a que Aquiles aceite as oferendas de Príamo e restitua o cadáver de Heitor” Íris como mensageira de Zeus “com pés de tempestade e no meio de Samos e da rochosa Imbro mergulhou no escuro mar” e foi se reunir com Tétis a fim de entregar a mensagem do poderoso Zeus. Prontamente foi atendida e a mãe de Aquiles sobe ao Olimpo. Saindo de lá reúne-se com o guerreiro e o convence a deixar o choroso pai de Heitor, Príamo a buscar o corpo de seu filho Heitor.

Outros materiais