Buscar

PCC Historia da America Contemporanea

Prévia do material em texto

Disciplina: Historia da América Contemporânea
Semestre: Quarto
Tema: NARRATIVAS SOBRE A MORTE: A GRIPE ESPANHOLA E A COVID-19 NO BRASIL
https://www.scielo.br/j/psoc/a/LdMLvxpDHBYgLqt8fC5SZRp
“Este artigo aborda as narrativas sobre a morte em duas pandemias no contexto brasileiro, a gripe espanhola (1918-1920) e a Covid-19 (2020). Elas se situam em conjunturas econômicas, políticas e sociais distintas, há similitudes entre a “espanhola” e a Covid-19. Ambas vitimaram milhares de pessoas, especialmente os setores mais pobres da população, houve suspensão de cerimônias fúnebres, adoção de isolamento social e paralisação de atividades produtivas. Nas duas, ocorreram intenso debate público sobre a doença, a morte, as formas de contaminação e as medidas governamentais adotadas”
Autores: Luciana Kind e Rosineide Cordeiro
	Neste artigo as autoras fazem uma comparação de duas pandemias que são consideradas marcos de uma mudança na estrutura da saúde mundial, suas coincidências podem ser tratadas como objeto de muitas teses, mas vamos nos deter nas mais importantes para o momento. A naturalização da morte e seus rituais, foram mostradas duramente em documentos na época da gripe espanhola 1918 e as da Covid 19 relatas através de muitos artigos digitais e mídias diversas. Com a classe mais pobre sendo imensamente afetada por não poderem fazer o isolamento social correto por viverem já em péssimas condições, com as autoridades achando que não se tratava de uma real pandemia, ou seja, era uma simples gripezinha. 
	Embora a vacinação que hoje ajudou a conter o numero de vitimas fatais, fica mais uma vez a lição que as pandemias e doenças epidemiológicas devem ser encaradas com um mínimo de respeito, e que as condições de vida e de saúde dos mais necessitados devem ter uma atenção mínima aceitável. Para que não sejamos aniquilados por uma variação de um vírus ou outra praga não controlada.

Continue navegando