Buscar

AVA - Acao Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVA
AÇÃO PENAL
QUESTIONÁRIO UNIDADE I
PERGUNTA 1
Ao chegar a um “local de fato”, ainda não sabendo que se trata de um “local de crime”, de acordo com o Art. 6º do CPP, a primeira providência da autoridade policial deve ser a de:
	
	d.
	Preservar o local.
PERGUNTA 2
Assinale a alternativa correta sobre o inquérito policial.
	
	e.
	Concluído o inquérito, o Ministério Público só poderá devolvê-lo à autoridade policial em caso de novas diligências, imprescindíveis ao oferecimento da denúncia.
PERGUNTA 3
O inquérito policial é atividade investigatória realizada por órgãos oficiais, não podendo ficar a cargo do particular, ainda que a titularidade do exercício da ação penal pelo crime investigado seja atribuída ao ofendido. Considerando as características do inquérito policial, é correto afirmar que o texto anterior discorre sobre:
	
	d.
	A oficialidade do inquérito policial.
PERGUNTA 4
Em regra, é possível desarquivar o inquérito policial quando fundamentado na:
	
	b.
	Falta de justa causa para a ação penal.
PERGUNTA 5
De acordo com o Código de Processo Penal, é correto  afirmar:
	
	a.
	O Ministério Público não poderá requerer a devolução do inquérito à autoridade policial, senão para novas diligências, imprescindíveis ao oferecimento da denúncia.
PERGUNTA 6
Assinale a alternativa correta sobre o inquérito policial.
	
	d.
	Consoante entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça, a participação de membro do Ministério Público na fase investigatória criminal não acarreta o seu impedimento ou suspeição para o oferecimento da denúncia.
PERGUNTA 7
O rol do Art. 6º do Código de Processo Penal (diligências que poderão ser realizadas pela autoridade policial) não é taxativo, havendo outras diligências que poderão ser tomadas pela autoridade policial, independentemente de autorização judicial, como:
	
	a.
	Reprodução simulada dos fatos.
PERGUNTA 8
Assinale a alternativa correta sobre o inquérito policial.
	
	d.
	É um procedimento dispensável.
PERGUNTA 9
Considerando as hipóteses de requerimento do ofendido para a abertura de inquérito policial em crimes de ação pública, é correto afirmar:
	
	b.
	No caso de morte do ofendido, têm qualidade para representá-lo para o fim de requerer a abertura de inquérito policial seu cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
PERGUNTA 10
Assinale a alternativa correta no que tange ao arquivamento do Inquérito Policial, segundo o disposto no Código de Processo Penal.
	
	b.
	Depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial poderá proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notícia.
AÇÃO PENAL
ATIVIDADE TELEAULA I
PERGUNTA 1
A Lei n. 13.245/2016 alterou o art. 7º, da Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB), que garante ao advogado do investigado o direito de assistir a seus clientes durante a apuração de infrações penais. Com efeito, Anderson, advogado de José, impugnou a oitiva de duas testemunhas em fase de inquérito policial, alegando que não recebeu notificação informando dia e hora da oitiva das referidas testemunhas em sede policial. Diante da temática apresentada, assinale a seguir a alternativa correta:
	
	d.
	A referida lei não impôs um dever à autoridade policial de intimar previamente o advogado constituído para os atos de investigação.
PERGUNTA 2
Ao chegar a um “local de fato”, ainda não sabendo que se trata de um local de crime, de acordo com o art. 6º, do CPP, a primeira providência da autoridade policial deve ser a de:
	
