Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod; 686796) Educação Inclusiva (EDU04)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:686796) Educação Inclusiva (EDU04)
Prova 39755342
Período para responder 30/10/2021 - 29/11/2021
1 - O Transtorno da Matemática, conhecido como discalculia, não é relacionado à ausência de habilidades matemáticas básicas, como contagem, e sim, na forma com que a criança associa essas habilidades com o mundo que a cerca. A aquisição de conceitos matemáticos e outras atividades que exigem raciocínio são afetadas neste transtorno, cuja baixa capacidade para manejar números e conceitos matemáticos não é originada por uma lesão ou outra causa orgânica. Em geral, o Transtorno da Matemática é encontrado em combinação com o Transtorno da Leitura ou Transtorno da Expressão Escrita. Descreva as características da discalculia.
Resposta esperada: Os professores podem contribuir de forma significativa no desenvolvimento do aluno com discalculia. Algumas estratégias recomendadas. Use papel quadriculado para os alunos que tem dificuldade em organizar as ideias no papel, permitindo que cada número esteja em um quadrado diferente. Incentive o aluno a ler os problemas matemáticos em voz alta, mesmo que não seja problemas verbais. Pratique estimar (tentar adivinhar) como uma forma de começar a resolver problemas de matemática. Introduza novas habilidades a partir de exemplos concretos e, mais tarde, mude para aplicações mais abstratas. Explique ideias e problemas de forma clara e incentive os alunos a fazerem perguntas sobre como eles funcionam. Confira mais tempo a realização das tarefas que envolva aritmética e valorize o raciocínio matemático mais que a realização do cálculo em si. Retomar o conteúdo para confirmar se a via de raciocínio e correta, ou se apenas decorou o resultado. Ter certeza de que houve consolidação. Ensinar a estratégia de raciocínio.
2 - A história da Educação Inclusiva no mundo e no Brasil passou por diversas concepções de homem e de sociedade, valores sociais, morais, religiosos e éticos. As práticas preconceituosas refletem esta história massacrante e limitante da pessoa com necessidades especiais. Diante dessas informações, como foi a fase segregativa para estas pessoas?
Resposta Esperada: Nesta fase da história das pessoas com necessidades especiais, formaram-se as instituições segregativas, como escolas especiais, centros de reabilitação, oficinas protegidas. Estas pessoas foram segregadas, ou seja, isoladas e separadas em grupos, em instituições de atendimento especializa do, não frequentavam a escola comum e não interagiam com a sociedade. Este período de segregação se deu perante uma nova visão com relação às pessoas com necessidades especiais, que recebiam tratamento clínico.

Continue navegando