Buscar

A2 - EJA

Prévia do material em texto

1. O legado de Paulo Freire trouxe esperanças para as práticas educativas na EJA. Apela para a constituição de uma atmosfera de intenso respeito às pessoas dos educandos respeitando as diferentes concepções de vida, mesmo que sejam distintas de seus educadores. Outro elemento a ser respeitado é a linguagem do aluno, seus modos de ser e falar. Na proposta metodológica freiriana existe uma constatação na qual: ninguém educa ninguém, e nem mesmo um sujeito é capaz de sozinho educar-se. Freire defendia que os seres humanos costumam educar-se juntos, em comunhão, tendo o mundo como mediador.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. p. 79.
Leia com atenção as afirmações a seguir relacionadas às contribuições de Paulo Freire à EJA e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) Para Paulo Freire a leitura de uma palavra, de uma frase, bem como de uma sentença, jamais poderá ser vista como ruptura com a leitura do mundo.
II. (   ) Paulo Freire insistia que é impossível a pronúncia do mundo, enquanto ato de criação e recriação, se não existe amor na ação educativa.
III. (   ) Freire compreendia que as pessoas que não amam o mundo, não amam suas vidas, nem aos outros, por isso, não conseguem dialogar.
IV. (   ) Freire defendia que estavam equivocadas as práticas educativas que depositam ideias de um sujeito no outro.
V. (   ) Paulo Freire confidenciou que foi alfabetizado bem longe do quintal da casa dele, em uma opressiva e excludente experiência educacional.
RESPOSTA CORRETA: VVVVF
2. A grandiosa obra de Paulo Freire versa sobre a educação e sobre o método freiriano de educar, construída com experiências vitoriosas, desde o sertão nordestino até alguns países africanos, nas quais exercer a capacidade humana do diálogo é algo bastante evidenciado. Nesse sentido, não é inspirada em Paulo Freire a ação educativa conduzida por um dono da verdade, incapaz de dialogar com os estudantes trabalhadores da EJA, autossuficiente, agindo e pensando sempre com o intuito de superioridade diante dos educandos,  negando-lhes o direito de dialogar sobre suas vidas e realidades distintas, sem nenhuma empatia com as dores das vidas, agindo com rispidez e proibindo as falas dos educandos da EJA.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Entre as opções a seguir, identifique quais delas configuram-se termos ou expressões de Paulo Freire e algum dos seus passos da condução metodológica.
I. Temas geradores.
II. Palavramundo.
III. Memorizações.    
IV. Método Clínico.
V. Palavra geratriz.    
RESPOSTA CORRETA: I E II
3. A formação docente é um assunto que desperta muitas opiniões. O escritor António Nóvoa, com livros publicados em diversos países, especialista nesse tema, defende que a formação docente deve ser pensada “como um dos componentes da mudança, em conexão estreita com outros setores e áreas de intervenção, e não como uma condição prévia de mudança”.
É possível encontrar na LDB uma consistente definição sobre as necessidades de formação de docentes que atuam na EJA, tanto nas licenciaturas quanto nas capacitações ao longo do exercício profissional. Um outro aspecto a ser levado em consideração, nos empenhos em prol da formação docente, é a valorização da própria escola ao estimular cada um dos docentes, oferecendo consistentes formações.
NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 28.
Entre as opções a seguir, identifique em quais delas configuram-se as qualidades que alcançarão a escola em decorrência dessas desejáveis capacitações docentes.
I. Educativa, social, política.
II. Ética, estética, preservação.
III. Gestorial, comunitária, cultural.    
IV. Cultural, ética, ambiental.
V. Gestorial, educativa, social.    
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
RESPOSTA CORRETA: IV E V 
4. Segundo Nóvoa, a formação docente “não se faz antes da mudança, faz-se durante, produz-se nesse esforço de inovação e de procura de melhores percursos para a transformação da escola”. Isso implica numa perspectiva ecológica voltada a mudança interativa dos docentes “e dos contextos que dá um novo sentido às práticas de formação de professores centradas nas escolas”.
NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 28.
Após a redemocratização, vários movimentos populares e de organização de educadores lançaram vivos ânimos, resultando na criação de critérios para ofertar aos sistemas educativos e às escolas brasileiras consistente base para valorizar os profissionais da educação. De que valorização exatamente estamos falando?
RESPOSTA CORRETA: FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 
5. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) presentes na educação brasileira configuram normas obrigatórias, que orientam os planejamentos curriculares nas mais diversas escolas. As diretrizes passam por um longo período de discussão até serem concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), elas precedem a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e são documentos importantes por trazerem as estruturas essenciais às práticas educativas, cabendo à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) especificar conteúdos e competências esperadas.
Qual é a recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos sobre a proporcionalidade?
RESPOSTA CORRETA: UTILIZAR OS MATERIAIS DIDÁTICOS SEMELHANTES AOS MATRICULADOS NAS OUTRAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 
6. Alfabetizar adultos é um ato de conhecimento e de criação. Paulo Freire costumava criticar as práticas educativas baseadas em atividades monótonas e repetitivas, sem aparecer o mundo dos alunos, dentro das atividades em sala de aula e sem diálogos necessários. Ele criticava aquelas práticas montadas em ensinos voltados a encher a cabeça dos alunos com determinados assuntos, pois acreditavam que suas cabeças estavam vazias.
