Buscar

Atividade 1 _Prova_ Corpo, Movimento e Arte na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ao longo de nossos estudos, discutimos a importância da história da arte e dos documentos que podem servir de orientação para o planejamento das aulas. Também entendemos a importância das artes como patrimônio do conhecimento humano.
De acordo com a UNESCO: “É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção imaterial da herança cultural dos povos, dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial” (PATRIMÔNIO…, 2017, online).
PATRIMÔNIO cultural imaterial. UNESCO, [s. l.], 2017. Online. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/. Acesso em: 28 jan. 2020.
Considerando isso, defina o que é patrimônio cultural e diferencie patrimônio material e imaterial. Cite alguns exemplos para contextualizar sua resposta.
Resposta:
Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado. No entanto, uma comunidade pode ter um patrimônio cultural que não necessariamente passou pelo reconhecimento burocrático do Estado. 
No Brasil, a discussão sobre o que é Patrimônio Histórico e Cultural vem desde a Constituição de 1937. Nesse mesmo ano, o Decreto de Lei nº 25 apresenta o seguinte conceito O artigo 1º do documento apresente o seguinte conceito:
“Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.”
O artigo 134 da Constituição de 1937 afirma que esses monumentos devem ser protegidos pela Nação e atos danosos a eles devem ser comparados a um atentado contra o patrimônio nacional. 
“Art 134 - Os monumentos históricos, artísticos e naturais, assim como as paisagens ou os locais particularmente dotados pela natureza, gozam da proteção e dos cuidados especiais da Nação, dos Estados e dos Municípios. Os atentados contra eles cometidos serão equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.”
No Brasil, o órgão responsável em promover e coordenar o processo de preservação e valorização dos bens culturais brasileiros, que envolve tanto o patrimônio material como imaterial, é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
O Patrimônio imaterial está relacionado aos saberes, às habilidades, às crenças e às danças. São elementos abstratos, como hábitos e rituais que fazem parte de uma cultura, e dizem respeito às praticas e domínios da vida social de determinado grupo. Esses bens podem ser ofícios, saberes, lendas, músicas, costumes, celebrações, forma de expressão e também lugares, como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. A cultura imaterial é passada de geração a geração. Com isso, os bens costumam ser recriados e modificados pelos grupos e comunidades de acordo com o ambiente, através da interação com a natureza e com o contexto histórico da sociedade.Temos como exemplo a capoeira, que foi declarada, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Mais exemplos de patrimônio imaterial: 
- Tambor de Crioula do Maranhão (MA);
- Frevo (PE);
- Literatura de Cordel;
- Carimbó (PA);
- Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim (BA);
- Ritual Yaokwa do povo indígena Enawenê Nawê (MT).
O Patrimônio material está relacionado aos bens culturais que podem ser palpáveis. É composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos, ou seja, é associada aos elementos concretos de uma sociedade, representando a cultura e história de sua população. Os bens de natureza material podem ser móveis ou imóveis.
São considerados bens imóveis as estruturas físicas, como cidades históricas, sítios
arqueológicos e paisagísticos e bens individuais. Já os moveis são bens que podem
ser transportados, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais,
bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos. No Brasil, as formas de proteção dos bens de cultura material são o tombamento, o registro e o inventário. Podemos destacar o Teatro Amazonas, situado na cidade de Manaus, construído no final do século XIX durante o ciclo da borracha. É considerado um museu por guardar a memória da cidade. Abrange os museus, monumentos arquitetônicos, igrejas, bibliotecas, etc. Exemplos de patrimônio material:
- Centro Histórico de Ouro Preto (Ouro Preto/MG);
- Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro/ RJ);
- Conjunto Arquitetônico de Paraty (Paraty/RJ);
- Centro Histórico de Olinda (Olinda/PE).

Continue navegando