Buscar

AD1 - PTCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
NOME DA DISCIPLINA: PTCC
	
	Prof. Coordenador(a): Maria da Gloria Leal
	Data final para envio: 10/03
	Tutoria à Distância: Kátia Celeste Henriques
	Pólo: Duque de Caxias
	Aluno (a): Priscilla Dias da Silva
	Período: 5º
	Mat.: 13117130179
	
Avaliação a Distância 1
(AD 1)
Leia os três fragmentos de textos abaixo e, em seguida, faça o que se pede.
(ATENÇÃO !Responda com suas palavras e lembre-se de que esta é uma avaliação individual. Se forem identificadas, as respostas idênticas serão anuladas.)
TEXTO I
“Ética é, hoje, um termo “quente”, a que todos buscam se associar. O termo é vastamente empregado na imprensa, freqüenta discursos oficiais de matizes distintos, é corrente no meio empresarial e, o que não deixa de ser surpreendente, começa a invadir a linguagem do dia-a-dia. Caracterizar alguém ou algum comportamento como não-ético é uma forma imediata e irrecorrível de condenação. Mas esse acordo rápido e fácil a respeito de um tema sabidamente controverso não deve nos enganar.
Ética, entre outras coisas, significa restrição. O recurso a valores, constitutivos de qualquer agenda ética, implica aceitar proibições e limites. Caso existisse, uma sociedade inteiramente permissiva levaria à supressão da dimensão ética, que se tornaria supérflua num ambiente onde tudo fosse tolerado”. 
(FENATI, Ricardo. Ciência e ética: um pacto fadado ao fracasso ? Disponível em:https://www.ufmg.br/diversa/4/cienciaeetica.htm. Acesso em: 25 fev. 2015.)
1. Indique duas restrições ao pesquisador acadêmico. Justifique sua resposta.
 Ao pesquisador acadêmico cabe a restrição do não uso de gírias em suas publicações, já que seu leitor pode ter uma conduta mais “rebuscada”; a outra restrição seria o julgamento de certas condutas, já que se prega que temos “ética” e não se deve acrescentar o uso de opiniões pessoais. 
2. Desenvolva o tema Ciência e Ética (mínimo de seis linhas).
 Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. A ciência pode ser definida como um conjunto de conhecimentos sistematicamente organizados, com um objeto de estudo determinado. Este conhecimento, entretanto, não pode ser considerado como verdade absoluta. Podemos verificar, ao longo da história, que verdades científicas sofrem transformações, muitas vezes radicais em curto espaço de tempo.
3. Leve em conta seu aprendizado sobre discurso científico para criticar o uso do termo quente.
 O termo quente foi usado para dar uma conotação atual à Ética, já que, alguns a tem como uma coisa ultrapassada e, nem todos a utilizam, tanto na vida pessoal quanto na profissional. 
TEXTO II
“Hoje aclarei o que entendo por Método Científico.
A Ciência tem unidade de método, e não devemos confundir isto com os métodos, metodologias ou técnicas de investigação científica. Podemos falar, também, de Método Geral da Ciência e de métodos específicos; ou de uma estratégia da ciência e diversas táticas.
O método da ciência é um modo de tratar problemas intelectuais. A natureza do objeto de estudo concreto ditará possíveis métodos de análises, possíveis ferramentas. Quantas mais ferramentas conheçamos melhor poderemos tratar determinado problema, e mais tipos de problemas poderemos tratar.
O método atual da ciência é o Método Hipotético Dedutivo: insiro nele os métodos Dedutivo e Indutivo. Neste mapa conceitual se explica como se desenvolve uma pesquisa na realidade.”
(FRANCISCO, Alberto de.Método e métodos. Disponível em: http://metodologiadepesquisa2.blogspot.com.br/2007/08/mtodo-e-mtodos.html. Acesso em: 25 fev. 2015.)
4. Explique a afirmativa abaixo (mínimo de seis linhas)
“A Ciência tem unidade de método, e não devemos confundir isto com os métodos, metodologias ou técnicas de investigação científica”.
 A unidade de método não pode ser confundida com os métodos, metodologias ou técnicas de investigação cientifica, por se tratar do tratamento de problemas intelectuais, por conter uma estratégia da ciência e diversas táticas. 
TEXTO III
“A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consistem no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. É imprescindível, portanto, antes de todo e qualquer trabalho científico fazer uma pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o tema em questão, e não começar a coleta de dados e depois fazer a revisão de literatura, como algumas vezes se observa em alguns profissionais de saúde e acadêmicos no início de formação científica. Essa pesquisa bibliográfica tem os seguintes objetivos: • Fazer um histórico sobre o tema. • Atualizar-se sobre o tema escolhido. • Encontrar respostas aos problemas formulados. • Levantar contradições sobre o tema. • Evitar repetição de trabalhos já realizados.”
(AMARAL, João J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Disponível em :http://200.17.137.109:8081/xiscanoe/courses-1/mentoring/tutoring/Como%20fazer%20pesquisa%20bibliografica.pdf. Acesso em: 25 fev. 2015)
5. Diferencie pesquisa bibliográfica e revisão de literatura.
 Pesquisa bibliográfica é a pesquisa feita antes da publicação para saber se alguém já publicou algo parecido; já a revisão da literatura é a localização e obtenção de documentos que avaliam a disponibilidade de material que vem a ser o tema do trabalho de pesquisa.

Continue navegando