Uma das etapas do método freiriano, indispensável à EJA, passa pela compreensão de que educar jovens e adultos, implica em ver a educação de um modo indistinto, passando por momentos de problematização, de reavaliações pessoais e sociais, repensando o futuro.
De que modo indistinto é necessário ver a EJA exatamente como estamos falando?
RESPOSTA CORRETA: A EDUCAÇÃO É UMA PRÁTICA DE LIBERDADE
7. A proposta metodológica de Paulo Freire alcançou extensa popularidade em muitas partes do mundo. Ele entendia que a alfabetização de adultos deveria seguir uma trilha metodológica, movida pela seguinte busca: do mundo à palavra e da palavra ao mundo. “Movimento em que a palavra dita flui do mundo mesmo através da leitura que dele fazemos. De alguma maneira, porém, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de ‘escrevê-lo’ ou de ‘reescrevê-lo’, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. Este movimento dinâmico é um dos aspectos centrais, para mim, do processo de alfabetização. Daí que sempre tenha insistido em que as palavras com que organizar o programa da alfabetização deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares”. 
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.  São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1989. p. 13.
No que se refere às certezas metodológicas de Paulo Freire, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) O educador precisa refletir e reconhecer os direitos dos educandos pronunciarem as suas palavras.
II. (   ) Configura como razoável erro metodológico dos educadores da EJA impedirem diálogos dos educandos.
III. (   ) A pesquisa do universo temático popular e do conjunto de temas geradores é necessária na educação.
IV. (   ) O universo vocabulara ser usado nas experiências educativas devem ser pesquisadas, estritamente, em manuais de cultura popular tradicional.
V. (   ) Os educandos devem ser respeitados nas suas criatividades e responsabilidades, bem como nas construções das linguagens escritas.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
RESPOSTA CORRETA: VFVFV
8. É interessante entender que a oferta de EJA aos jovens e adultos presentes nos estabelecimentos penais deverá incorporar importantes orientações como: “ações complementares de cultura, esporte, inclusão digital, educação profissional, fomento à leitura e a programas de implantação, recuperação e manutenção de bibliotecas destinadas ao atendimento à população privada de liberdade”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 334. 
Acerca das garantias de direitos, qual é o marco legal brasileiro que foca nos direitos referentes à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, além da convivência familiar e comunitária?
RESPOSTA CORRETA: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
9. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina estratégias, metas e diretrizes para a política educacional e trouxe esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação. Sobre os marcos legais que referenciam as práticas da EJA, cabe esclarecer que as ofertas, inclusas nas fases da educação básica, poderão estar contempladas em mais de uma das modalidades de ensino. Exemplificamos que entre as modalidades de ensino, da educação brasileira, configuraram as seguintes: “Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação, Escolar Indígena, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, a educação nos estabelecimentos penais e a educação quilombola”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 35.
Há um marco legal brasileiro que estabelece a EJA como uma das modalidades de ensino, enfatizando a garantia de Ensino Fundamental aos brasileiros impedidos de cursá-lo na idade adequada ou que o abandonaram sem concluir. De que referência legal exatamente estamos falando?
RESPOSTA CORRETA: A LEI 10.172/2001 ORIENTA QUE A EJA SEJA ENCARADA COMO UMA DAS MODALIDADES DE ENSINO. 
10. Em uma sociedade diversificada e com tantas desigualdades não equacionadas, os docentes brasileiros precisam de potente qualificação profissional. As Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (2010) determinam, no artigo 10, que cabe ao Sistema Nacional Público de Formação de Professores estabelecer as devidas políticas e ações, pensando na formação inicial e continuada de docentes de Educação Básica da EJA, bem como para docentes do ensino regular “que atuam com adolescentes, cujas idades extrapolam a relação idade-série, desenvolvidas em estreita relação com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com as Universidades Públicas e com os sistemas de ensino”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 372.
Leia com atenção as afirmações a seguir, relacionadas à formação docente, aos marcos legais e à educação de jovens e adultos, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) O 3º artigo da LDB define os princípios da educação nacional, expressando a importância da valorização docente da educação escolar.
II. (   ) Os artigos 67 e 13 da LDB focam nos exercícios profissionais docentes, sem tocar na garantia do padrão de qualidade.
III. (   ) O docente EJA precisa compor os saberes específicos de suas áreas de conhecimento, trazendo a perspectiva da complexidade.
IV. (   ) O FUNDEB anulou, no ato de sua instituição, os discernimentos para o apoio à valorização dos profissionais da educação. 
V. (   ) Miguel Arroyo afirma que docentes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ser especialistas em adolescência e juventude.
RESPOSTA CORRETA: VFVFV

Continue navegando