	d.
	Preservar o local.
AÇÃO PENAL
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
PERGUNTA 1
Considerando a hipótese de Naldo e Zeca terem sido indiciados pela prática de crime de ação penal privada contra Bernardo, assinale a opção correta:
d. Caso Bernardo opte por perdoar, apenas, um dos querelados, o perdão se estenderá ao corréu.
PERGUNTA 2
Jonas foi vítima de um crime de ação penal pública condicionada, tendo representado no prazo legal. Durante o processo, resolveu reconciliar-se com o réu e o convidou para ser padrinho de seu filho. Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta:
d. A reconciliação de Jonas com o réu não interfere no andamento da ação penal pública, desde que tenha sido oferecida a denúncia.
PERGUNTA 3
Sabendo que a pretensão punitiva estatal, realizada por meio do processo penal, perpassa a fase pré-processual e a ação penal, assinale a opção correta:
a. O ofendido estará autorizado a ingressar com a ação penal privada subsidiária da pública quando, após o prazo do oferecimento da denúncia, estando o réu solto, o Ministério Público requisitar novas diligências manifestamente protelatórias à autoridade policial.
PERGUNTA 4
Sobre a Ação Penal Pública Condicionada, assinale a alternativa correta:
c. Será promovida por denúncia do Ministério Público, desde que haja a requisição do Ministro da Justiça ou de representação do ofendido.
PERGUNTA 5
São causas de rejeição da denúncia e absolvição sumária, respectivamente, previstas nos Artigos 395 e 397, do Código de Processo Penal:
b. Inépcia e prescrição.
PERGUNTA 6
Jorge Henrique, 45 anos, capaz, em 02/01/2021, foi vítima de um delito de estelionato praticado por Ana Cláudia. Jorge Henrique tomou conhecimento da autoria do delito em 05/01/2021 e, nesse mesmo dia, noticiou os fatos à autoridade policial, com a respectiva representação, tendo sido, em decorrência, instaurado um inquérito policial. Nessa hipótese, assinale a alternativa correta:
c. Após o oferecimento da denúncia, Jorge Henrique não poderá retratar-se da representação feita.
PERGUNTA 7
De acordo com o Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta:
d. Para a homologação do acordo de não persecução penal, será realizada audiência na qual o juiz deverá verificar a sua voluntariedade, por meio da oitiva do investigado na presença do seu defensor, dela não sendo obrigatoriamente intimado o Ministério Público; ademais, o juiz também deverá verificar a legalidade do acordo. 
PERGUNTA 8
A doutrina brasileira considera a persecução penal como a soma da atividade investigatória com a ação penal promovida pelo Ministério Público. No estudo da ação penal, observam-se algumas espécies, como a ação penal pública e a ação penal privada, que ainda se subdividem. Com relação às espécies de ação penal, assinale a afirmativa incorreta:
a. As contravenções penais são todas de ação penal pública condicionada à representação.
PERGUNTA 9
Jorge foi preso em flagrante pela prática do delito de roubo. Durante as investigações, descobriram-se mais vítimas dessa prática criminosa, angariando-se mais documentação que comprovariam esses demais delitos praticados por Jorge. Como se sabe, esses autos são enviados ao Ministério Público, que é quem tem, por lei, a função privativa de promover a ação penal pública. Em relação à ação penal, assinale a alternativa correta:
a. O prazo para o oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.
PERGUNTA 10
Durante uma festa muito lotada, Márcio e Jorge se esbarraram sem querer, e Márcio começa a discutir com Jorge, proferindo os termos e as frases que caracterizariam os delitos contra a honra de Jorge. Posteriormente, Jorge registra a ocorrência na Delegacia Policial e, em seguida, procura um advogado para que lhe seja esclarecido o procedimento correto a se seguir no tocante à queixa-crime. Acerca do procedimento da ação penal privada para o ingresso com a queixa-crime é correto afirmar que:
d. O prazo decadencial é de seis meses contados do dia em que vier a saber quem é o autor do crime, incluindo-se o dia do começo e excluindo-se o último dia.
AÇÃO PENAL
ATIVIDADE TELEAULA I
PERGUNTA 1
Correta	Guliver, servidor público municipal, foi vítima de crime de injúria em razão de suas funções. Em decorrência desse fato, foi instaurado inquérito policial para investigar a notícia crime, sendo identificadoo acusado. Analisando esse fato narrado e de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:
a. Guliver poderá optar por ofertar a queixa-crime assistido por um advogado ou oferecer representação ao Ministério Público, para que seja analisada a possibilidade de oferecimento de denúncia.
PERGUNTA 2
Correta	Jorge foi preso em flagrante pela prática do delito de roubo. Durante as investigações, descobriram-se mais vítimas dessa prática criminosa, angariando-se mais documentação que comprovariam esses demais delitos praticados por Jorge. Como se sabe, esses autos são enviados ao Ministério Público, que é quem tem, por lei, a função privativa de promover a ação penal pública. Em relação à ação penal, assinale a alternativa correta.
a. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.

Outros materiais