Buscar

AV DISSERTATIVA EST WES 16 06 21 METODISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Iuri de Morais Ribeiro	Matrícula: 296828 	Polo: São José dos Campos
Primeira parte
A primeira aula do modulo “Estudos Wesleyanos” ministrada pelo professor José Carlos de Souza onde compreendemos o modo wesleyano de se fazer teologia, seus pressupostos, características essenciais, e principais fontes da teologia na perspectiva wesleyana. No primeiro momento aprendemos sobre o legado dos irmãos Wesley, do qual foram protagonistas de um dos mais significativos movimentos na história do cristianismo moderno, do qual se teve grande contribuição para a evangelização, pregação, educação, hinódia, organização eclesial, e reforma social da época. A teologia para Wesley não podia ser separada da missão da igreja, uma “teologia pratica”, onde não visa substituir, mas aprofundar o compromisso da fé e do amor. Por fim aprendemos evidenciamos a relevância e atualidade do chamado quadrilátero wesleyano, um método para a interpretação bíblica considerando seus quatro pontos experiencia, tradição, razão e criação.
Na segunda aula do modulo “Estudos Wesleyanos” ministrada pelo professor Helmut Renders onde estudamos o tema da soteriologia Wesleyana como soteriologia social. No primeiro momento discutimos sobre os tipos de soteriologias e em particular a soteriologia wesleyana que constitui por uma soteriologia social. No segundo momento prosseguimos com a maneira com que John Wesley tratava com relação a alguns assuntos como a vida, sua interação com o povo, os pobres, e em esfera pública na perspectiva de sua soteriologia social. Por fim analisamos aspectos para a soteriologia social nos tempos atuais tendo em vista as tensões criativas, o ser humano na sua integra, discernindo os níveis de interação, vigiando a realidade, e em sinalizar o reino de Deus.
Em nossa terceira aula do modulo “Estudos Wesleyanos” ministrada pelo professor José Carlos de Souza iniciamos discorremos sobre o tema da eclesiologia wesleyana. No primeiro momento situamos a reflexão e a pratica wesleyana a respeito da igreja nos debates eclesiológicos, e na atualidade. Observamos também os princípios e fundamentos da eclesiologia wesleyana particularmente relevantes para a vida e a missão da igreja na sociedade. Assim sendo nesta aula podemos reconhecer a contribuição de John Wesley para uma eclesiologia generosa e inclusiva.
No quarto encontro do modulo “Estudos Wesleyanos” ministrada pelo professor Helmut Renders discorremos sobre a nova criação como tema transversal da teologia wesleyana. O método wesleyano é uma releitura reconciliadora de diversas hermenêuticas cristãs, que pode ser expressado pelo quadrilátero wesleyano. A nova criação e recreação na pratica wesleyana pode ser definida nos seguintes aspectos: psicossociais, econômicas e espiritualidade. O ser humano é visto na teologia wesleyana como capaz de responder à ação e presença divina na criação, o ser humano renovado em Cristo não é somente nova criatura, mas nova criação, partindo de um processo maior de renovação e transformação. A criação é vista pela teologia wesleyana como habitat humano, fazem parte dessa criação toda a humanidade, todo mundo animal e plantas. Contudo podemos evidenciar a importância da ênfase na nova criação na perspectiva wesleyana e avaliar os desdobramentos dessa ênfase na prática e sua integração no discurso doutrinário.
Em nosso quinto encontro do modulo “Estudos Wesleyanos” ministrada pelo professor Helmut Renders onde visitamos a história da igreja metodista do Brasil, em seu início até sua autonomia em 1930. Entendemos neste modulo os desdobramentos desse período ao longo prazo, os fatores sociais, eclesiásticos, e políticos no decorrer da história, do desenvolvimento da igreja metodista do Brasil. Contudo compreendemos os fatores internos e externos para implantação do metodismo no Brasil.
Segunda parte 
Releia a resenha do livro de Howard A. Snyder e Joel Scandrett, disponível na pasta de textos em PDF, da semana do dia 07/06. O título do livro é: “Salvação e cura da criação: da superação da divisão entre terra e céu”. Em seguida, discorra, dissertativamente, sobre a importância do tema da Nova Criação para a teologia.

Outros materiais