Buscar

Patrimônio Cultural Material e Imaterial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo de nossos estudos, discutimos a importância da história da arte e dos documentos que podem servir de orientação para o planejamento das aulas. Também entendemos a importância das artes como patrimônio do conhecimento humano.
De acordo com a UNESCO: “É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção imaterial da herança cultural dos povos, dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial” (PATRIMÔNIO…, 2017, online).
PATRIMÔNIO cultural imaterial. UNESCO, [s. l.], 2017. Online. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/. Acesso em: 28 jan. 2020.
Considerando isso, defina o que é patrimônio cultural e diferencie patrimônio material e imaterial. Cite alguns exemplos para contextualizar sua resposta.
A definição de patrimônio é garantida na Constituição Brasileira, art. 215 e 216, segundo a qual é tanto um produto quanto um processo que fornece às sociedades uma riqueza de recursos herdados do passado, criados no presente e repassados ​​às gerações futuras em benefício deles tais como: formas de expressão, os modos de criar, as criações cientificas, artísticas e tecnológicas, as obras, objetos documentos, edificações e demais espaços destinados as manifestações artístico culturais, além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e cientifico.
É importante reconhecer que engloba não apenas o patrimônio material, mas também o patrimônio natural e imaterial: O Património Cultural Material: está relacionado aos bens culturais que podem ser palpáveis. Como exemplo, podemos destacar o Teatro O Amazonas, situado na cidade de Manaus, construído no final do século XIX durante o ciclo da borracha. É considerado um museu por guardar a memória da cidade. O teatro também já recebeu diversos artistas de âmbito local, nacional e internacional.
 O Património Cultural Imaterial está relacionado aos saberes, às habilidades, às crenças e às danças. Temos como exemplo a capoeira, que foi declarada, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Continue navegando